Desde o início da pandemia, o que todos esperam é o lançamento de uma vacina contra o Coronavírus. Já são muitas pesquisas que estão em andamento, mas, você já pensou em ser voluntário nos testes da vacina? Você sabe como funciona?
A Rússia avançou com sua potencial vacina Covid-19 em alta velocidade, a Sputnik V, com vacinações públicas em massa junto com o principal teste em humanos, levantando inclusive preocupações entre alguns observadores de que estava priorizando o prestígio nacional sobre a ciência sólida e a segurança.
A princípio, alguns países como o Brasil já se mostraram interessados para receber as doses e fazer os testes. Mas, na Rússia, está aberta a candidatura de voluntariados. A seleção inclusive está a aberta a estrangeiros. Por isso, cidadãos de todas as regiões da Rússia, assim como estrangeiros, podem ser voluntários se morarem ou trabalharem na cidade. Saiba mais no SaúdeLab.
Leia também: Vacina Covid-19 no Brasil: confira detalhes da parceria com Instituto Butantan
Voluntários para testes

A Rússia está selecionando voluntários para os testes da vacina russa. A afirmação foi feita por Anastassia Rákova, subprefeita encarregada de questões sociais que disse o seguinte:
“Moscou é uma cidade onde pessoas de outras regiões e cidadãos estrangeiros estudam, trabalham e vivem. Agora, todos que quiserem podem participar dos testes da vacina contra covid-19, depois de se cadastrarem nos centros médicos de Moscou”.
Lembrando que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaley, foi registrada pela Rússia em agosto e entrou recentemente na terceira fase de testes.
Confira também: Rússia deve registrar 2ª vacina contra Covid-19 até outubro; entenda
Requisitos para ser voluntário nos testes da vacina russa
Portanto, entre os requisitos para ser voluntário estão:
- ter mais de 18 anos;
- nível de russo suficiente para preencher os formulários e interagir com os médicos;
- o voluntário não pode ter contraído o novo coronavírus anteriormente ou possuir doenças respiratórias nem ter estado em contato com pacientes de covid-19 durante as duas semanas anteriores aos testes;
- voluntários devem permanecer em Moscou para seguir acompanhando os resultados;
Ainda em agosto o Estado do Paraná havia informado que pretendia protocolar o pedido na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
E conforme o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o pedido para a execução da fase 3 dos testes no Brasil está sendo elaborado junto ao governo russo.
Já na Venezuela, a agência AFP informou que o país recebeu na sexta(2) uma remessa vinda da Rússia com um lote da vacina Sputnik V, que combate o novo coronavírus.
Leia agora: Covax: Brasil confirma aliança global para criar vacina contra a Covid-19
Gostou da matéria? Compartilha, comente e siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.