Personal trainer ensina o que fazer para evitar lesões na retomada dos exercícios – O isolamento social forçado pela pandemia do Covid19, certamente trouxe consequências importantes na parte do condicionamento físico das pessoas. É bem verdade que muitos tentam manter a boa forma através de algumas atividades físicas, mesmo durante o confinamento e com espaço pequeno para se exercitar.
Assista ao vídeo aqui!
Entretanto, vale ressaltar, que grande parte da população não sabe direito o que fazer para se exercitar com total segurança. E agora também existem eventuais riscos à saúde, ocasionados por conta de iniciativas abruptas, para se tentar recuperar o tempo perdido.
E mesmo que já esteja havendo o retorno do fluxo social em vários municípios, a pandemia ainda não foi debelada. Então saber se exercitar durante o período de isolamento e evitar lesões, ainda é uma questão importante.
Tendo isso em vista, vale acompanhar a entrevista concedida pelo Personal Trainer, Alex Meneses, que no transcorrer da matéria vai oferecer informações importantes para que os interessados na volta aos treinamentos físicos mesmo na pandemia o façam com segurança.
O efeito do sedentarismo na pandemia
Nesse período de isolamento social, o sedentarismo teve ainda mais força, e consequentemente, o ganho de quilos extras se tornaram um tormento para muita gente.
Dessa forma voltar a praticar esportes e retornar a uma vida mais saudável será uma necessidade urgente para muitas pessoas.
Leia também: Exercício Físico x Atividade Física: você sabe a diferença?
Como se exercitar durante a Pandemia e evitar lesões
O personal trainer, Alex Meneses, explica que a maioria dos seus alunos optaram por exercitar em casa do que ir na academia, mesmo após a reabertura, isso ainda para se evitar possível contaminação por Covid-19; entendendo que a pandemia ainda não passou.
Outras pessoas procuraram ajuda de preparadores físicos para praticar esportes em ambientes abertos, seja caminhada, corrida, muay thai e até treino funcional, tudo mais com viés particular, para assim, fugir da aglomeração de pessoas.
“Muitos brasileiros confinados no home office e sem fazer atividade física ficaram apreensivos. Automaticamente surgiram os problemas de dores articulares, dores nas lombares e ansiedade”, comenta Meneses.
Cuidados necessários para retornar ao esporte e evitar lesões

Nesse sentido, para o personal trainer, na pandemia, a prática de atividade física é fundamental mesmo que dentro de casa com atividades de recreação, jogos interativos com a família e até treino funcional. Ele afirma:
“Meu conselho é enxergar o que você tem em casa que possa ser aproveitado para fazer atividade. Subir e descer uma escada correndo pode exercitar a panturrilha”, recomenda.
Porém, mesmo as pessoas ficando com menor mobilidade nos últimos meses, existe outro risco iminente que vai além do coronavírus. Trata-se do risco de ter lesões no retorno da prática do treinamento de forma inadequada.
Em entrevista a Janaína Barros, apresentadora do Saúde Lab, o personal trainer deu conselhos importantes de como se pode voltar a fazer esporte sem acabar se machucando ou lesionando.