Aprenda a Usar Esteira Para Correr e Para Emagrecer

esteira para correr

Aprenda a usar a esteira para correr e para emagrecer

Até a melhor esteira para correr pode fazer muito barulho. São muitas as marcas, nacionais e importadas. E comprar logo a primeira em promoção pode ser um grande erro! Se você não optar por um modelo apropriado, pode até ter problemas com os vizinhos.

Então por isso mesmo você precisa saber qual a melhor esteira ergométrica para uso doméstico. Um aparelho desses pode proporcionar a você uma vida muito mais saudável. Estudos apontam que quem tem uma esteira em casa diminui crucialmente os riscos de infarto, por exemplo.

Você quer saber como correr na esteira para emagrecer? Ótimo! Daremos dicas para correr na esteira e para aproveitar ao máximo o aparelho. Maximize seus resultados, perdendo quantidades consideráveis de calorias com os truques que damos logo abaixo!

1. Faça um aquecimento

aquecimento para correr na esteira

Não é só calçar seus melhores tênis para corrida e subir. É preciso preparar os músculos para o impacto que eles sofrerão durante a corrida. Por isso caminhe por pelo menos cinco minutos antes de começar a correr.

2. Use a inclinação da esteira a seu favor

A inclinação tem um propósito bastante simples, que é ajudar a simular a resistência do ar que existe em ambientes externos, mas não nos internos e fechados. Uma esteira boa para correr precisa ter essa funcionalidade.

Por isso algo entre 2% e 3% de inclinação está ótimo. Mais do que 6% ou 7% será prejudicial ao seus músculos dos pés e dos calcanhares. E não se frustre se no início você não conseguir correr nem mesmo em 1%. É normal!

3. Jamais segure o corrimão da esteira

O corrimão é apenas para que você se segure caso caia. Do contrário, é decorativo. É preciso correr em posição ereta, como correria se estivesse na rua. Não é preciso inclinar o tronco para a frente, já que a própria lhe impulsiona para a frente.

4. Foque no ritmo da corrida

Preste atenção ao seu ritmo de corrida. Tente contar os passos que dá enquanto corre. A passada deve ser curta e rápida, o que minimiza impactos em seus calcanhares.

Você pode monitorar isso com a melhor smartband. Assim, pode controlar melhor se deve ou não correr mais rápido. Saber o seu pace ajuda a evoluir com mais facilidade.

5. Ouça música

ouvir música na esteira

A música aqui faz com que correr sem parar e sem sair do lugar não seja chato. Isso evita que perca o interesse ao ficar de olho no relógio ou na distância percorrida.

Caso você não seja criativo para criar sua própria playlist, há diversas já prontas em aplicativos de streaming de música. Tenha em mente que não há um tipo de música para correr na esteira ideal, visto que cada pessoa tem o seu estilo de som que mais gosta de ouvir nesses momentos.

Em geral, no entanto, as melhores músicas para correr na esteira são mais explosivas. Há quem prefira rock pesado, eletrônica ou funk, enquanto uns preferem dance e mesmo blues. Escolha o que mais se encaixar no seu estilo e tire o foco da tela do aparelho.

6. Não olhe para o display da esteira

A dica 5 nos leva a esta: esqueça MESMO o display. Os números que estão ali só importam no final da corrida. Depois que você terminar de correr, você pode ver quantas calorias queimou, quantos quilômetros percorreu. Antes disso, eles só servem como distração.

7. Faça o desaquecimento

Nem todo mundo sabe que existe o desaquecimento. É uma etapa importantíssima, pois permite que o corpo esfrie aos poucos, sem sofrer impacto. Por isso vá reduzindo a velocidade lentamente, até que comece finalmente a parar. Paradas abruptas podem causar lesões e, até mesmo, problemas cardíacos e respiratórios.

8. Não corra todos os dias

Se você quer emagrecer sem se prejudicar, a dica é: aposte em distância e não em frequência. O melhor é correr mais quilômetros de uma só vez.

Assim você evita que o seu corpo sofra o impacto da corrida diariamente. Isso dá mais tempo para que os seus ossos e músculos se regenerem. Você pode montar um plano de treino e correr em média três a quatro vezes por semana.

Como correr na esteira para emagrecer?

como correr na esteira para emagrecer

Nem toda esteira é uma esteira para correr. Quem quer adquirir esse aparelho para ter em casa precisa estar atento a esse “pequeno” pormenor, que é a velocidade máxima atingida pelo objeto.

Grande parte das esteiras mais baratas e, portanto, acessíveis à grande parte dos bolsos, tem uma velocidade máxima de 8 a 12 quilômetros. Para você pode ser muito, contudo se a ideia é correr para emagrecer, você precisará de um aparelho muito mais potente que esse.

Tenha uma esteira potente

Portanto a primeira dica que podemos dar é prestar atenção na velocidade em que está correndo. Claro que você não começará correndo na velocidade 15. É um processo gradual, que tende sempre a evoluir paralelamente a sua aptidão física.

Ainda assim, invista de cara em um aparelho potente. Saber que você pode sempre melhorar o seu desempenho, e que a sua esteira lhe permite isso, é algo saudável. Certamente vai lhe fazer querer desafiar o próprio corpo.

Estabeleça metas

Quem quer correr na esteira para emagrecer precisa estabelecer metas. Essas metas precisam ser atingíveis, porém desafiadoras ao mesmo tempo. Faça isso semanalmente, e de preferência anote em um papel. Colocar um quadro com as metas da semana próximo à esteira pode ajudar a cumpri-las e motivá-lo a não desistir.

Não faça a mesma corrida todos os dias

Sua meta é correr 20 quilômetros em uma semana, certo? Ótimo. Isso não significa, contudo, que todos os dias deve correr da mesma forma e da mesma intensidade. Um erro muito comum de quem quer emagrecer apenas correndo na esteira é fazer sempre os mesmos treinos.

Varie. O segredo é variar a intensidade, a inclinação e a quilometragem diária. Dê sprints por 200 metros, depois corra em em um ritmo de jogging por mais 200. Alternar a maneira de correr é o caminho mais rápido para perder aqueles quilinhos extras.

Atinja seu VO2 máximo

O VO2 máximo é quando você levou seu sistema cardiorrespiratório ao extremo. Ou seja: é quando a sua prática física, principalmente a aeróbica, deixou você muito perto da exaustão. Atingir o VO2 máximo faz com que a queima calórica vá às alturas.

Por isso dar o seu máximo, sempre dentro do seu limite, é essencial para quem quer emagrecer. Use a sua esteira para correr próximo de perder o fôlego algumas vezes, para que faça o seu coração bater em sua frequência cardíaca máxima.

 

 

 

Fonte: Research Gate

Crédito das imagens: Freepik