Pandemia: 5 dicas da medicina integrativa com a Dra. Elizangela Parron

A especialista indica hábitos que podem tornar sua vida melhor e mais saudável para além da pandemia

291
qualidade de vida
Pandemia: 5 dicas da medicina integrativa com a Dra. Elizângela Parron (Imagem: Pxhere)

A pandemia mudou a vida de todas as pessoas, gerando diversos problemas de ordem financeira, organizacional e emocional. Para auxiliar na adaptação para o “novo normal.” Elizangela Parron, odontóloga e profissional da medicina integrativa, dá 5 dicas para elevar a qualidade de vida. Confira hoje, 03 de Novembro de 2020.

Já de plano, a Dra Elizangela afirma que “a medicina integrativa é um tratamento que olha o ser humano como um todo, afinal, vamos além dos problemas que são mostrados clinicamente”, explica a especialista.

E mais, que “o objetivo é tratar a fonte do problema, em parceria com o paciente, conquistando a saúde”.

A cirurgiã-dentista enfatiza que a pandemia despertou vários sentimentos e olhares diferentes em todos. “De repente a morte nos deixou vulneráveis e surgiu uma necessidade de nos voltarmos para a saúde”.

Especialista em medicina integrativa
Especialista em medicina integrativa, Elizangela Parron (Foto: Divulgação)

Atuação da medicina integrativa

A medicina integrativa investe ainda no convívio entre a família e diminuição do stress. De acordo com essa fala da especialista, esse cenário da pandemia tem ajudado por lado, ou seja, o convívio familiar foi estreitado.

“Porque antes não tínhamos o tempo, e agora o recebemos de volta, e estamos mais com as nossas famílias de alguma forma. As pessoas querem aproveitar isso de vários ângulos, inclusive para melhorar a saúde”.

Dra. Parron esclarece que existe um grupo de pessoas das quais eram sempre cuidadosas no controle das suas doenças, e passaram por um turbilhão de sentimentos nestes meses, eventualmente, piorando os sinais e sintomas em seu corpo.

“Elas precisam ampliar os horizontes e cuidar da saúde de forma mais efetiva, para que fiquem menos vulneráveis às doenças”.

Problemas emocionais sob o olhar da medicina integrativa

A questão mais vista no isolamento foi a psicossomática, segundo a odontóloga. “Isso, todavia, está intimamente relacionado a minha área de atuação, pois o cirurgião dentista encontra na boca um microsistema completo, com todas as informações”.

Ela conta ainda que em diferentes pontos da cabeça e pescoço temos os registros de todas as nossas condições de saúde e doenças. “Não é à toa que temos aquele velho ditado que diz que a saúde começa pela boca”.

A medicina integrativa vai auxiliar no fortalecimento do indivíduo como um todo. Cuidando da interação dos alimentos , dos valores nutricionais, das intoxicações, das intolerâncias, assim como as interferências pelas quais a pessoa vem passando.

“Tudo isso através da boca, sempre na busca da origem dos problemas. A fórmula é simples: um corpo equilíbrio, mantém uma mente em equilíbrio”, completa.

5 dicas para elevar a qualidade de vida

1 – Coma o que te faz bem e não o que você tem vontade

Lembre-se que necessitamos de alimentos e não de produtos alimentícios, que é tudo aquilo que está processado e apresentado dentro de um pacote.

Muitos desses itens nos inflamam e causam dor de cabeça, gases, indigestão e, por consequência, irritabilidade. Fique atento e afaste-os da sua vida.

2 – Tome banho gelado

A água fria vai fazer você dormir muito melhor, pois diminui a temperatura do seu corpo. Ninguém dorme bem com o corpo quente.

É tão benéfico que atletas de ponta fazem tratamentos com água fria para recuperação de lesões e inflamações. Por consequência, aumenta a endorfina e a serotonina e estimula o nervo vago, promovendo um grande relaxamento, experimente!

3 – Controle o seu estresse

Como? Aprenda algo novo como cantar, tocar um instrumento, pintar, dançar. Descobrir coisas que lhe dão prazer vão contribuir muito para diminuí-lo.

O estresse piora o sistema imunológico, deixando você mais vulnerável as doenças e insônia. E se você dorme mal, consequentemente sua fome e a ansiedade aumentam. Pode chegar em média a 24% maior no dia seguinte.

E o ciclo se torna vicioso, fazendo que você tenha novamente um dia muito ruim em médio ou longo prazo, além de prejudicar e muito, a saúde.

4 -Tome sol

Os benefícios são inúmeros e vão muito além de prevenir osteopenia, osteoporose, obesidade, diabetes, bem como a pressão alta.

A luz do sol aumenta os níveis de serotonina, um hormônio responsável por regular o  humor e nosso sono. Ou seja, proporciona um dia mais feliz, mais focado e muito mais tranquilo. “Melhorando muito a situação de qualquer depressão”, enfatiza a especialista.

medicina integrativa
A dica da medicina integrativa é tomar sol (Foto: Francesca Zema)

5 – Cultive os bons relacionamentos

Estar conectado com pessoas que gostamos nos traz um grande prazer, de tal forma que produzimos ocitocina, adrenalina e dopamina. “Isso nos coloca numa ótima energia, chegando até a uma euforia positiva”.

As mudanças podem acontecer de forma muito tranquila, gradual. Você pode iniciar buscando adaptar-se a cada uma delas por semana, assim, a quinta semana você estará sentindo-se muito bem!

“Merecemos ter mais saúde e sair do turbilhão da pandemia”, conclui Elizangela Parron.

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here