O receituário de medicamentos anorexígenos agora tem validade de 30 dias, confira

Nova determinação da Anvisa para os anorexígenos apresenta novo período de validade para a receita deste tipo de medicamento

Esta é a nova ordem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, que estabelece o prazo de validade de 30 dias para o receituário de anorexígenos. O Saúdelab traz pontos importantes para aquelas pessoas que precisam emagrecer e fazem controle com medicamentos reguladores de apetite. Portanto, siga a leitura abaixo para entender o que é a obesidade e como esses medicamentos anorexígenos agem no organismo humano. 

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

 emagrecer com anorexígenos
Brasil pode se tornar uma nação de obesos em 2030 – Fonte da imagem: Canva pro

Anorexígenos

Em primeiro lugar, os anorexígenos são medicamentos utilizados para diminuir o apetite. Isto é, quando é necessário tratar algum problema de obesidade ou para emagrecer, os anorexígenos são recomendados.

Assim, esta classe de medicamento pertence à mesma de outras drogas controladas. Até por conta disso, necessita de uma receita médica, indicada e assinada por um profissional da área da saúde.

Portanto, não basta apenas querer usar um anorexígeno como inibidor de apetite. Assim, é necessário fazer uma consulta com um médico qualificado, que entenda o seu problema, identifique-o e decida partir para esse tratamento, com a sua anuência. 

Obesidade X remédios para emagrecer

Por fim, vale dizer que os anorexígenos podem ser utilizados para combater a obesidade. Por outro lado, oferecem riscos cardíacos, tanto que passaram um bom tempo sendo proibidos até o fim da década passada. 

De qualquer modo, no caso de obesidade, é preciso ter um IMC (índice de massa corporal) maior que 30 kg/m². Além do uso de medicamentos como estes, fazer atividades físicas e realizar algum tipo de terapia comportamental são outras ações que ajudam no tratamento da obesidade.

Este pode parecer um problema de saúde que não tem muita importância, mas o número de brasileiros com obesidade aumenta a cada ano. Só nos últimos quinze anos, a porcentagem quase dobrou. E no fim da década, a maioria pode estar com peso excessivo.

Portanto, moderação na hora de comer e a prática de exercícios físicos integrados à rotina são recomendados. 

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação