Óleo de Coco: o Melhor Ingrediente Para a Sua Saúde

óleo de coco

Que tal incluir o óleo de coco na sua alimentação? Ele é ótimo para a pele e ajuda você a emagrecer!

Pode-se dizer que o óleo de coco é uma solução para diversos problemas. Ele nutre a pele, hidrata os cabelos e é uma ótima fonte de energia em dietas low carb. Mas você conhece todos os benefícios desse ingrediente tão maravilhoso?

Muito usado na Ásia, o coqueiro só foi introduzido no Brasil por volta de 1553, pelos portugueses. No início, a palmeira que dá origem à fruta foi plantada apenas na Bahia. Por isso que na nossa culinária, é a comida baiana que usa mais o coco e seus subprodutos.

Como alimento, o óleo de coco traz vários benefícios para o organismo. Ele contém uma combinação de ácidos graxos com propriedades antioxidantes, ajudando na absorção de outros minerais. Na verdade, 90% do óleo de coco é composto por esta substância!

Ele também tem poderosos efeitos sobre o seu metabolismo. Por isso, veja abaixo todos os benefícios de tomar óleo de coco para sua saúde e como consumi-lo.

óleo de coco

Óleo de coco – Informação Nutricional

Quantidades referentes a cada 100 gramas do produto.

Calorias 862 Kcal
Gorduras Totais 100 gramas
Gorduras Saturadas 87 gramas
Gorduras Poliinsaturadas 1,8 gramas
Gorduras Monoinsaturadas 6 gramas
Colesterol 0 miligramas
Sódio 0 miligramas
Carboidratos 0 gramas
Fibra Alimentar 0 gramas
Açúcar 0 gramas
Proteínas 0 gramas
Vitamina A 0 IU

Benefícios do óleo de coco

Ao longo dos anos, cientistas descobriram diversos usos para o óleo de coco. Na saúde, apesar de não ser considerado um medicamento, é visto como um superalimento, rico em nutrientes vitais para o nosso organismo.

Confira por que e para que você pode utilizar este óleo a fim de melhorar a sua saúde!

1. Diminui o colesterol

Este superalimento é repleto de gorduras insaturadas que aumentam os níveis de Lipoproteína de alta densidade (HDL), também conhecido como o bom colesterol. Isso diminui drasticamente os riscos de doenças cardíacas, porque o HDL ajuda a “limpar” o sangue, diminuindo a viscosidade dele e tornando as artérias e veias mais fluidas.

Os ácidos graxos presentes no óleo são tão benéficos quanto os que estão também nos peixes e frutos do mar. Quem tem sobrepeso e problemas cardíacos subsequentes, deve ingerir fontes de ômega 3, como esta, para diminuir riscos de enfarto, tromboses, coágulos, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) e aneurismas.

2. Ajuda a perder peso

Os triglicérides presentes no óleo de coco aumentam a energia corporal, em relação a outras gorduras. Ele também é digerido mais rápido que o açúcar no corpo. Estudos comprovam a redução da circunferência da cintura depois do consumo de 30 gramas por dia (sem exercícios nem dietas restritivas).

Além disso, o alimento é ótimo para diminuir a gordura visceral, aqueles pneus na barriga que a gente não gosta. Este tipo de gordura é o pior e pode ser um risco enorme para nossa saúde, dependendo da nossa idade e da quantidade. O aumento do acúmulo de gordura nesta região é um alerta para doenças como a diabetes, por exemplo.

O óleo de coco é também um alimento saciante. Ou seja, ele age no nosso corpo dizendo para o nosso cérebro que não precisamos comer mais, que estamos saciados. Quando ingerimos este produto frequentemente, diminuímos a ingestão de outros alimentos. Isso também ajuda na hora de baixar uns números na balança!

3. Ajuda a manter a função cerebral

óleo de coco melhora a mémoria

O óleo é considerado uma fonte de combustível tão poderosa quanto a glicose. Isso significa que ele mantém o cérebro e o sistema nervoso nutridos, reduzindo níveis de açúcares no sangue e evitando os picos da glicose.

