Saiba Quais São os Melhores Tênis Para Academia

melhores tênis para academia

Saiba quais são os melhores tênis para academia!

Frequentar uma academia tem se tornado cada vez mais um processo complexo. Afinal, há muitos fatores envolvidos nisso, não só os exercícios em si. Para muitos envolve a escolha do melhor whey protein, por exemplo, além de, é claro, do outfit de malhação. E nisso incluímos os calçados. Por isso neste artigo daremos todas as dicas e uma lista completa com os melhores tênis para academia.

Nossa Escolha:

Nike
Free Metcon
Treino & Academia
Nossa Avaliação:
Cabos Flywire na construção
Entressola: espuma macia
Nike
Utility Trainer
Treino & Academia
Nossa Avaliação:
Camada interna: woven elástico
Solado: borracha aderente

 

12 Melhores tênis para realizar exercícios na academia

Não basta escolher um par de calçados bonitos e super na moda para iniciar suas atividades na academia. Engana-se quem pensa que o que importa aqui é a marca do produto, as cores ou mesmo o preço. A definição do melhor tênis está completamente relacionada com a qualidade do objeto, o que é algo que ne sempre é fácil definir apenas olhando ou mesmo experimentando na loja.

Além disso, é preciso levar em consideração quais tipos de atividades físicas pretende praticar. Um tênis voltado apenas para exercícios de musculação não é ideal para quem quer correr na esteira, por exemplo. Se você é da turma do crossfit, isso é ainda mais complexo, pois há calçados especialmente voltados para esse tipo de prática.

Portanto você verá abaixo na lista que são abordados tênis para os mais diversos objetivo de atividade física. Há aqueles para quem pretendem focar na corrida. Caso queira algo mais geral, também há para você. O importante é achar o seu modelo dentre os melhores tênis para academia da nossa lista.

 

O Free Metcon tem a tecnologia Mesh Super, que proporciona durabilidade a mais nas áreas que normalmente se desgastam mais. É estável, flexível, com borracha envolvendo as laterais para que o produto resista por mais tempo.

Por baixo, no solado, o Free Metcon conta com ranhuras cuja função é permitir que seus tênis se expandam em todas as direções. Durante o treino, há, assim, uma sensação de naturalidade e de leveza em cada passada.

A entressola dos calçados é feita com uma espuma macia que fica dentro de uma espuma mais firme. O amortecimento, portanto, é mais estável, firme, sem deixar de transmitir leveza na hora do levantamento de peso.

 

Outro benefício desse modelo é o calcanhar plano. Isso confere uma grande estabilidade para quem quer levantar pesos, halteres e barras. Na parte frontal há camadas de camurça que prolongam a duração do produto. Na região dos dedos há camada TPU, que aumenta ainda mais a durabilidade do Tech Trainer. O solado, por sua vez, é de borracha, com sistema agressivo de adesão ao solo.

 

O Free TR V8 tem a tecnologia Flywire, que literalmente vai prender você. Isso porque as bolsas de borracha no solado são capazes de aderir a praticamente qualquer superfície. Elas proporcionam tração multissuperfícies, o que recomenda o uso desses calçados não só na academia, mas também fora dela.

Na parte onde ficam seus dedos há uma estampa especial que proporciona maior durabilidade. A entressola é embutida com espuma IU, que estabelece movimentos leves, mas rápidos e livres. Isso é potecializado por ranhuras cortadas a quente no solado. É fácil calçar os tênis e é fácil retirá-los

Alphabounce da Adidas

Quem pratica treinos de força e de condicionamento, não pode deixar de lado o Alphabounce, da Adidas. Esse tênis foi feito para quem está em um meio termo entre exercícios de musculação tradicionais e entre atividades crosss training. É por isso mesmo que os solados de borracha desses calçados são semelhantes aos solados dos tênis de crossfit.

Além disso, o Alphabounce tem um drop baixo, pensado justamente para dar uma base sólida e firme para que você realize squats e levantamentos de peso dos mais variados tipos. Não há costuras no cabedal, o significa que é mais fácil colocar e retirar os tênis, além que o cabedal envolve os pés com maior conforto. Isso oferece suporte lateral para os pés.

