Jejum intermitente: pesquisa comprova os benefícios à saúde
O jejum intermitente é uma prática alimentar que consiste na ampliação do tempo em que o indivíduo fica sem se alimentar. Tal prática gerou muita polêmica, visto que, até pouco tempo atrás, era consenso entre os profissionais da nutrição que as pessoas deveriam alimentar-se a cada 3 horas, regulamente.
No entanto, a prática do jejum intermitente passou a ser prescrita cada vez mais pelos especialistas da área. Além disso, o relato de pessoas que conseguiram uma redução importante de peso, e também, melhores controles da glicemia se tornaram cada vez mais comuns.

Desta forma, para ter uma análise mais criteriosa destas respostas, um grupo de cientistas realizou um ensaio clínico randomizado sem que o jejum intermitente era praticado por 58 pacientes com obesidade. No referido estudo, os analisados deveriam ficar de 4 a 6 horas, diariamente, sem se alimentar. A análise considerou um período de 8 semanas. A pesquisa foi publicada na revista Nature.
Veja também: Hábitos saudáveis: como mudar a vida por completo
Os resultado foi muito promissor, os pesquisadores descobriram que esta modalidade de alimentação restrita resultou não só em redução de peso corporal, mas também de resistência à insulina e estressa oxidativo, comparando-se aos grupos de controle. Assim conclui-se na pesquisa que o jejum intermitente possui indicativo potencial de melhoras nos parâmetros relacionados à saúde.
Quantos quilos se perde com jejum intermitente?
Estima-se que ocorra a perda 1 quilo por semana, no entanto, é fundamental analisar cada caso, visto que o tipo de alimento consumo no pós-jejum e também o gasto basal calórico do indivíduo também interfere na perda de peso.
Além disso, nas primeiras semanas é normal ocorrem uma perda mais intensa de peso, devido ao alteração do volume hídrico do corpo ocasionado pelo consumo habitual dos carboidratos e demais alimentos.
Quanto tempo o jejum intermitente faz efeito?
Logo nos primeiros dias de jejum a redução de peso já pode ser observada, no entanto, é fundamental que se escolha adequadamente qual alimento será consumido quando for permitido. Desta forma, especialistas sugerem que, concomitantemente ao jejum intermitente, seja associada uma dieta lowcarb. Nesta dieta, o corpo se habitua ao menor consumo de açúcares e a quantidade de proteínas se faz aumentada, trazendo mais saciedade.
Veja mais: 50 Efeitos do Jejum Intermitente: Antes e Depois
Qual o melhor horário para fazer o jejum intermitente?
Os horários em que se tem mais sucesso é um prologamento do jejum usual que já ocorre durante a noite. Por exemplo, se optar por fazer um jejum de 12 horas, basta jantar às 20:00 na noite anterior e somente se alimentar às 08:00 da manhã seguinte. Desta forma o organismo fará o jejum, no entanto o indivíduo não sentirá form por muito tempo.

Pode fazer jejum intermitente todos os dias?
O melhor plano de jejum intermitente dever ser elaborado por um profissional devidamente habilitado para tal, assim, consultar um nutrólogo ou nutricionista, pode ser a chave do sucesso.
O profissional irá elaborar os melhores alimentos para este tipo de dieta e definirá por quanto tempo e ainda quais dias da semana o jejum deve ser executado.
Lembre-se, cada indivíduo tem um tipo de organismo e os limites de cada um deve se sempre respeitado. Além disso a prática de exercícios físicos deve ser observada com muito cuidado, principalmente aqueles que envolver um elevado gasto calórico.
Organização da rotina e da dieta
Como qualquer dieta é importante garantir um controle de cada etapa do processo, assim, na internet é possível obter vários tipos de tabela de jejum intermitente, que vão te auxiliar nos devidos registros para que nenhuma etapa seja esquecida no processo.
Assim, é importante reforçar que o resultados do jejum intermitente vão variar para cada indivíduo e ainda exitem pessoas que podem não se adaptar à esta modalidade. Assim, é fundamental que um profissional seja consultado previamente.
Se você é iniciante no processo, lembre-se de registrar todas as etapas da dieta e tenha em mente que não existe dieta saudável milagrosa. Desta forma, dê um passo de cada vez e tenha paciência.
Fonte: Stower, H. O jejum intermitente passa na prova. Nat Med 26, 1170 (2020). https://doi.org/10.1038/s41591-020-1030-1
[…] Conquanto, leia mais: Jejum intermitente: pesquisa comprova os benefícios à saúde […]