Isso acontece graças aos triglicerídeos de cadeia média (TCM), que se convertem em cetonas. As cetonas regulam o metabolismo através de algumas proteínas. Elas são responsáveis por parte da otimização das atividades cerebrais.

Em estudos, o óleo de coco mostrou que tem benefícios terapêuticos na melhora dos sintomas de doenças como a epilepsia e o Alzheimer.

4. Mata bactérias, virus e fungos

Ele possui ácido láurico, que tem propriedades antifúngicas, antibactericidas e antivirais. Isso o torna uma poderosa arma contra vários tipos de infecções. Experimente, por exemplo, após o banho, passar um pouco de óleo de coco nas axilas antes de por o desodorante.

O óleo de coco não funciona como desodorante em si, mas ele ajuda a combater as bactérias causadoras do mau cheiro. Além disso, assim como a vaselina, ele ajuda a fixar o perfume do seu desodorante.

Com este óleo natural, você fica cheirosa por mais tempo e ainda protege suas axilas dos efeitos nocivos dos produtos de beleza! Você pode também usá-lo em unhas com fungos, lábios rachados, espinhas e outros pequenos problemas do gênero.

Se ver que o problema persiste, talvez seja melhor consultar o seu dermatologista, para definir qual a melhor forma de uso. Mas o óleo de coco não age só na pele topicamente.

De dentro para fora ele também faz a diferença. Quem ingere o óleo com regularidade, costuma ter menos acne, manchas de pele, problemas de infecções e inflamações.

5. Acelera o metabolismo

Assim como a canela, o óleo de coco é “termogênico“. Ou seja, consumi-lo tende a queimar mais gordura corporal. Também por causa dos TCM, este alimento aumenta a taxa metabólica, pelo menos temporariamente.

Em média, 15-30 gramas de óleo de coco aumenta o gasto de calorias, em cerca de 120 calorias a mais, durante um período 24 horas. Emagrecer com óleo de coco fica mais fácil! Além disso, alguns estudos, feitos por endocrinologistas, mostram que o consumo deste óleo melhora o funcionamento da glândula tireoide.

6. Combate o envelhecimento

O óleo de coco é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres, substâncias que causam o envelhecimento das células. Quem consome o óleo com alguma frequência pode estar se prevenindo de alguns tipos de câncer.

A presença da vitamina E no óleo também ajuda a devolver elastina a pele, tornando-a mais macia e sedosa. Passar o óleo de coco na pele pode protegê-la de diversos fatores maléficos como os raios ultravioletas, a poluição e agentes patogênicos que causam infecções.

É cientificamente comprovado que o óleo de coco in natura na sua pele funciona muito melhor que diversos produtos cosméticos rejuvenescedores.

Como é feito o óleo de coco?

Parece até piada dizer que o óleo de coco é um produto natural do coco, mas é a mais pura verdade. O alimento é extraído diretamente da fruta. Você pode inclusive fazer o seu óleo de coco em casa.

O processo é muito simples: basta abrir o coco, remover a água e descascá-lo, essa é a parte mais difícil. Depois, pegue as partes brancas e duras e triture em um liquidificador.

Basta coar e pronto, o que sobra já é o óleo do coco. Em um primeiro momento, ele vai estar bastante líquido, mas você pode solidificá-lo na geladeira.

Depois é só aquecer um pouco ou bater com uma batedeira que ele volta a ficar cremoso. Os benefícios do óleo de coco em cápsulas também são muitos, mas quanto mais natural a forma de consumo, melhor para a sua saúde.

benefícios do coco para saúde

Como usar o óleo de coco?

Você pode usar o óleo de coco em inúmeras coisas e diferentes alimentos. Pode, por exemplo, substituir o azeito e os outros óleos na sua cozinha, usando este alimento para temperar saladas e cereais.

Você também pode se livrar da margarina e da manteiga, optando pelo óleo de coco. Experimente fazer isso e untar o pão do dia a dia com o alimento. Você com certeza vai gostar!