Tênis Trail Galaxy da Adidas

Estabilidade, conforto e beleza: isso é o que define o Trail Galaxy. Embora ele seja perfeito para exercícios sobre solos imprevisíveis, rochosos e desnivelados, é também ideal para atividades indoor. Se você gosta de pegar pesado nos agachamentos, nos burpees ou se o objetivo é correr na esteira, o Trail Galaxy é um dos melhores.

O cabedal sintético em mesh é arejado, o que mantém seus pés ventilados durante toda a prática física. Suba na esteira, faça exercícios de musculação, pedale na bicicleta ergométrica: mesmo com tudo isso sentirá que os seus pés estão completamente arejados, sem aquela sensação de que estão sobre um forno em chamas.

A entressola em Cloudfoam dá maior amortecimento a todos os impactos. Como a velocidade na esteira é constante por mais tempo, se quiser experimentar correr em níveis mais rápidos, os impactos serão todos amortecidos. A palmilha OrthoLite, da Adidas, fornece maior performance sem perder o conforto.

Não podemos nos esquecer de falar que esse tênis é ideal para quem tem pisada neutra. O solado tem tecnologia Traxion, para maior aderência.

Tênis Cosmic 2 Carbon S18 da Adidas

O Cosmic 2 Carbon S18 é um tênis mais voltado para a academia. Claro que a qualidade do seu material permite que você realize quaisquer atividades de musculação tradicional, desde que não envolva exercícios de extremo impacto, como os de crossfit.

De qualquer forma, assim como o Trail Galaxy, possui cabedal em mesh respirável, para arejar e evitar que se acumule transpiração nos pés. A entressola também é em Cloudfoam, tecnologia conhecida por superior em termos de amortecimento, ainda que o solado Adiwear seja resistente, durável e flexível ao mesmo tempo. A palmilha OrthoLite da Adidas fecha o pacote, trazendo conforto e estabilidade.

É um tênis de pisada neutra, com um contraforte aplicado no calcanhar. Isso garante mobilidade excelente no tendão de Aquiles, evitando, ao mesmo tempo, que essa parte sofra algum tipo de torção.

Flexweave da Reebok

Se você é “crossfiteiro”, não se preocupe. Nós não vamos esquecer de lhe ajudar a encontrar um tênis para melhorar o seu desempenho. Temos, por exemplo, os calçados Nano 8 Flexweave, da Reebok, que foi desenvolvido para quem quer elevar os seus limites ao máximo.

A construção desses tênis busca trazer a máxima segurança para que o usuário consiga realizar todos os exercícios sem sofrer com dores nos pés. A entressola e o calcanhar possuem um sistema conhecido, em inglês, como Compression Molded Ethyl Vinyl Acetate, ou CMEVA. Isso é o que garante que os pés fiquem firmes, sem chances para torções ou complicações do gênero.

Nos dedos há uma camada extra de proteção, que busca aumentar a durabilidade do produto. Quem é adepto do crossfit sabe que essa prática esportiva exige muito de todas as partes inferiores do corpo, mas principalmente dos pés e dos seus dedos. É nessa região, assim como na sola, que os maiores impactos se apresentam.

Por falar em sola, o solado em borracha foi feito de modo que haja maior abrasão e maior aderência ao solo. É a combinação perfeita para que os seus pés se mantenham firmes ao escalar paredes, ao subir cordas ou mesmo a levantar pneus ou pesos simples. Não podemos deixar de mencionar, por fim, que o Nano 8 possui um sistema de amortecimento poderoso e eficiente.

Tênis para academia Metcon DSX Flyknit 2 da Nike

Desenhado para quem é exigente e busca apenas o melhor para os seus pés, o DSX Flyknit 2, da linha Metcon da Nike, é um dos melhores tênis de academia. Seu tecido é respirável, contando com cabos estabilizantes Flywire. Não elimina completamente os maus odores provenientes da prática física, mas ajuda a ventilar os pés em atividades de corrida e de intensidade, como alguns exercícios de crossfit.

Inspirada no feedback de corredores profissionais, que desejavam um tênis macio como uma meia, a Nike colocou amortecimento de espuma no DSX Flyknit 2. Você praticamente não sentirá os tênis em seus pés, pois pensará que está flutuando ao calçá-los. Ainda assim, mesmo com todo o conforto de um amortecimento leve, seus movimentos são firmes e estáveis.

