Pasta de Amendoim: Uma Aliada da Dieta

pasta de amendoim

Saudável e prática, a pasta de amendoim ajuda você a emagrecer e aumentar os músculos

A pasta de amendoim é um alimento muito versátil. Pode ser utilizada em receitas doces ou salgadas, no pão, nas frutas e tem muitas outras funcionalidades. Ela emagrece, mas também ajuda quem precisa ganhar massa a subir uns quilos na balança.

A pasta de amendoim pode ser consumida inteira, mas também existe a pasta de amendoim integral que é também bem nutritiva. Este alimento tem um valor energético alto, por isso deve ser consumido pela manhã, junto do café. Entre os benefícios da pasta de amendoim está a enorme quantidade de proteínas e fibras.

Conforme for introduzida na dieta, ela pode funcionar como suplemento proteico. Ou poderá apenas fornecer energia para ajudar a queimar ainda mais calorias. Contudo, a pasta de amendoim engorda quando é ingerida em excesso.

A gordura contida no amendoim, como em outras oleaginosas para emagrecer, é boa e fundamental. Ela ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares. Nas crianças, o efeito é ainda mais benéfico, pois auxilia no desenvolvimento cognitivo.

pasta de amendoim

Pasta de amendoim e hipertrofia

Quem pratica a hipertrofia, para ganhar massa muscular rapidamente, precisa repor carboidratos diariamente. A pasta de amendoim é a melhor amiga dos atletas, seus aminoácidos e vitaminas são responsáveis pela reposição do que se perdeu durante o treino, sem aumentar a gordura corporal.

O pessoal do Crossfit é adepto do uso da pasta de amendoim por causa disso. O amendoim fornece proteínas e gorduras monoinsaturadas saudáveis. Isso garante a energia que você está procurando para treinar.

Além disso, a manteiga de amendoim tem outros nutrientes, incluindo vitamina B3, triptofano, e manganês. A vitamina B3 trabalha diretamente no sistema digestivo. Ela produz ácido clorídrico, uma substância essencial para que o estômago faça a digestão.

A vitamina também regula nossos hormônios sexuais, atuando na nossa libido. O tripofano é um aminoácido responsável por promover a produção de serotonina. Ou seja, ele age no humor, auxilia as mulheres durante a Tensão Pré-Menstrual (TPM) e evita a depressão.

E o manganês é o mineral responsável pelo nosso crescimento ósseo. Ele é bom para a tireóide porque ajuda a produzir a enzima tiroxina, importante para o funcionamento das glândulas.

Outros benefícios

Muita gente não sabe, mas o amendoim é rico em resveratrol. Essa substância é um antioxidante poderoso que reduz as chances de aparecimento de diversos tumores malignos. Alguns estudos também mostraram que o resveratrol pode reduzir o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

A pasta de amendoim reduz a fome aumentando a sensação de saciedade. Por isso é muito recomendada nas refeições pré e pós treino. Sua capacidade de repor rapidamente nutrientes importantes é muito alta.

A vitamina E presente no amendoim e em outras oleaginosas é um excelente benefício para a pele. Ela atua nos ossos e músculos, porque auxilia na absorção do cálcio e do potássio. Isso faz com que os músculos fiquem protegidos da ação de radicais livres, aumentando o ganho de massa magra.

E é cientificamente comprovado que a pasta, ou manteiga, de amendoim ajuda a controlar a quantidade de açúcar no sangue, evitando o diabetes; melhora a circulação, pois é rica em ferro; e é boa para o coração. Além disso, um estudo mostrou que o amendoim pode prevenir o declínio cerebral, retardando efeitos de doenças como o Alzheimer.

Nos idosos, o resveratrol, substância presente na oleaginosa, tem mostrado efeitos positivos sobre o hipocampo, área do cérebro fundamental para funções como a memória e a aprendizagem.

Melhor pasta de amendoim para a dieta

Conhecida como manteiga de amendoim, pode ser encontrada em diversos supermercados e lojas de produtos saudáveis. Porém o ideal é optar por uma versão orgânica e sem açúcar. Isso porque as mais populares não contém apenas amendoim. Elas são adoçadas e muitas vezes levam gorduras saturadas.

Portanto a melhor pasta de amendoim para a dieta é aquela que é 100% biológica e vegetal. Procure ler os rótulos dos alimentos e se informar antes de realizar a compra. Comprar a pasta de amendoim errada pode ser prejudicial para a sua saúde.

É importante sublinhar que o consumo diário não deve ultrapassar os 30g, independente do seu objetivo. As pastas prontas variam entre 15 e 20 reais em potes de meio quilo. Se utilizar com moderação, poderá fazer render por um mês.

Como é um alimento natural, não precisa ser refrigerado. Existem algumas opções mais económicas de pasta de amendoim como este combo de 5 pastas (cada frasco com 400gr). Mas você igualmente pode fazer a sua manteiga em casa.

