Leite de vaca na dieta: benéfico ou prejudicial? Confira

Existem muitas dúvidas sobre o consumo humano do leita de vaca

154
leite de vaca na dieta
Leite de vaca na dieta: benéfico ou prejudicial? Confira (Foto: Pixabay)

Atualmente, o leite de vaca na dieta divide opiniões. Muitos profissionais referenciam o alimento como essencial para uma dieta saudável. Em contrapartida, existem alegações de que o leite vem acompanhado de substâncias perigosas.

Leia mais: Alimentos ultraprocessados podem ser prejudiciais à saúde, descubra o porquê

Leite de vaca na dieta: quais são os benefícios

De acordo com profissionais de nutrição e saúde, o leite de vaca é rico em nutrientes que são essenciais para uma vida saudável. Assim como vitaminas e minerais, o leite é rico em cálcio, um dos minerais que agem diretamente no combate à osteoporose.

Além disso, o cálcio é responsável pelo fortalecimento dos ossos, bem como o crescimentos dos mesmos. Juntamente com o cálcio, o leite de vaca na dieta também é um dos responsáveis pela proteína.

leite de vaca na dieta
Leite de vaca na dieta: benéfico ou prejudicial? Confira (Foto: Pixabay)

Nesse sentido, a proteína encontrada no leite também tem ação no desenvolvimento do corpo, bem como do cérebro. Igualmente, a bebida também tem as vitaminas A, B12 e D em sua composição.

De antemão, essas vitaminas auxiliam no crescimento regular das células e do sistema imunológico. Ou seja, o leite também pode ser um aliado na prevenção de vírus e bactérias que são impedidas pela imunidade.

Por fim, o leite também é composto pelo potássio, pelo fósforo, pela niacina e pela caseína.

Todos esses nutrientes e proteínas agem diretamente no ganho de massa muscular, no equilíbrio dos fluídos corporais, na geração de energia para o corpo e muito mais.

Leite de vaca na dieta: quais são os perigos

Em contrapartida a todos os benefícios oferecidos pelo leite, alguns profissionais alertam para os possíveis perigos do consumo. De acordo com estudos, a bebida contém cerca de 59 substâncias que podem ser prejudiciais.

Em suma, essas substâncias são conhecidas como hormônios ativos gordura saturada, colesterol e alérgenos. A princípio, muitas dessas substâncias são conhecidas por causar alergias, doenças ou intoxicações alimentares.

Ainda mais, através dos inúmeros processos que trazem o leite para a mesa do consumidor, a bebida pode conter substâncias como bactérias, vírus, pesticidas, dioxinas, herbicidas e até sangue, a depender do método de produção.

Leite de vaca para intolerantes a lactose

De acordo com profissionais de saúde, a inclusão do leite de vaca na dieta de consumidores intolerantes à lactose pode acarretar em processos inflamatórios no organismo.

Nesse sentido, o simples corte da bebida na alimentação já pode eliminar as inflamações. Mas, vale lembrar que cada organismo funciona de formas diferentes e deve-se procurar um profissional de saúde para analisar cada caso individual.

Leia mais: Obesidade infantil: conheça mais e saiba como agir

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here