Se você quiser realizar exercícios de parede, mas tem receio em perder os tênis, a Nike pensou nisso também. A empresa desenvolveu um suporte para o calcanhar, que estabiliza os calçados nos pés, sem machucar o usuário por isso. Há, além disso, uma borracha no calcanhar e no antepé, fornecendo maior tração.

Tênis de academia Metcon 4 da Nike

A Metcon é uma das melhores linhas da Nike. O modelo 4 dessa linha é simplesmente um must have para quem procura estabilidade, conforto e performance. A base do calçado é estável, resistente e forte. Ele suporta praticamente qualquer atividade física. Se quiser escalar com corda, ele aguenta. Mas se o desejo for dar sprints ou mesmo fazer leg press, também.

A edição 4 do Metcon é uma das mais duráveis. Há uma estampa em textura que reforça seus tênis, indo do calcanhar aos dedos, de modo que o desgaste seja lento e quase imperceptível. Já a entressola é mais macia no antepé, enquanto é mais firme no calcanhar. Você tem, assim, estabilidade no levantamento de peso e flexibilidade caso queira realizar corridas.

Como adicional, os cadarços podem ser personalizados na forma como se distribuem, para que fique mais confortável para cada usuário. Há mesh tanto no calcanhar quanto no tornozelo, para fazer com que seus pés respirem mais e não transpirem muito durante a atividade física.

Questar TND da Adidas

Apesar de ser definido como um tênis de corrida, o Questar TND é perfeito, de acordo com a fabricante, para os mais variados tipos de treino. Você pode correr, pode utilizá-lo em treinamentos de força, de alto impacto ou simplesmente para um reforço regenerativo.

Tanto o calcanhar quanto a entressola possibilitam pisadas macias, com um amortecimento de alta qualidade. A frente dos tênis, por sua vez, pisam com firmeza e são reforçadas por uma cama extra, que visa deixar os calçados mais duráveis a todo tipo de impacto. Ainda que seja apenas um detalhe estético, é interessante que esse modelo tenha, ainda, um cabedal em mesh respirável que muda de cor.

Cabe falar um pouco mais da entressola, já que o amortecimento é duplo. É composto por uma espuma de densidade duplicada, formada pela Cloudfoam TND e por uma palmilha OrthoLite, patenteada pela Adidas.

Cloudfoam Element Race da Adidas

Design esportivo, leve, com um visual e com um estilo que lembram os melhores tênis de corrida de rua da famosa Adidas. O Cloudfoam Element Race é tudo e mais um pouco para quem quer treinar indoor com a sensação de que está praticando atividades na rua. É um tênis que serve tanto para realizar exercícios quanto para sair com os amigos em um domingo no parque, já que é esteticamente casual.

Precisamos falar da entressola, que, assim como o modelo anterior, contém um amortecimento duplo. Há a presença da já renomada tecnologia Cloudfoam, que dá o nome ao tênis, assim como há a presença da palmilha amortecedora especial, desenvolvida especialmente pela Adidas e conhecida como OrthoLite.

Além do amortecimento premium, você obterá com esse tênis um cabedal em mesh respirável, em duas cores. As três listras características da marca são aplicadas sem costura, o que dá um aspecto ainda mais bonito ao tênis.

No calcanhar há puxador, e o forro é em tecido confortável para qualquer atividade moderada. O solado é todo de borracha, mas nem por isso você deixa de ter flexibilidade e estabilidade ao mesmo tempo.

tênis para malhar

O Mirage assume-se como um grande produto só por ser fabricado pela Everlast. No mercado de artigos esportivos há mais de 100 anos, essa gigante apresenta nesse calçado uma qualidade incrível. O material é duradouro, além de o produto ser fabricado com tecnologias de ponta.

O cabedal é em material sintético. A malha é feita com painéis para ventilação, forro têxtil, entressolaem EVA e com uma tecnologia conhecida como Mid Fit, que ajuda os pés a se movimentarem de modo mais natural e seguro. O solado é em borracha, produzido com uma tecnologia chamada de VETRU, um sistema evoluído de amortecimento.

Tipos de tênis para academia

melhores tênis para malhar

Conforme você já percebeu, não há um tênis que sirva para todos os tipos de atividade física. Aliás, usar um calçado qualquer para as mais diversas práticas esportivas é um perigo para a saúde dos seus pés e mesmo dos seus joelhos.

