O novo saque emergencial FGTS atingirá no próximo dia 31 os trabalhadores nascidos em setembro e outubro. Dessa maneira, ele será encerrado no dia 14 de novembro. É nessa data, aliás, que os beneficiados com aniversário nos meses de novembro e dezembro também serão contemplados pela possibilidade de movimentação de saldo.
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço possui saque limitado às previsões em lei. Contudo, a movimentação emergencial é decorrente da necessidade de auxílio às famílias brasileiras em razão da pandemia de Covid-19.
Abaixo, confira como são feitas as liberações do saldo emergencial e como realizar o saque em caixas eletrônicos ou lotéricas.
Também veja: Quem pode sacar o FGTS? Entenda aqui sobre o assunto
Novo saque FGTS emergencial: confira datas de pagamento
O saque emergencial permite que o trabalhador tenha acesso a até R$ 1.045 do saldo do FGTS.
Para isso os pagamentos são feitos em duas fases: primeiramente há liberação do valor no aplicativo Caixa Tem. Nesse momento tão somente é possível o uso do saldo para pagamento de contas e compras online.
Já na segunda fase é possível realizar o novo saque FGTS emergencial. Apenas os trabalhadores nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro ainda não tiveram o direito de movimentá-lo, o que ocorrerá em breve. Confira o calendário da Caixa Econômica Federal (CEF):

Como sacar o FGTS de emergência no caixa eletrônico ou lotérica?
O novo saque do FGTS emergencial deve ser solicitado pelo aplicativo Caixa Tem e o seguinte passo a passo:
- Primeiro, acessar o aplicativo Caixa Tem e realizar login;
- Em seguida, clicar em “Saque sem cartão”, “Gerar código para saque” e “Gerar Código”;
- Um número será concedido na tela do celular e o trabalhador deve anotá-lo, pois corresponde ao código para saque.
Esse número deve ser apresentado em uma casa lotérica junto ao documento com foto e número do PIS. Por outro lado, também pode ser utilizado para realização do novo saque do FGTS emergencial em um caixa eletrônico da CEF.
Nesse caso, basta clicar na tela e depois em “Entra” e “Auxílio Emergencial/BEm”. Por fim, cabe ao cidadão digitar o número do seu CPF e na sequência fornecer o código anotado anteriormente.
Para ambos os casos de novo saque do FGTS emergencial é preciso cuidado, pois o código somente tem validade de uma hora. Caso decorra tempo superior a este até o efetivo saque há necessidade de geração de uma nova senha.
Confira agora: Auxílio emergencial 2021 vai existir ou não? Saiba tudo sobre o assunto