Muitos dos serviços da Previdência Social foram suspensos ou alterados em razão da pandemia de Covid-19. A Prova de Vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é um exemplo disso. Embora estivesse prevista para retornar na semana passada, sua suspensão foi novamente prorrogada.
Tanto a sua suspensão quanto a prorrogação estão relacionadas à pandemia. Notadamente pelo ao fato de que a grande maioria dos beneficiários que deve realizar a comprovação se enquadra como idosa, grupo de risco da doença.
Assim, para conferir quando será retomada a Prova de Vida e outras informações pertinentes continue lendo.
Também leia: Quem recebe pensão por morte pode acumular recebimento de aposentadoria?

Prova de Vida INSS: Quando será retomada?
A realização do requisito previdenciário foi postergada diversas vezes. Suspensa desde o mês de março, sua retomada estava prevista primeiramente para julho, mas depois a previsão foi alterada para 01º de outubro.
Contudo, diante da manutenção da pandemia de Covid-19 e da necessidade de proteger os grupos de risco da doença contagiosa, novamente se fez necessária a prorrogação da retomada dessa prova.
Dessa maneira, a Prova de Vida do INSS ficará suspensa até o final desse mês, no dia 31 de outubro. A retomada está prevista para o dia 01º de novembro. Porém, nada impede que haja uma nova prorrogação para retorno do requisito.
Mas o que é a prova de vida?
Esse é um requisito imposto pelo INSS para os beneficiários de auxílios e outras parcelas previdenciárias. Apesar de se encontrar suspenso atualmente, ele é realizado anualmente.
Aliás, ele se presta a comprovar que quem recebe os valores mensalmente é o próprio beneficiário e não terceiro, procurando evitar fraudes à Previdência Social.
A Prova de Vida INSS é realizada perante as agências bancárias nas quais o beneficiário da Previdência recebe seus benefícios. Por outro lado, atualmente se encontra em testes a versão digital do requisito, que caso alcance sucesso poderá substituir integralmente a necessidade de deslocamento do segurado e diminuir a burocracia.
Confira agora: Proposta de aumento da margem do consignado do INSS foi aprovada