Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Kefir de água e Kefir de leite: saiba as diferenças e conheça os benefícios

Contaremos as semelhanças e diferenças que existem entre o kefir de água e o leite.

Você já ouviu falar de kefir de água ou kefir de leite? Você quer saber todas as propriedades deste micro-organismo simbiótico? Nesse post explicamos em detalhes o que é kefir da água, de onde vem esse fungo, como ele pode te ajudar no seu dia a dia e principalmente como se transforma em uma bebida fermentada de excelente sabor e com muitas propriedades. Confira hoje, 09/11, aqui no SaúdeLab, as diferenças.

Leia mais: Smoothie vegano com fibras para o café da manhã; receita perfeita para começar o dia

Diferença Kefir de água e Kefir de leite

Kefir de água e Kefir de leite
Kefir de água e Kefir de leite: saiba as diferenças e conheça os benefícios Foto – Pixabay

Acima de tudo, essa bebida, típica dos povos do Cáucaso, era obtida pela fermentação do leite de vaca com nódulos específicos. A primeira diferença que aparece entre os dois tipos de kefir é que os nódulos do kefir do leite são diferentes daqueles do kefir da água, que são chamados de bíblicos.

Do mesmo modo, os nódulos de kefir de leite se parecem com flores de couve-flor. Seu tamanho varia entre alguns milímetros e alguns centímetros de diâmetro. Nos nódulos encontram-se bactérias e leveduras responsáveis pela geração da dupla fermentação, ácido lático e alcoólico.

Dessa forma, no kefir do leite, os grânulos, às vezes chamados de búlgaros, são imersos no leite e uma espécie de iogurte líquido é obtido.

Contudo, no kefir de água, por outro lado, a fermentação não é feita em um produto natural como o leite, mas faremos isso adicionando os grânulos de microrganismos – neste caso chamados bíblicos – em um litro de água mineral – algumas fontes garantem que não deve conter cloro e que outros recomendem água da torneira – com bastante açúcar – recomenda-se cerca de 40 gramas – e frutas secas, como passas ou tâmaras.

Além disso, é recomendável adicionar meia casca de limão espremida para produzir uma acidificação do meio que promove a fermentação.

Benefícios para a saúde

Kefir pode contribuir para melhorar a flora intestinal, além de ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico e melhorar o trânsito intestinal.

Por tudo isso, considera-se que o kefir tem um impacto positivo na saúde e ajuda o corpo a manter um estado de bem-estar.

Portanto, agora você sabe as diferenças.

Ademais, veja também: Biscoito low carb sem lactose: saiba como fazer lanche saudável

Como CONGELAR FEIJÃO COZIDO? Confira o passo a passo agora mesmo

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.