É importante saber o que levar em consideração quando for atrás dos seus novos pares de acordo com o tipo de atividade que quer praticar. Sendo assim, separamos umas dicas que podem auxiliar quem está em dúvida sobre realizar essa importantíssima escolha.

Tênis para musculação

Os exercícios de musculação são todos baseados no levantamento de pesos, sejam eles halteres, anilhas ou mesmo o peso do seu próprio corpo. Portanto os calçados voltados para esses exercícios precisam possibilitar estabilidade e até mesmo equilíbrio ao usuário.

Manter a postura correta durante a prática de musculação é essencial. Pense, por exemplo, em exercícios como o squat, o famoso agachamento. Tênis com solados muito finos, pouco resistentes e que não auxiliem o corpo a se manter firme serão um problema. Eles farão com o impacto seja completamente transferido para os joelhos, para as articulações e para os tendões, o que é perigoso.

Todos os tênis criados especificamente para a musculação possuem, portanto, um amortecimento rígido. Não há drop, mas há suporte no meio do calçado para que essa região do pé fique bem fixada ao solo. Procure, portanto, esse tipo de tênis caso queira pegar pesado quando puxar ferro.

Tênis para ginástica aeróbica

tênis feminino para academia

Quem nunca ouviu falar nas concorridas e procuradas aulas de Zumba? Ou nas aulas de Jump? Pois bem! Esse tipo de exercício aeróbico gera um impacto absurdo nos pés, que se não for bem administrado por esses membros do corpo, irá irradiar para outras partes. É uma receita perfeita para gerar problemas nas articulações e nos tendões.

Exercícios de cárdio, que fortalecem o coração e o pulmão, além de tonificar os músculos, exigem calçados que tenham um amortecimento inigualável. Esse tipo de tênis normalmente serve para ser usado em atividades sobre uma esteira elétrica, contudo o ideal mesmo é deixá-lo apenas para o Step e demais atividades do gênero.

Os calçados para ginástica aeróbica precisam oferecer sempre um retorno de impacto, de energia, assim como flexibilidade e tração. Não basta ter um solado resistente ou que amorteça o impacto, mas também que o distribua por toda a sola do pé igualmente e que não desgaste com facilidade.

Tênis para corrida

Tênis para corrida precisa ter um sistema de amortecimento de elevada qualidade. No entanto não é só nisso que você deve prestar atenção. Pense também que deve ser um calçado flexível, que absorva o impacto e que tenha um solado reforçado para que seja resistente ao uso contínuo sobre uma esteira.

Outra questão importante que você deve levar em consideração ao adquirir seu par de tênis é a sua pisada. Lembre-se que já falamos sobre isso antes e sobre a importância de conhecer como ocorre o contato dos seus pés com o solo. Por isso tenha ciência se sua pisada é neutra, supinada ou pronada, para, então, adquirir o tênis mais adequado.

Tênis para crossfit

A escolha de um tênis para exercícios de crossfit deve se basear em fatores muito semelhantes àqueles que vimos em relação aos tênis para ginástica aeróbica. Isso porque essas atividades trabalham com muito impacto contra outros objetos e contra o solo. É necessário calçados com durabilidade, que reajam bem aos choques contra superfícies e que não devolva a energia para você de forma errada.

Outra questão é que os melhores tênis para academia de crossfit são aqueles que não possuem cadarços ou que possuem cadarços curtos. Como os exercícios são em ritmo de circuito e como envolvem subir em caixas, escalar paredes ou se pendurar em cortas, é perigoso haver cadarços, pois podem se prender em algum material alheio.

Os tênis para essas atividades têm outra característica única, que é possuir pequenas travas no solado. Isso confere maior aderência na hora da prática, algo que é indispensável. Por isso não é nada aconselhável ir para uma academia de crossfit com um modelo mais “tradicional”. É certeza de que você irá se machucar feio!

 

 

 

 

Fonte: Research Gate

Fonte bibliográfica:

  • Sinclair J, Taylor PJ, Edmundson CJ, et al. The influence of footwear kinetic, kinematic and electromyographical parameters on the energy requirements of steady state running. Mov Sport Sci. 2013;80:39–49.

Crédito das imagens: Lojas Americanas, Unsplash, Adidas, Nike e Reebok