Quais bancos recebem DARF – O Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) é emitido pela Receita Federal, com o intuito de efetuar cobranças de impostos administrados pelo órgão. Atualmente, ele continua em vigor para recolher tributos federais por importação de mercadorias que vêm do exterior, assim como a cobrança de um valor pendente ou multa sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
Também tem como objetivo cobrar o PIS sobre o faturamento da empresa e lucros sobre investimentos. Nesse caso, atingindo tanto pessoas físicas, como também as jurídicas.

Leia mais: O primeiro medicamento registrado para Covid na Rússia pode vir para o Brasil? Saiba mais
Mas quais bancos recebem DARF?
Todas as maiores instituições bancárias do Brasil estão autorizadas a recolher o DARF.
Além dos principais bancos do país, outras grandes instituições estaduais também possuem autorização da Receita Federal para fazer o recolhimento do pagamento do documento.
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú Unibanco;
- Bradesco
- Banco do Nordeste
- Santander
- Banrisul
- Agibank;
- Origina;
- Citibank;
- Safra;
- Banco de Brasília;
- Banco da Amazônia;
- BanPará;
- Banco do Espírito Santo;
- Banco Mercantil do Brasil;
- Sicredi;
- Banco do Estado de Sergipe; e
- Banco Cooperativo do Brasil.
A lista que mostra quais bancos oferecem pagamento através de débito automático ou parcelamento pode ser vista no site da Receita Federal, no seguinte endereço: https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/rede-arrecadadora-de-receitas-federais-bancos.
Como pagar o DARF?
É possível pagar o DARF através de boleto emitido no site da Receita Federal, mas também utilizando o serviço de autoatendimento e páginas de banco na Internet, mesmo sem o código de barras.
A emissão de DARF é feita de acordo com o que está sendo cobrado pela Receita.
- Por isso, é necessário acessar o seguinte endereço: https://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/pagamentos-e-parcelamentos/emissao-e-pagamento-de-darf-das-gps-e-dae/emissao-e-pagamento-de-darf-e-gps;
- Em seguida, o contribuinte irá clicar na opção que lhe interessa. Como por exemplo, “Dívida Ativa – Emissão de DARF” ou “Emissão de Darf para pagamento de quotas do Imposto de Renda Pessoa Física”.
Leia também: Pagar MEI atrasado gera multas; saiba como emitir boletos e evitar atrasos
DARF para empresas
O DARF também era utilizado como um documento obrigatório para o recolhimento de receitas Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – conhecido como SIMPLES.
Contudo, foi substituído a partir da instituição do Simples Nacional, que definiu o DAS como documento de arrecadação para esse nicho, sendo o Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Portanto, os impostos referentes a atividades de MEI são recolhidas com o DAS e não mais DARF.
Leia ainda: Empréstimo na maquininha: R$ 5 bilhões liberados a MEIs e microempresas