O estresse tem sido o companheiro fiel de homens de mulheres nos últimos anos. Assim, o chamado “mal do século 21”, afeta diretamente a qualidade de vida. Dentre as causas estão os problemas pessoais, relacionamentos amorosos, alterações no estilo de vida, trabalho e até o trânsito.
E, como já está bem definido, o estresse, muitas vezes, se manifesta em males físicos. Gerando ainda mais incômodos ao indivíduo e piorando cada vez mais a situação.
Como o organismo reage ao estresse
Estudos recentes mostraram que o estresse está diretamente relacionado ao hormônio cortisol, como o excesso deste, a imunidade do indivíduo fica completamente abalada. Como resultado, as portar ficam abertas para infecções virais, como gripes e resfriados, por exemplo.

Leia também: Rinite alérgica e estresse: entenda essa relação
Mas, não só isso, vários outros estudos já mostraram que o estresse causa vários sintomas no corpo. Ele aumenta a coagulação do sangue e consequentemente, contrai os vasos cardíacos. O problema faz com que a pessoa sinta tensão constante, e então, dores principalmente no pescoço, ombros e costas. Além disso um cansaço exagerado.
Os principais sintomas de estresse são:
- Insônia;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Agitação;
- Tristeza e irritabilidade;
- Dificuldade em se concentrar e falhas na memória;
- Queda de cabelo;
- Perda ou ganho de peso;
- Insatisfação constante e isolamento social;
- Queda na produtividade;
- Má digestão e problemas gástricos;
- Baixa imunidade;

Agora, se você se identificou com algum ou alguns destes sintomas, então você precisa desacelerar o quanto antes, e combater o estresse.
Veja mais: A meditação é uma ferramenta incrível no combate ao estresse. Entenda
Confira agora 10 passos para ter uma vida mais tranquila e equilibrada.
1 – Procure dormir bem
O ideal é dormir, por exemplo, oito horas por dia para manter seu organismo saudável. O sono é indispensável para repor as energias, descansar o corpo e a mente e até melhorar seu humor, já que a falta de descanso pode gerar reações como irritação e impaciência.
2 – Pratique exercícios regularmente para combater o estresse
Ao praticar uma atividade física seu corpo libera hormônios que contribuem para o seu bem-estar, diminuindo assim o estresse e proporcionando uma sensação de relaxamento ao final do dia.
3 – Faça yoga, meditação ou acupuntura
Encontrar atividades e práticas complementares como yoga, acupuntura ou meditação pode ser de grande ajuda para reduzir o estresse. Isso porque elas envolvem silêncio e tranquilidade para chegar a um alto nível de repouso e calma tanto para mente quanto para o corpo.
4 – Mantenha sua mente ocupada

Procure algo para manter sua mente positiva. Portanto, comece praticando afirmações positivas ao acordar. E além disso, faça coisas que te motivem e ocupem sua mente sempre.
Você pode gostar: Estresse e Comida: o Que Pode Comer e o Que Não Pode
5 – Tenha momentos de lazer para se livrar do estresse
Separe um tempo para o seu lazer. Divirta-se e se distraia com seus hobbies. Seja esporte, cinema, netflix, ou até mesmo, estar com a sua família. Faça algo que te deixe feliz, animado e te faça sentir bem.
6 – Organize seu espaço de trabalho e sua casa
A forma como está organizado o ambiente em que você vive, ou trabalha, pode influenciar no seu comportamento e gerar, ou não, estresse. Manter seu cantinho organizado, além de poupar o tempo de procurar coisas em meio a bagunça, ajuda a transmitir uma sensação de tranquilidade e satisfação consigo mesmo.
7 – Beba água e tenha uma alimentação saudável
Quando comemos alimentos saudáveis, o corpo absorve nutrientes importantes para a manutenção do nosso bem-estar geral. Além disso, uma alimentação equilibrada traz diversos benefícios a saúde física e mental. E não se esqueça também de beber bastante água para o bem do seu organismo!
8 – Trabalhe com o que te faz feliz
Procure trabalhar em algo que te faça realmente feliz, e te mantenha positivo e motivado. Mas, caso não seja totalmente possível neste momento ou por um tempo, evite se sobrecarregar e reserve sempre um tempo para descansar seu corpo e a mente.
9 – Xô procrastinação
Chega desse negócio de “deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”. O acúmulo de tarefas pode causar ou piorar o estresse em meio à sensação de sufocamento e perda de controle sobre suas atividades.
10 – Pise no freio e desacelere

Rapidez não é sinônimo de qualidade. Em vez de correr com as tarefas ou fazer várias delas ao mesmo tempo e sem a concentração necessária, prefira fazer com calma para não acabar tendo que reiniciar todo o trabalho por insatisfação com o resultado final.
Infelizmente, não é possível eliminar 100% do estresse do nosso dia a dia, no entanto é possível amenizar o problema e buscar um ritmo de vida com mais bem-estar. E só você é capaz de mudar essa história. Lembre-se, se precisar, busque ajuda de um profissional.
Para preparar esse conteúdo para você consultamos:
- Estresse: como ele abala as defesas do corpo;
-
Estresse: conheça 10 passos para desacelerar e ter uma vida mais tranquila.
Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.