Você pode também usar com uma colher de chia de manhã e manter o bom funcionamento do intestino. Ou colocar em vitaminas, batidas e smoothies para dar mais energia naquele lanche antes do treino.

Em receitas, você pode trocar as fontes de gorduras sempre pelo óleo de coco. Nos bolos e panquecas, além de torná-los mais saudáveis, faz ficar uma delícia!

Bulletproof coffee

Ao estudar os muitos efeitos do óleo de coco, o biohacker Dave Asprey descobriu que misturar café com óleo de coco e manteiga pode resultar em um energético natural. Mais do que isso, a combinação aumenta o poder cognitivo do seu cérebro em até 50%.

O estudo, realizado por Dave, mostrou que ,após inserir a bebida no cardápio diário, é possível até mesmo aumentar o seu QI. O café ficou conhecido como Bulletproof Coffee (na tradução literal: café à prova de bala). No Brasil, a bebida ainda não é muito conhecida, mas alguns estudantes já adotaram o “café da inteligência”. Veja como prepará-lo!

café com óleo de coco

Ingredientes:

  • 200 mililitros de café passado;
  • Uma colher de sopa de manteiga sem sal;
  • Duas colheres de sopa de óleo de coco virgem.

Modo de preparo:

É muito simples! Primeiro, passe o café como faria normalmente. Depois, em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um creme homogêneo.

Beba em seguida, não deixe para depois, pois perde-se nutrientes. Para a receita ficar 100% saudável, opte pela manteiga clarificada e pelo café orgânico.

Dieta do óleo de coco

Você pode adicionar o óleo a sua dieta e perder até quatro quilos em quinze dias. A dieta ajudará você a aumentar a eficiência e eficácia do seu metabolismo.

Você pode consumir até cinco colheres de óleo de coco por dia. Lembre-se de discutir isso com o seu nutricionista antes de dar início a mudança alimentar.

Também não se esqueça que este alimento sozinho não faz milagre. É preciso que você se exercite regularmente. Veja baixo como preparar um cardápio de dieta com o óleo de coco.

Café da manhã

Você pode optar por um suco de mamão com óleo de coco e ameixa, uma fatia de pão integral e duas fatias finas de queijo magro. Ou uma vitamina com óleo de coco, leite de soja e morango, mais dois biscoitos salgados integrais e uma colher de sobremesa de humus caseiro.

Se preferir comer mais frutas, pode adicionar uma colher de sopa de óleo de coco em uma taça com frutas e iogurte. Ou fazer um suco detox com o óleo. Para o suco, você vai precisar de:

  • Uma xícara de chá de morango fresco;
  • Uma colher de chá de gengibre ralado;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco;
  • Gelo a gosto;
  • Uma folha de couve;
  • Um copo de água.

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida. Não guarde para depois, pois o suco perde nutrientes.

Lanche da manhã

Uma fruta ao natural. Pode optar entre: uma pera, ou goiaba, ou uma maçã.

Almoço e janta

Opte por comer salada e carnes magras como frango e peixe. Se grelhar as carnes, faça com o óleo de coco. Seu prato deve sempre ter a seguinte proporção: metade salada ou legumes cozidos, um quarto de carboidratos saudáveis e um quarto de proteínas.

Lanche da tarde

Coma um iogurte com uma colher de chá de óleo de coco e outra de chia.

Ceia

Antes de dormir, beba um copo de leite magro ou um chá.

É possível fazer óleo de coco em casa?

como fazer óleo de coco

Com certeza! Você pode fazer diversos subprodutos do coco em casa. Desde o óleo até o leite, que sai muito mais em conta do que comprar no supermercado. Veja abaixo como

Como fazer óleo de coco caseiro?

A receita é simplíssima e a extração do óleo a frio é a melhor forma de obter um produto completamente biológico e saudável, livre de conservantes ou açúcares. Tudo que você precisa é de três cocos ao natural ou 500 gramas de coco desidratado sem nenhum aditivo.

