Lente de contato dental: conheça a nova moda entre os famosos

Saiba tudo a respeito dessa técnica e para que ela é mais indicada

210
Lente de contato dental: conheça a nova moda entre os famosos (Imagem: Freepik)

Vira e mexe vemos explodir uma nova moda entre os famosos em termos de procedimento estético. Agora, a da vez, é a lente de contato dental. Poucas pessoas já ouviram falar a respeito, uma vez que é algo relativamente novo no mercado. Entretanto, já está sendo bastante requisitado em vários consultórios dentários.

Mas, como recomendação prioritária antes de prosseguirmos, para fazer qualquer procedimento dentário estético, é preciso consultar um profissional especializado. Só assim ele poderá analisar especificamente o caso e indicar a melhor técnica a ser usada. Para entender melhor acerca do assunto, nos acompanhe até o final e descubra mais sobre o mundo das lentes para os dentes!

Leia mais: Óleo Johnson: como ter uma pele incrível com apenas 02 gotinhas por dia!

O que seria uma lente de contato dental e quando é indicada?

O procedimento substitui tratamentos mais prolongados
O procedimento substitui tratamentos mais prolongados (Imagem: Reprodução/Helen Daniel)

Uma lente de contato dental, semelhante em aparência à lente dos olhos, é uma fina lâmina, colocada na superfície externa dos dentes. Esse tipo de lente tem indicação para os pacientes que não querem passar por tratamentos ortodônticos demorados.

Utiliza-se uma lente a fim de corrigir as pequenas imperfeições de ordem estéticas, tais como formato, posicionamento, volume, bem como cor ou textura dos dentes. Assim, coloca-se somente no dente a ser corrigido, e não em toda a arcada dentária. Entretanto, isso não exclui a necessidade que o paciente tem de fazer exames mais minuciosos que detectarão a necessidade ou não de tratamentos mais aprofundados.

Esse procedimento não deve ser feito por quem possui múltiplas restaurações ou por aqueles que sofrem de bruxismo. Nestes casos, a indicação é mudar o tratamento para que a estética oral melhore de antemão.

Confira também: Qual o tempo correto entre um remédio e o outro? Confira

Como é o processo de colocação da lente?

É possível encontrar dois tipos no mercado: as lentes de resina ou as facetas feitas porcelana. Dependendo do objetivo do paciente é que será feita a escolha. O processo todo começa por aí.

Depois da avaliação do dentista, bem como da indicação do processo mais eficaz, dá-se início a um trabalho minucioso para que a estética fique perfeita. Nesse momento se avalia a cor, o formato das lentes, qual vai se adequar melhor aos lábios, rosto, personalidade, etc.

Preparação para o resultado

Uma vez colocada, a lente não pode ser retirada
Uma vez colocada, a lente não pode ser retirada (Imagem: Reprodução/Folha Z)

É comum, ainda mais sendo algo novo, que o paciente fique com dúvidas a respeito do resultado. Caso ele queira, é possível ter uma “prévia” de como vai ficar o resultado final. Para isso, aplica-se o que se chama de resina bisacrílica em cima dos dentes.

Dessa forma, o paciente, em dois dias, terá a oportunidade de se ver e adaptar, decidindo se vai querer mesmo ou não investir nas lentes de contato definitivas. Definidas as questões estéticas, começa a parte prática, que é o desgaste do dente (ou dos dentes) onde a lente será colocada.

Colocação e finalização

Um sorriso novo para o paciente será escaneado por câmeras 3D que farão uma varredura na boca toda. Posteriormente a esse processo, os dentes são moldados – manualmente ou em impressora 3D – para se produzir a lente de contato dental.

A colocação se dá através de um tipo de adesivo líquido, portanto, é de suma importância que a lente esteja dentro do espaçamento e tamanho certo. É preciso, no mínimo, 3 sessões a fim de que todos os detalhes sejam acertados e a colocação seja completada.

Qual é o tempo que a lente de contato dental dura?

Esse tipo de procedimento geralmente dura de 5 até 10 anos para, então, ser substituída. Mas, nada impede a substituição antecipada em casos de problemas, como falhas na cimentação, adaptação, ou retração gengival.

A lente de contato dental é um procedimento estético que deixa o sorriso realmente lindo, não demora tanto quanto outros tratamentos dentários, mas tem um porém. Uma vez colocada, não se pode retirar, pois é feito um desgaste muito grande nos dentes para que ocorra a colocação. Portanto, pense bem antes de seguir a moda dos artistas.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, TwitterPinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here