Manteiga Clarificada: O Que É, Benefícios e Como Fazer

Também conhecida como manteiga Ghee ou Ghi, a manteiga clarificada tem aparecido em muitas receitas de alimentação saudável. Considerada uma manteiga pura, ela também é buscada por quem tem intolerância à lactose ou outros problemas de intolerância. Hoje, aqui no SaúdeLAB, vamos falar sobre ela!

Muito comum na Índia, onde é usada na culinária, em tratamentos medicinais e em cosméticos, a manteiga ghee é feita a partir do leite de vaca ou de búfala. No seu preparo são retirados a lactose e resíduos do leite, ficando somente a gordura da manteiga em si.

Por não ter sal e nem lactose, ela é tida como uma versão mais saudável da manteiga tradicional. Apesar do seu sabor especial, ela deve ser consumida com moderação, visto que é bastante calórica e, é claro, uma grande fonte de gorduras.

O que é manteiga clarificada?

manteiga clarificada benefícios

O que é afinal, a manteiga ghee? Base de boa parte da culinária francesa, esse ingrediente tem o poder de modificar texturas, de adicionar sabor e até mesmo de dar um brilho maior a muitas receitas. O fato de ser chamada de clarificada, como você viu acima, tem a ver com o fato de que ela passa por um processo de eliminação da maioria de seus elementos “não saudáveis”.

Basicamente, uma manteiga tradicional é composta por 80% de gordura e por 15% de água. Os outros 5% restantes são compostos por lactose, sal e outros sólidos provenientes do leite. Clarificar significa, portanto, eliminar esses 5% de elementos que acabam deixando a manteiga menos saudável, mantendo praticamente apenas a gordura.

Usos da manteiga clarificada ou ghee na cozinha

Manteiga clarificada: para que serve em termos culinários? Aqueles que são apaixonados por cozinhar com certeza sabem que utilizar manteiga tradicional e utilizar manteiga ghee para cozinhar causa efeitos diferentes nas receitas. Isso é ainda mais importante se você quer acrescentar esse ingrediente em pratos quentes, que são preparados acima dos 120º.

Mas por que, exatamente? Saiba que a manteiga comum tem suas proteínas queimadas quando atinge essa temperatura. Isso faz com que tanto sua textura, seu sabor e seu aroma fiquem com um cheiro diferente, que, para muitos, altera o resultado final da receita.

Quando você tem uma manteiga que é quase fundamentalmente feita de gordura, não há esse problema. A ghee pode atingir temperaturas elevadíssimas, sem perder suas propriedades iniciais. Essa manteiga é, portanto, perfeita para ser utilizada em assados ou grelhados e até mesmo em frituras.

Como usar?

Por ser mais líquida e mais saudável, a manteiga clarificada pode substituir a margarina e óleos no preparo de alimentos. A manteiga ghee tem feito sucesso principalmente na receita do bulletproof coffee ou café da inteligência.

Esse café é batido no liquidificador com uma colher de manteiga clarificada e outra de óleo de coco. A mistura é um ótimo pré-treino, assim como a pasta de amendoim, dando energia extra e sensação de saciedade com poucas calorias.

Benefícios da manteiga clarificada

Diante de tantas informações positivas a respeito da manteiga ghee, algumas pessoas podem se perguntar se a manteiga clarificada faz mal. Claro que em primeiro você deve se lembrar que quase toda a sua composição está baseada em alta concentração de gordura. Gordura, quando é consumida em excesso, independente de ser benéfica ou não, pode fazer muito mal.

Mas, no geral, quando esse alimento é utilizado com parcimônia e com moderação, a tendência é que apresente apenas benefícios à saúde. Abaixo você verá alguns dos melhores!

1. Fornece energia

como fazer manteiga clarificada

Muito importante dizermos que as gorduras que compõem a manteiga ghee são ácidos graxos que atuam como uma fonte benéfica de gordura para o organismo. Elas são processadas pelo fígado e imediatamente usadas como fonte de energia.

Isso quer dizer que elas não serão armazenadas como tecido adiposo no corpo. É por esse motivo que é indicada para pessoas que estão tentando perder peso. Assim como é indicada para atletas que precisem de grande explosão de energia para realizarem suas atividades físicas.

2. Melhora a saúde do coração

O consumo de gorduras ruins é extremamente prejudicial ao coração, isso todo mundo sabe. Mas saiba que as gorduras benéficas da manteiga que é clarificada ajudam seu miocárdio. Os ácidos graxos conhecidos como ômega 3 podem reduzir os níveis de colesterol danosos, o que, por consequência, contribui para uma melhoria da saúde cardíaca.

