O FGTS emergencial para nascidos em maio já está disponível para transferência ou saque pelo trabalhador. Embora o valor pudesse ser utilizado desde 27 de julho, sacá-lo somente se tornou possível a partir deste último sábado (19), conforme calendário previamente divulgado.
Dessa maneira o trabalhador nascido em maio que não utilizou o Fundo de Garantia emergencial ou fez uso de apenas parte dele para compras e pagamentos de conta já pode movimentá-lo.
Assim, veja abaixo o passo a passo para sacar o FGTS emergencial no caixa eletrônico ou lotérica.
Também veja: Como consultar benefício auxílio emergencial? Aprenda aqui

FGTS emergencial nascidos em maio: veja como sacar
Os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio são aqueles que já têm o direito de movimentar o Fundo de Garantia emergencial.
Essa modalidade é paga em duas fases, sendo que apenas na segunda a transferência ou resgate do valor em dinheiro é possível. Portanto, para quem já tem o direito de saque do FGTS basta seguir os seguintes passos:
- Acessar o aplicativo Caixa Tem;
- Após login, clicar em sequência em: “Saque sem cartão”, “Gerar código para saque” e “Gerar Código” e, então, anotar o número concedido na tela;
- Caso escolha por realizar o saque do FGTS no caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal será preciso clicar na tela. Então, selecionar “Entra” e “Auxílio Emergencial/BEm”, concedendo o número do CPF e o código anteriormente concedido.
- Por outro lado, caso o FGTS emergencial para nascidos em maio for resgatado em uma agência lotérica basta conceder o código e um documento com foto.
Em ambos os casos o código de resgate permanece válido por 01 hora. Após, faz-se necessário repetir o passo a passo e obter uma nova senha.
Como transferir o FGTS emergencial para outra conta?
Ainda, o FGTS emergencial para nascidos em maio também pode ser transferido para uma conta bancária de preferência do trabalhador.
Para tanto, basta acessar o aplicativo Caixa Tem. Após realizar login, o trabalhador deve clicar em “Transferir dinheiro”, opção disponibilizada na tela inicial. Então, deve-se conceder os dados bancários para a transferência e informar o valor dela (se integral ou parcial) que serão requeridos no chat que se abrirá automaticamente.
Após isso é necessário conferir se os dados estão corretos e clicar em “Sim”, depois digitar sua senha de acesso ao aplicativo. Serão concedidos os dados de prazo de transferência e o comprovante do requerimento para download.
Independentemente do FGTS emergencial para nascidos em maio ser sacado ou transferido pelo trabalhador, não há a incidência de taxas sobre a transação.
Confira agora: O que é BPC do INSS? Veja se você tem direito a R$ 1.045 mensais