Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022
A pandemia de coronavírus-19 já está mais controlada, mas agora na Europa ressurge o fantasma de uma das doenças mais letais da história
São Carlos, 26 de maio de 2022, por Gab Piumbato – Quando todos pensavam que enfim a humanidade poderia superar a pandemia de coronavírus-19, outro problema de saúde volta para as manchetes. Estamos falando da varíola dos macacos, doença que voltou à tona agora no primeiro semestre de 2022.
Portanto, siga logo a leitura abaixo para saber mais sobre essa doença, além de entender a diferença da varíola dos macacos para a varíola humana.
Leia mais: Como aliviar cansaço nas pernas no fim do dia? Aprenda com dicas fáceis

Varíola dos macacos
Em primeiro lugar, ainda não estamos numa fase de pânico extremado. Pesquisadores e estudiosos europeus têm mantido um discurso brando quanto à chance de a varíola dos macacos se espalhar pelo mundo.
Até por conta disso, vamos explicar a diferença da antiga varíola para a nova variação. Vale lembrar que a varíola foi uma das doenças que mais causou mortes no século passado. Mais de 300 milhões de pessoas perderam a vida por conta dessa doença.
Mas o avanço da medicina e o forte impulso para criar vacinas, bem como campanhas de vacinação, ajudaram a erradicar a varíola na década de 1980.
No entanto, agora, a varíola dos macacos tem assolado a Europa e despertado receio em muitas pessoas. Por outro lado, ela é muito mais fraca do que a varíola humana, portanto, possui uma taxa de mortalidade bem menor até o momento.
Hoje, sabemos que existe a versão da varíola dos macacos na África Ocidental e na África Central. Esta última é mais letal, com uma taxa de cerca de 20% de fatalidade.
Por fim, vale o alerta: esse vírus é transmitido por meio sexual, mas a proximidade com pessoas doentes e a troca de fluidos do corpo também pode ocasionar contaminação.
Aproveite e Conheça 3 Óleos Essenciais Perfeitos Para Relaxar E Dormir Bem