3. Elimina radicais livres

Um importante carotenoide presente na manteiga ghee, muito conhecido como vitamina A, é um dos grandes combatentes dos radicais livres. A presença de dois ácidos nessa manteiga, o linoleico e o butírico, potencializam os efeitos dessa vitamina.

Dessa forma, podemos afirmar que um consumo consciente dessa manteiga auxilia na redução do estresse oxidativo das células. Isso pode reduzir as chances de desenvolvimento de alguns tumores, assim como reduz o envelhecimento da pele.

4. É benéfica para a saúde ocular

Novamente a vitamina A. Como os carotenoides são antioxidantes, eles acabam neutralizando as ações dos radicais livres nos olhos. Isso ocorre principalmente próximo à retina. Por essa razão, problemas catarata e degeneração macular podem ser prevenidos com o consumo dese tipo de manteiga.

5. Reduz inflamações

Quem sofre de problemas constantes causados por inflamações, deve imediatamente incluir a manteiga ghee em seu cardápio. Isso se deve ao fato de que essa manteiga reduz inflamações, principalmente aquelas que se desenvolvem no intestino ou no estômago.

6. Melhora o sistema imunológico

O ácido butírico estimula a produção das poderosas células T. Essas células, se você não sabe, são as mais importantes das nossas defesas do organismo. Conforme você se alimentar com a manteiga clarificada, mais você perceberá que desenvolverá menos resfriados e problemas do gênero.

7. É boa fonte de nutrientes para os ossos

À medida em que vamos envelhecendo, nossos ossos começam a perder a força. Por isso é necessário desde cedo repor os nutrientes que vão ser perdendo ao longo do tempo.

Nesse sentido, a manteiga ghee é uma grande aliada. Ela é uma fonte preciosa de vitamina K2, vitamina essa que tem participação na construção e na manutenção dos ossos. Além disso, a K2 estimula maior absorção de cálcio por parte do organismo, um dos minerais mais importantes na saúde óssea.

8. Facilita a digestão

manteiga clarificada faz mal

Temos aqui, novamente, a presença atuante do ácido butírico. De acordo com alguns estudos, esse ácido age na flora e na fauna intestinal quase como da mesma forma que as fibras alimentares. Ele estimula, portanto, a boa digestão dos alimentos.

Esse mesmo ácido ainda é capaz, segundo as mesmas pesquisas, de aliviar sintomas da constipação. Ele também fornece energia para as células do cólon e do intestino grosso, o que acaba por fortalecer todo o sistema intestinal.

9. É anti-inflamatória

Infelizmente muitas pessoas sofrem com as temidas inflamações nas mais diversas partes do corpo. Desde a antiguidade a medicina oriental indiana tem usado a manteiga ghee para reduzir sintomas inflamatórios.

Isso é muito importante, visto que, sob a ótica de algumas pesquisas, inflamações podem, a longo prazo, auxiliar a desenvolver problemas como diabetes, Alzheimer e até mesmo tumores malignos.

10. Pode ajudar a perder peso

Esse último benefício ainda está em estudo, portanto não há, ainda, comprovações científicas que apontem sua veracidade. No entanto, há especialistas que conduzem pesquisas em volta do possível fato de que a manteiga clarificada pode ajudar no processo de queima de gordura.

As dúvidas a respeito disso se devem muito ao fato de que a manteiga ghee é altamente calórica e é composta quase em sua totalidade por gorduras. Além disso, como ocorre com qualquer alimento, é preciso aliá-lo a uma alimentação saudável e balanceada, assim como a exercícios físicos, para haver uma perda de peso efetiva.

Outra alternativa para emagrecer é com o uso de suplementação alimentar!

Como clarificar a manteiga?

Se não encontrar em casas de produtos naturais ou supermercados, é possível clarificar sua manteiga em casa. O processo é bastante simples, não necessitando muito investimento financeiro, tampouco muitos esforços. Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes:

  • 500 gramas de manteiga em cubos;

Modo de preparo:

Coloque a manteiga em uma panela de fundo grosso em fogo baixo ou sem mexer. Cozinhe até formar uma espuma branca, que é a lactose. Retire essa espuma com uma colher. Deixe descansar por 30 minutos e, com ajuda de um pedaço de tecido de algodão, coe o líquido. separando da parte sólida. Leve ao freezer até endurecer e depois mantenha na geladeira por até 3 meses.

Fonte bibliográfica:

Jung, T.H., Kim, J.J., Ahn, J. & Kwak, H.S. (2005) Properties of cholesterol reduced butter and effect of gamma linolenic acid added butter on blood cholesterol. Asian-Australian Journal of Animal Science 18, 1646–1654

Leia mais: Como fazer sua própria manteiga ghee e aposentar de vez a gordura ruim; veja 3 receitas especiais

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação