Longevidade: como ter saúde e bem-estar após os 80 anos? Entenda

Longevidade ainda é um obstáculos para os idosos

138
como ter uma terceira idade saudável
Como ter uma terceira idade saudável após os 80 anos (Foto: Istock)

Atualmente, o Brasil ultrapassa a marca de 30 bilhões de idosos em sua população. Com isso, a preocupação sobre como ter uma terceira idade saudável se torna cada vez mais evidente no território nacional.

Pesquisas analisam população idosa brasileira e sua autonomia

De acordo com estudos realizados no Brasil, o segmento de idosos que mais cresce é o de pessoas com 80 anos ou mais. Como resultado da análise, foi constatado que cerca de 70% dessa população ainda é autônoma em relação a trabalho e independência.

como ter uma terceira idade saudável
Como ter uma terceira idade saudável após os 80 anos (Foto: Istock)

Leia mais: Diabetes na terceira idade? Confira os riscos e cuidados essenciais

Acima de tudo, é importante saber como ter uma terceira idade saudável, para que essa autonomia dos idosos continue crescendo.

Assim, como o crescimento da população idosa, estudos de Camarano e Lima-Costa confirmaram que a qualidade de vida do idoso brasileiro vem melhorando nos últimos trinta anos, aumentando a longevidade e saúde na terceira idade.

Preocupação de especialistas sobre como ter uma terceira idade mais saudável

Como resultado, as pesquisas focaram na população com 80 anos ou mais. Tendo em vista que, mesmo com autonomia, existe uma limitação do indivíduo que pode ser física ou mental. 

Assim como existem riscos de diminuição da habilidade física, alguns sintomas mentais preocupam os profissionais de gerontologia.

Entre eles, estão a perda do potencial cognitivo, os sintomas do estresse crônico e a possibilidade aumentada da demência senil.

Além disso, enfermidades degenerativas, crônicas e motoras podem ser fatores de risco. Vem como a falta da capacidade de aprender.

Como ter uma terceira idade saudável perto dos 80 anos

Em primeiro lugar, é importante avaliar cada caso individualmente. Porém, é importante que haja um cuidado constante com a saúde.

Além disso, os fatores de risco diminuem de forma considerável se o foco na saúde começar anos antes, com o objetivo da prevenção.

Nesse sentido, vale buscar a ajuda de profissionais que irão analisar cada caso e orientar o paciente a buscar métodos de manutenção da saúde, como exercícios físicos, alimentação saudável e outras formas de como ter uma terceira idade saudável.

Como ter uma terceira idade saudável também na mente

Assim como o cuidado com o corpo, também é necessário exercitar a mente para que não haja uma maior perda de cognição com o passar do tempo. Tendo em vista que, a partir dos 80 anos, a capacidade cognitiva do indivíduo tem tendências a diminuir gradativamente.

Uma das formas para manter a habilidade cognitiva sempre em funcionamento, é manter atividades que se perdem com o tempo, como estudar, ler, treinar a memória e outros.

Leia mais: Alimentos ricos em fibras: Nutricionistas defendem as consequências deste consumo

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here