
Segundo o calendário do Fundo de Garantia de emergência divulgado pela Caixa Econômica Federal (CEF), desde o último sábado (03) o FGTS emergencial para nascidos em junho está disponível para saque.
Embora o valor já tivesse sido disponibilizado ainda em agosto, somente a partir do último sábado se tornou possível sacá-lo ou transferi-lo. Por outro lado, desde o depósito havia a possibilidade de utilizar o saldo para a realização de compras online e pagamentos de contas.
Abaixo, entenda melhor como funciona o FGTS emergencial, as datas de pagamento e como sacá-lo.

Também veja:
FGTS Emergencial nascidos em junho já está disponível: Entenda a modalidade
O saque do Fundo de Garantia em caráter emergencial foi uma inovação decorrente do cenário que se instaurou a partir da pandemia de Covid-19. Dessa maneira, permitiu-se que cada trabalhador com saldo de FGTS pudesse sacar até R$ 1.045 de suas contas.
Contudo, diferentemente das demais modalidades de saque do fundo, essa liberação foi diferenciada. Primeiramente por ocorrer em um aplicativo específico, o Caixa Tem. Em segundo lugar, por na primeira fase apenas admitir uso online do valor e somente numa segunda fase permitir que os valores fossem transferidos ou sacados.
Essas fases do FGTS emergencial para nascidos em junho e demais trabalhadores têm suas datas especificadas no calendário da Caixa:

Como sacar o FGTS emergencial?
Todos os trabalhadores devem aguardar as datas de liberação para realizar o saque ou transferência do FGTS de emergência. Isso, claro, se o valor não tiver sido utilizado previamente e integralmente para pagamentos de contas ou compras online.
Existe uma série de passos que devem ser seguidos pelo trabalhador que deseja realizar a movimentação. Nesse caso, o FGTS emergencial já está disponível para nascidos em junho e meses anteriores.
Quem deseja sacar o valor, então, deverá seguir essa sequência de passos:
- Primeiramente, acessar o aplicativo Caixa Tem e realizar login;
- Em seguida, clicar em “Saque sem cartão”, “Gerar código para saque” e “Gerar Código”;
- Um número será concedido na tela do celular e o trabalhador deve anotá-lo, pois corresponde ao código para saque. Ele tem validade de 1 hora e passado esse tempo será preciso gerar uma nova senha.
Para sacar o FGTS emergencial para nascidos em junho o trabalhador poderá se dirigir tanto a uma casa lotérica quanto a uma agência bancária da CEF, no caixa eletrônico. Em ambos os casos será necessário conceder o código gerado no aplicativo.
Confira agora: Governo vai prorrogar corte de jornada e salário; confira