Estados brasileiros ficam sem vacina por ordem do Ministério da Saúde, entenda

Instabilidade nas doses podem durar um bom tempo

O repasse das vacinas BCG caiu pela metade. Mas, segundo informações dadas pelo próprio Ministério da Saúde, a instabilidade nas doses pode durar até o fim do ano. É mais um grave problema de saúde durante o governo atual.

Portanto, siga logo a leitura abaixo para entender por qual razão o número de doses caiu de aproximadamente um milhão para apenas 500 mil. 

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

frascos de vacina
Abertura dos frascos deve ser calculada para evitar desperdício das poucas doses existentes por conta da diminuição do Ministério da Saúde – Fonte da imagem: Canva Pro

Ministério da saúde expõe justificativa

Em primeiro lugar, a justificativa dada pelo Ministério da Saúde, através de suas secretarias, para os estados brasileiros, foi publicada num ofício. Nele, o órgão argumenta que há dificuldade para a obtenção das vacinas. 

Isso porque é preciso criar todo um processo de aquisição. Assim, depois de efetuada a compra, ainda é preciso liberar os produtos na alfândega. Mas não acaba aí. Depois, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) precisa liberar e autorizar a entrada das vacinas no território brasileiro.

Por fim, os produtos vão para análise. Então, o INCQS (Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde) realiza o controle de qualidade liberando a distribuição. 

Vacinas BCG em falta preocupa 

Além de tudo, as vacinas BCG fornecidas pelo Ministério da Saúde são dadas para proteger a população da tuberculose. Vale lembrar que a recomendação médica é para aplicar a dose nos recém-nascidos, período que pode se estender por até 4 anos.

No entanto, outro problema relativo à diminuição da carga de vacinas pelo Ministério de Saúde tem a ver com a abertura dos frascos. É preciso usar a dose no período de seis horas, portanto existe já um planejamento das secretarias de saúde para abri-los apenas quando necessário. De modo que é esperado reunir uma quantidade de pessoas para dar a vacina. 

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação