Com o calorão intenso, uma das maiores preocupações está com os cuidados a serem tomados por causa das temperaturas altas. Ainda mais no feriado prolongado em BH, que promete algumas pancadinhas de chuva e calor intenso.
O feriadão do dia de Nossa Senhora Aparecida está marcado, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para ter máximas chegando a 35º C. Assim, as possibilidades de chuva ficam apenas para os pontos isolados de Belo Horizonte, o que não dará nenhum alívio na umidade do ar.
Leia mais: Ações do Outubro Rosa em BH: a importância da campanha de conscientização
Feriado prolongado em BH será um dos mais quentes dos últimos anos e cuidados são necessários

Anete Fernandes, meteorologista do Instituto, diz que a umidade do ar só está caindo, chegando ao percentual de 30%, 20%. Apesar de estar abafado, tendendo a chover, ao que parece a secura continuará assim.
Dessa forma, esse feriado prolongado em BH será um dos mais quentes dos últimos tempos. Por exemplo, o Vale do Jequitinhonha terá os termômetros marcando 43º C. Já nas regiões do Triângulo Mineiro e Noroeste a máxima girará em torno dos 40º C.
De acordo com informações dadas por Asdrubal Russo, médico da família da Abramepo (Associação Brasileira de Médicos com Expertise de Pós-Graduação), quando a temperatura passa de 40º C o risco de hipertemia é grande. Assim, o risco é bem maior para aqueles que trabalham expostos ao sol.
Confira também: Outubro Rosa: as consequências da pandemia para as pacientes que estão em tratamento contra o câncer
Um risco de morte por causa do calor já foi notificado pelo Inmet, que emitiu o alerta para 34 cidades do Triângulo. A validade desse alerta é até esta sexta-feira (09/10). Crianças recém-nascidas e pequenas, bem como idosos, pacientes com doenças crônicas, acamados estão mais propensos à hipertermia. Isso porque essas condições não permitem um controle térmico devidamente adequado.

Portanto, os cuidados básicos e essenciais devem ser tomados, tal como:
- Evitar o sol intenso das 10:00 às 16:00;
- Beber bastante líquido, de preferência água;
- Usar roupas com tecidos leves.
Como o feriado prolongado em BH promete uma viagem, curtição com os amigos, ou até mesmo uma comemoração com a família, a atenção deve ser redobrada. Uma cervejinha certamente refresca na hora, mas pode gerar um quadro de desidratação. Com o intenso calor, se transpira mais, consequentemente, se consome mais cerveja, e se urina na mesma quantidade. Isso acaba fazendo com que se perca líquido, ou seja, se desidrate. Para hidratar, somente a água é ideal.
Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.