Modo de preparo:

Se comprar o coco, corte a fruta, remova a água, a casca e separe apenas a poupa branca. Se optar pelo coco desidratado, fica um pouco mais simples. Pegue essa parte branca e passe-a pelo processador de alimentos.

Você precisará bater varias vezes para que o coco solte o óleo. Depois que alcançar uma consistência de massa densa e homogênea, passe o conteúdo por uma peneira. O líquido que se soltará já é o óleo de coco, porém em seu estado mais puro. Armazene-o em um pote limpo e hermético.

Guarde por 24 horas longe do calor e da luz antes de usar. O óleo vai se depositar no fundo e endurecer levemente.

Como fazer leite de coco

Para quem não pode beber leite normal ou sofre de intolerância à lactose, o leite de coco é uma excelente opção. Além de delicioso, ele tem todos os benefícios do óleo da fruta e mais alguns. Veja como é fácil fazer!

Ingredientes:

  • Uma polpa de coco (sem a casca escura);
  • 700 ml de água morna.

Modo de preparo:

Bata ambos os ingredientes em um liquidificador por pelo menos três minutos. Coe bem a mistura e transfira a parte leitosa para uma jarra de vidro.

Deixe gelar se quiser ou use em seguida. Esse leite dura até três dias se for mantido na geladeira.

Aprenda algumas receitas saudáveis com óleo de coco

Além de ser uma ótima fonte de energia, o óleo de coco ajuda a emagrecer, regula o colesterol, acelera o metabolismo, dentre outros. Ele é um produto realmente versátil!

É possível substituir a manteiga pelo óleo de coco, substituir óleo nos bolos, além de usá-lo para untar panelas, fritar e cozinhar alimentos de um jeito mais saudável.

óleo de coco

Agora você já aprendeu a obter os subprodutos dessa fruta maravilhosa, aprenda quatros receitas de sucos e drinks saudáveis, com poucas calorias e muita energia. Veja também como fazer bolo de chocolate com óleo de coco.

Shake de amora

Para refrescar o seu verão, essa batida é uma delícia! Rende até oito porções de apenas 42 calorias.

Ingredientes:

  • Meia xícara de chá de amoras (frescas ou congeladas);
  • Meia xícara de chá de iogurte desnatado;
  • Meia xícara de chá de bebida vegetal de arroz;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco;
  • Duas colheres de sopa de mel;
  • Cinco cubos de gelo.

Modo de preparo:

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador e servir.

Suco de abacaxi com hortelã e óleo de coco

Fica tipo uma piña colada e quem não ama esse drink? Cada copo grande fica com apenas 105 colorias.

Ingredientes:

  • Duas fatias de abacaxi, de preferência orgânico;
  • Meio copo de água filtrada;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco;
  • Folhas de hortelã a gosto.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e servir.

Suco de limão e óleo de coco

suco de limão e óleo de coco

Se quiser, pode adoçar esse suco com stévia. A receita serve quatro pessoas. Cada porção tem 70 calorias.

Ingredientes:

  • Três xícaras de chá de água de coco;
  • Dois limões;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco;
  • Cinco folhas frescas de hortelã.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar homogêneo.

Coquetel de frutas

Excelente para as crianças! Cada copo fica com 65 calorias apenas.

Ingredientes:

  • Uma xícara de chá de suco de laranja;
  • Suco de um limão;
  • Uma xícara de chá de água gelada;
  • Uma fatia de abacaxi;
  • Uma beterraba;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco.

Modo de preparo:

Higienize e descasque as frutas. Prepare os sucos de limão e laranja. No liquidificador, acrescente os sucos, a beterraba, o abacaxi e o óleo de coco. Coloque o coquetel em taças e serva gelado.

Bolo de chocolate com óleo de coco

Quer usar oléo de coco no preparo de alimentos, mas ficou sem criatividade? Então confira como fazer um delicioso bolo livre de gorduras e com poucas calorias.

O bolo fica bem molhadinho por dentro e, tem mais: não leva ovos, nem vai ao forno! Esta receita é muito fácil e rende até oito porções de 162 calorias cada.

