Lanches para crianças: aprenda a fazer 7 opções para atrair todos os gostos

Com pequenas trocas, é possível seguir uma alimentação equilibrada, que refletirá em mudanças para toda a vida e um crescimento saudável das crianças

0
lanche para crianças
Lanches para crianças: aprenda a fazer 7 opções para atrair todos os gostos | Imagem Colodemãe.com

Lanches para crianças. Com a pandemia e o isolamento social, boa parte dos estudantes ficaram por meses com aulas remotas (online). Mas 2021 trouxe a possibilidade de retorno as salas de aula (com cuidados e restrições é claro) em algumas cidades brasileiras. Nesse caso o lanche para crianças – que por sinal sempre preocupa – é um item que não pode faltar. É disso que vamos falar hoje.

Aproveita a matéria! Ela é feita especialmente para facilitar a vida das mães, filhos e de quem tem essa tarefa diária. E cá entre nós, não precisa ser chata nem sem graça. Mas ao contrário, tem tudo para ser divertida, prática e saborosa.

lanches escolares
Os lanches são itens que não podem faltar | Imagem Escola Bambinada

Como organizar os lanches para crianças

Para ajudar as famílias na organização das lancheiras, no retorno as aulas, separamos algumas dicas que, certamente, serão ‘uma mão na roda’:

Preparar a lancheira

O primeiro item que precisa você precisa considerar é escolher a lancheira e em seguida alimento saudável para a meninada. E certamente, isso requer duas coisas: variedade e criatividade.

E uma coisa bem bacana e que criança gosta é participar, então decida junto com seu filho(a) o que ele quer levar. Mas tenha cuidado, pois a criançada muitas vezes só querem guloseimas, alimentos poucos saudáveis.

Tipos de alimentos para lanches da meninada

Lembre-se que o lanche escolar faz parte da rotina da criança, portanto é um momento que requer atenção nas escolhas dos alimentos.

Resumidamente aqui vamos incluir um carboidrato (como pão, bolacha, bolo ou cereal), uma fruta e um lácteo. Algo que pode ajudar é verificar quais alimentos da época estão disponíveis, eles geralmente entram em ‘promoções’, de certo é sempre bom comer bem por um preço melhor ainda.

Lanche de criança
O lanche escolar faz parte da rotina da criança | Crédito maetipoeu.com

A propósito, procure variar as opções ao longo da semana, isso incentiva a criança a comer com mais prazer.

Outra dica bacana é convidar a criança para ajudar a montar a lancheira, por exemplo, peça para ela escolher qual fruta que quer comer aquele dia, ou qual sabor de suco, dentro das opções disponíveis.

É importante desenvolver a autonomia dos pequenos e essa prática vai estimula-la a consumir o que levou para a escola além de contribuir para que se torne um adulto  com hábitos alimentares mais conscientes.

Dicas de composição das lancheiras na semana

 LANCHE 1

Cookies integrais + fruta + suco caseiro

LANCHE 2

1 fatia de melão cortada em cubinhos (ou outra fruta) + 2 fatias de pão integral + 1 fatia de queijo branco com tomate e orégano

LANCHE 3

1 potinho de salada de frutas + 1 pedaço de bolo caseiro + 1 iogurte:

LANCHE 4

1 maçã + 2 fatias de pão integral com patê de ricota ou atum + 1 água de coco

LANCHE 5 

1 iogurte + 1 porção de cereal integral (granola por exemplo)+ 1 banana

LANCHE 6

1 fatia de torta caseira (de frango ou atum ou legumes…) + 1 porção de fruta + chá gelado

LANCHE 7

Tomatinho cereja (higienizados e inteiros, armazenado em potinho) + queijo tipo musarela cortado em cubinho  + 1 água de coco

Importante se atentar para outras opções nos lanches

frutas no lanche
Frutas: prefira as que possuem menor velocidade de oxidação | Image by © Royalty-Free/Corbis
  • Bebidas

No caso dos sucos de frutas prefira as que possuem menor velocidade de oxidação, como melancia, acerola, abacaxi mamão, goiaba e maracujá. Com o tempo, os sucos naturais podem perder uma parte das vitaminas, mas, ainda assim, é mais saudável que as versões de caixinhas.

  • Iogurtes e lácteos

Para evitar que estraguem, você pode deixar produto no freezer por algumas horas até começar a congelar, retire do freezer um pouco antes de ir para a escola e coloque  na lancheira. Dessa forma provavelmente até a hora do recreio, ele vai estar descongelado e fresco para o consumo.

  • Patês

Para deixar a receita mais saudável repare com ricota, queijo tipo cottage ou cream-cheese como base. Bata no liquidificador com cenoura, atum, salsa ou outro ingrediente que preferir. Você pode guardar na geladeira em pote com tampa que dura normalmente por uns 3 dias. Utilize para rechear os lanches que podem ser embrulhados com papel filme ou alumínio.

  • Petiscos

Você pode colocar em saquinhos ou pote tampado mix de castanhas, tomatinhos, cereais sem açúcar ou frutas desidratadas. É prático e nutritivo!

lanches
Dicas para deixar tudo mais saudável | Crédito PirilampoKids

Saudável X Prático: quais lanches escolher

Muitas famílias acabam optando por alimentos industrializados alegando a praticidade. Nesse caso, sugiro que façam escolhas mais inteligentes, optando por alimentos nas versões assadas, integrais, com menos teor de sódio e açucares.

Alimentos como água de coco pasteurizada, também é uma opção válida e, no caso dos sucos sugiro o de uva integral, daqueles que é  vendido em garrafas no supermercado. Lembre-se de sempre mandar uma garrafa de água na mochila, essa vale ouro.

Por fim, com pequenas trocas, é possível seguir uma alimentação equilibrada, que refletirá em mudanças para toda a vida e um crescimento saudável das crianças e toda família pode se beneficiar.

Ademais, saiba também: Ansiedade alimentar: um olhar da nutrição para enxergar novos caminhos

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here