Entenda o que é a chave aleatória Pix e como ela funciona

Chave aleatória é composta por números, símbolos e letras e tem como objetivo manter a privacidade de usuários

964
Entenda o que é a chave aleatória Pix e como ela funciona
Entenda o que é a chave aleatória Pix e como ela funciona (Foto: cointimes.com.br)

Está aberto o período de cadastro para utilizar o novo método de transações bancárias. Até o momento, mais de 600 instituições já estão disponibilizando o serviço criado pelo Banco Central. Veja o que é chave aleatória Pix e como ela funciona.

O Pix é um novo sistema de transferências e pagamentos que promete dar agilidade às transações bancárias dos consumidores brasileiros. Isso porque funciona 24 horas por dia e durante todos os dias da semana.

Para ter acesso ao sistema, basta cadastrar pelo menos uma chave Pix que deve ser vinculada a uma conta corrente, banco digital ou carteira virtual. Fica a critério do usuário onde vincular a sua chave.

Leia mais: Pix Nubank vale a pena? Entenda o sistema de pagamentos gratuito

O que é chave Pix?

A chave Pix é o apelido que será dado a sua conta corrente ou carteira virtual onde o cadastro foi feito.

Ou seja, somente com ela é possível ter acesso aos benefícios e praticidades que o Pix dará aos clientes de instituições financeiras no Brasil.

Essa chave pode ser o número de CPF, um número de celular, um e-mail ou um número e símbolos aleatórios.

Ao todo, toda pessoa pode ter até cinco chaves Pix cadastradas. Pode ser no mesmo banco ou até mesmo em cinco instituições diferentes.

Entenda o que é a chave aleatória Pix e como ela funciona
Entenda o que é a chave aleatória Pix e como ela funciona (Foto: Reprodução / Twitter)

Mas, o que é chave aleatória Pix?

Um dos motivos que mais causam dúvidas é sobre a chave aleatória anunciada pelo Banco Central como uma das possibilidades para apelidar a sua conta.

Ela se trata de uma sequência alfanumérica, que nada mais é do que um conjunto de letras, símbolos e números que é criado de maneira aleatória pelo Banco Central.

Contudo, essa chave pode ser maior do que é esperado. São 32 caracteres.

A chave aleatória, mesmo que estranha, é considerada como ideal para quem não deseja informar o seu CPF ou até mesmo o número de celular pessoal a alguém estranho.

É a maneira encontrada pelo Banco Central para preservar a privacidade dos usuários e não obrigá-los a compartilhar informações pessoais, mesmo que para benefício próprio.

Leia também: SX é o Pix especial Santander: entenda como vai funcionar o sistema

Como usar essa chave?

A chave aleatória poderá ser usada para transferências comuns, igualmente a TED e DOC, mas com a agilidade de ter o dinheiro compensado em até dez segundos.

Além disso, também poderá utilizá-la para pagamentos com QR Code. Tanto para receber dinheiro, como também para pagar outras pessoas ou alguma empresa.

Leia ainda: Saiba como cadastrar Pix a partir de hoje; veja todos os detalhes

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here