Ingredientes:

  • Duas colheres de sopa de cacau em pó da sua preferência (sem açúcar);
  • Meia xícara de chá de óleo de coco extravirgem;
  • Meia xícara de chá de xarope de agave (à venda em lojas de produtos naturais) ou mel;
  • Um quarto de xícara de chá de coco ralado sem açúcar;
  • Uma colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Coloque os ingredientes em uma tigela média e misture bem até ficar uma massa homogênea. Pressione em uma tigela rasa de vidro e leve à geladeira por duas horas.

Outra opção é colocar a massa em copinhos e comer a temperatura ambiente, como se fosse um mousse.

Óleo de coco para cabelo

como usar óleo de coco no cabelo

Quer saber como usar óleo de coco nos cabelos? É muito simples! Você pode adicionar um dia no seu cronograma capilar, uma vez por semana, para fazer umectação com óleo de coco. Isso não só garantirá mais hidratação e brilho ao seu cabelo, como também nutrirá os fios, devolvendo mais força e vitalidade.

As gorduras presentes no óleo não deixarão seus fios oleosos após a lavagem. Muita gente presume isso por causa da textura da substância. E é verdade que durante a aplicação poderá ficar com uma aparência desagradável. Contudo, pode fazer a umectação durante a noite.

Como? Basta aplicar o óleo mais puro no couro cabeludo e ao longo dos fios. Deixe agir e lave normalmente. O tratamento também ajuda a eliminar a caspa e outras doenças no couro cabeludo.

Óleo de coco para queda de cabelo

O cabelo começa a cair, na maior parte das vezes, porque está muito fragilizado. Cuidar do seu cabelo, aplicando óleos naturais, ajuda a recuperá-lo e driblar a queda. Todavia, se você tem alguma doença autoimune, como alopecia, apenas o óleo de coco não será suficiente.

Nesses casos, o melhor é misturá-lo aos óleos que além de hidratar, estimular o crescimento dos fios. O mais conhecido deles é óleo de rícino, também conhecido como óleo da mamona. O rícino atua diretamente nos folículos capilares, fazendo com que eles cresçam mais e mais depressa.

Misturar as duas substância sé importante para a eficácia do tratamento, uma vez que o rícino é muito denso e suas moléculas muito grandes para serem absorvidas sozinhas. Quando em conjunto com o óleo de coco, fica mais fácil a penetração no couro cabeludo.

E tem mais! Aplique sempre com as mãos, sem luvas. Os óleos também atuam no crescimento e fortalecimento das unhas.

Óleo de coco na pele

óleo de coco para a pele

Assim como o produto é bom para o cabelo, ele pode fazer milagres pela sua pele. Experimente substituir seu hidratante corporal pelo óleo. Faça isso por uma semana e você notará rapidamente a diferença.

A hidratação com óleo de coco é mais completa, pois a substância penetra em diversas camadas do tecido, fazendo com que ele retenha os líquidos por mais tempo. Isso evita a desidratação da pele, acaba como aquela aparência escamosa e até diminui pelos encravados.

E se você está se perguntando que óleo de coco usar, saiba que é aquele de cozinhar mesmo, à venda nos supermercados. Você também pode produzir o seu alimento em casa, como mostramos acima.

Posso passar óleo de coco no rosto?

Não só pode, como deve! O óleo tem propriedades antifúngicas e antibacterianas. Ou seja, ele ajuda a tratar micoses, acne, psoríase e uma série de problemas dermatológicos. Ele também promove uma melhor hidratação da pele, diminuindo rugas e linhas de expressão.

Alguns estudos mostraram até que óleo ajuda a reduzir manchas causadas pela idade ou exposição ao sol. Falando nisso, o produto tem Fator de Proteção Solar (FPS), é um excelente fixador de maquiagem e também serve como gloss labial natural.

 

 

 

Imagens: Pexels, Unsplash, Pxhere e Freepik

Fontes: Medical Daily, Dr. Juliano Pimentel e GreenMe