Envelhecimento da pele: quatro pesquisadoras brasileiras criam produto que será lançado nos EUA

As brasileiras vão lançar nos Estados Unidos um produto capaz de reverter o envelhecimento da pele

341
Envelhecimento da pele
Envelhecimento da pele: quatro pesquisadoras brasileiras criam produto que será lançado nos EUA Foto - Pixabay

Uma das mudanças inevitáveis ​​no corpo humano é o envelhecimento da pele. Mais cedo ou mais tarde aparecerão as temidas rugas. E para combater este mal, quatro pesquisadoras brasileiras criaram um produto realizado a partir de um estudo e que será lançado nos EUA.

Desde já, vamos falar sobre esse estudo aqui no SaúdeLab e também apresentar algumas dicas de prevenção e tratamento para uma pele mais bonita e saudável. Acompanhe o texto.

Leia também: Minoxidil faz milagres no crescimento dos cabelos; saiba mais

Estudo sobre o envelhecimento da pele

Envelhecimento da pele
Envelhecimento da pele: quatro pesquisadoras brasileiras criam produto que será lançado nos EUA Foto – Pixabay

Em primeiro lugar, o envelhecimento da pele preocupa muitas pessoas e também está em pauta em estudos. É que pesquisadoras brasileiras criaram peptídeo com potencial de ser utilizado em outros tecidos do corpo.

As quatro cientistas Carolina Oliveira, Alessandra Zonari, Mariana Boroni e Juliana Lott de Carvalho vão lançar nos Estados Unidos um produto capaz de reverter o envelhecimento da pele, fruto de anos de trabalho. Duas delas são pesquisadoras do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e da UnB (Universidade de Brasília).

Em entrevista ao Portal G1 uma das pesquisadoras contou que o objetivo da pesquisa era primeiramente analisar os produtos cosméticos, porque de acordo com ela, a indústria cosmética não incorporou as inovações dos últimos anos.

Ela ainda comentou que a pele é o maior órgão do corpo e que não tem o espaço que merece nas pesquisas, sendo a pele também um componente vital para a saúde e a longevidade.

O que é o envelhecimento da pele?

Aos 25 anos é a idade média para começar a apresentar sinais de envelhecimento, isso porque a renovação celular é mais lenta.

A situação é agravada por uma redução anual e gradual na quantidade de colágeno, uma proteína que o corpo humano fabrica naturalmente. O colágeno é um dos principais componentes responsáveis ​​pela construção da pele.

Nesse sentido, as camadas superiores da pele podem começar a sofrer as alterações que levam ao envelhecimento da pele. Em geral, os efeitos sofridos são:

  • Perda de luminosidade;
  • Pele flácida e não firme;
  • Rugas e sinais de expressão mais marcados;
  • Textura áspera e seca;
  • Vermelhidão e manchas;

Confira também: Óleo de rosa mosqueta para estrias: funciona? Saiba mais

Como evitar o envelhecimento da pele

Envelhecimento da pele
Envelhecimento da pele: quatro pesquisadoras brasileiras criam produto que será lançado nos EUA Foto – Pixabay

Algumas das pequenas mudanças que podemos nos propor a realizar acontecem, por exemplo, abandonando o tabaco no caso de fumantes.

Logo, esse aspecto tem consequências negativas importantes para a pele, como a destruição do colágeno e um estreitamento considerável dos vasos sanguíneos. O que provoca um maior aparecimento de rugas e a perda de elasticidade e firmeza da pele, devido à diminuição do colágeno.

Outro aspecto que devemos cuidar, não só para melhorar a aparência da nossa pele, mas também para melhorar o estado do nosso corpo, é a dieta que seguimos.

Tanto é que melhorar os hábitos alimentares, comer mais frutas, beber pelo menos dois litros de água e manter uma alimentação balanceada podem retardar significativamente os efeitos do envelhecimento.

Por fim, algo que não costumamos notar é antes de se maquiar, passar protetor solar, não só no verão e quando vamos à praia, mas também nas demais estações do ano e na cidade.

Já as longas e intensas exposições ao sol a que sujeitamos nossa pele, enfraquecem-na e permitem o aparecimento de rugas e

Dicas para cuidado da pele

Envelhecimento da pele
Envelhecimento da pele: quatro pesquisadoras brasileiras criam produto que será lançado nos EUA Foto Pixabay

Por isso, confira algumas dicas que contribuem para uma pele mais bonita e saudável.

Hidratação e limpeza diária

A prioridade é se proteger do sol, com um creme protetor de fator 50. É aconselhável usá-lo também no inverno, pois, mesmo em dias nublados, os efeitos dos raios ultravioleta costumam ser prejudiciais.

A hidratação é fundamental para limpar os poros da pele e mantê-la macia e suave. Basta manter a higiene diária e aplicar cremes hidratantes, à base de aloe vera e ricos em vitaminas, para evitar o ressecamento e ajudar a regenerar a epiderme.

Remover manchas

Atualmente, as manchas faciais podem ser facilmente removidas com o auxílio de um médico estético, que determina o tratamento a seguir de acordo com cada caso. Desta forma, pode-se aplicar um peeling químico facial, à base de diferentes componentes, que ajudam a eliminar as células mortas da pele.

Por outro lado, existe a luz pulsada (LIP), que consegue desfazer imediatamente as camadas superficiais da epiderme, desgastadas com o passar do tempo, ajudando o paciente a apresentar um aspecto rejuvenescido, livre de manchas.

O fim das rugas

Com o atendimento de um especialista em uma clínica de estética as rugas podem ser eliminadas com um método eficaz e seguro, como a aplicação de toxina botulínica, conhecida como botox.

Por meio de microinjeções, e após estudo detalhado de cada paciente, são realizadas uma ou mais sessões, com o controle usual, para se conseguir a eliminação das rugas, reativando a produção de colágeno na pele e restaurando o seu brilho. Serve também como uma prevenção do envelhecimento da pele.

Recupere a elasticidade da pele

A elasticidade da pele pode ser restaurada por meio da mesoterapia facial. Esse tratamento consiste na aplicação de substâncias, que são injetadas nas áreas superficiais da pele.

Dessa forma, elas conseguem aumentar a produção de colágeno e elastina que, apesar de fazerem parte do corpo, se perdem aos 30 anos.

Na mesoterapia são utilizados produtos como o ácido hialurônico, diferentes vitaminas, antioxidantes, aminoácidos, silício orgânico e oligoelementos, entre outros.

Portanto, cuidar da alimentação, beber água, usar filtro solar são dicas fundamentais para termos aquela pele bonita.

Leia agora: Melasma: Quais são as causas? Quais os tratamentos? Veja

Gostou da matéria? Compartilha, comente e siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

 

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here