Pasta de amendoim: receita rápida

Tudo o que você precisa é de 500 gramas de amendoim torrado sem sal e um processador de alimentos. Ao processar os grãos aos poucos, o amendoim virará pó e em seguida a sua gordura natural ajudará na confecção da pasta. Se quiser, pode adoçar com mel ou geleia de agave.

Dica: para não perder nutrientes ou vitaminas, pode fazer a pasta de amendoim pouco a pouco, conforme for consumir.

Receitas com pasta de amendoim

Veja algumas receitas que sugerimos para fazer em casa.

1. Brigadeiro Fit

Essa receita vai salvar seu dia de TPM. Esqueça o fogão e o leite condensado! Você vai precisar uma colher de sopa de whey protein, duas de alfarroba, três de cacau em pó, uma de pasta de amendoim integral e água para dar a liga. Basta misturar tudo numa tigela e aquecer por um minuto no microondas. Espere esfriar e enrole.

2. Picolé de paçoca sem leite

Essa é para você dividir com a família. Você vai precisar de 200 ml de leite de coco tradicional (ou 1 garrafinha); três colheres de sopa de pasta integral de amendoim; 1/3 xícara de café de calda de agave ou açúcar demerara; e duas paçocas light.

Modo de preparo: Antes de começar, congele o leite de coco por uma hora, para que sua consistência mude. Depois é só misturar tudo, menos as paçocas, e bater na batedeira até ficar uma textura bem grossa.

Aí é só picar as paçocas grosseiramente e adicioná-las na massa e distribuir em forminhas de picolé. O ideal é gelar de um dia para o outro.

pasta de amendoim

3. Banana Roll

Pasta de amendoim e banana combinam muito. Por isso você vai amar essa receita! Para duas pessoas você precisa de duas bananas prata; duas colheres de sopa de pasta de amendoim integral crocante; dois tabletes de First com whey.

Modo de preparo: Descasque as bananas e reserve. Em um prato, espalhe as colheres da pasta de amendoim.

Envolva as bananas na pasta. Em outro prato amasse os tabletes com um garfo e salpique as nanas. Deixe gelar por meia hora e depois corte em rodelas.

4. Muffin Vegano

E que tal servir uns muffins veganos na festinha dos seus filhos? Para por a mão na massa você terá que comprar: uma xícara de chá de pasta de amendoim integral e sem açúcar; duas bananas bem maduras; 1/4 xícara de chá de óleo de coco derretido; e 1/3xícara de chá de cacau em pó.

Modo de preparo: Antes de começar, preaqueça o forno a 180º e unte as forminhas com óleo de coco. Em uma tigela misture todos os ingredientes e processe com um mixer.

A massa fica bastante pegajosa, mas é assim mesmo! Depois é só encher as forminhas e levar ao forno por 15 minutos. Espere esfriar para desenformar.

pasta de amendoim

5. Milkshake de Pasta de Amendoim

O verão está aí e a vontade de beber algo doce e gelado também. Para não cair na tentação de comer um sorvete na rua, se liga nessa dica.

Bata no liquidificador: uma colher cheia de whey protein da sua preferência; 100 gramas de pasta de amendoim integral; uma xícara de chá de água; e uma xícara de chá de gelo. A receita serve duas pessoas e é super prática!

pasta de amendoim

6. Cookies Proteicos

Para levar na bolsa no dia a dia e não ter desculpa para lanchar qualquer porcaria. Basta misturar: um xícara de pasta de amendoim integral sem adição de açúcar; 1/2 xícara de açúcar de coco ou açúcar mascavo; 1/2 xícara de whey protein de chocolate; duas colheres de chá de coco ralado sem açúcar; e um ovo inteiro grande.

Antes de fazer as bolinhas para colocar no forno, preaqueça em 180º. Unte uma forma retangular com óleo de coco e achate as bolinhas em formato de biscoito.

Deixe assar por 10 a 15 minutos em fogo baixo. Dica: você pode ralar uma barra de chocolate amargo por cima enquanto as bolachas ainda estão quentinhas.

7. Fluff

O fluff consiste em um bowl. É uma boa receita para começar o dia. Você vai precisar de: uma colher de sopa cheia de caseína; uma colher de sopa de pasta integral de amendoim; um copo de leite de amêndoas ou coco; 1/4 colher de sopa de goma xantana; e uma barra proteica de pasta de amendoim.

Modo de preparo: Em uma refratária coloque a caseína, a pasta integral de amendoim, o leite vegetal e a goma de xantana. Misture tudo com um fouet ou mixer por até 10 minutos.

Corte a barra proteica em pequenos pedaços. Coloque a mistura na tigela e salpique os pedaços da barra por cima da mistura. Sirva em seguida.

8. Tapioca de pasta de amendoim

Basta fazer uma tapioca com a goma preparada pronta. Depois de dourar os dois lados, adicione no meio da tapioca, enquanto cozinha em fogo baixo, uma colher de pasta de amendoim, um fio de mel, canela à gosto e uma colher de cacau em pó sem adoçante. Dobre a tapioca e espere esfriar para comer.

 

 

 

 

Fonte: Express UK e Sábado

Crédito das Imagens: Pexels