Quase 40% da população brasileira tem problemas de saúde bucal

Associação Israelita Fortunée de Picciotto, realizou mais de 2.400 restaurações até Outubro de 2022 em crianças em situação de vulnerabilidade social

O último levantamento do IBGE registra que 53% da população escova os dentes duas vezes por dia e usam o fio dental com regularidade. O restante não escova os dentes ou escova apenas uma vez, sem usar o fio dental. A falta de hábitos de higiene bucal pode desencadear uma série de doenças graves como um ataque cardíaco, por exemplo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, 36% das mortes ligadas aos problemas cardíacos têm início na saúde bucal. O cuidado com a saúde bucal é tão importante quanto os cuidados com a saúde em geral, afinal, uma coisa puxa a outra.

Saúde Bucal

Por isso, o cuidado desde a primeira infância (0 a 6 anos) é tão importante, e é com foco nesse público que a Associação Israelista Fortunée de Picciotto, uma entidade sem fins lucrativos que presta serviço de atendimento odontológico infantil para crianças em situação de vulnerabilidade social, tem aplicado seus esforços, para conscientizar famílias sobre a importância de manter hábitos saudáveis. A Dra. Nadia Salem, responsável técnica da entidade explica os impactos da falta de cuidados com os dentes.

“A falta de higiene bucal pode impactar na qualidade de vida da criança. As doenças mais comuns são a gengivite e a cárie. A cárie pode afetar o bem estar da criança devido à sensibilidade e dor que podem causar. Além disso, a falta de higiene pode causar mau hálito, atrapalhando ou interferindo no convívio social. A gengivite, causada pelo acúmulo de placa bacteriana, causa sangramento, sensibilidade, inchaço e vermelhidão na gengiva, o que também impacta na qualidade de vida da criança”, alerta a Odontopediatra.

Leia também: O fio dental se usa antes ou depois de escovar os dentes?

Dados do problema

Dados recentes da OMS revelam que 80 milhões de brasileiros sofrem com problemas de saúde bucal, ou seja, quase 40% da população brasileira tem alguma queixa relacionada com o tema. Essa porcentagem é bastante elevada, principalmente se considerar que o Brasil é o país com mais dentistas no mundo, com muita oferta e pouca demanda. Por isso, buscar atendimento odontológico desde cedo pode fazer a diferença na qualidade de vida daquela pessoa.

“A indicação é levar o bebê ainda sem dentes para avaliação odontopediátrica ou até o primeiro ano de vida. Nesta consulta, os pais ou responsáveis recebem muitas orientações importantes, sobre variados assuntos, como realizar a higiene bucal correta, técnica de escovação adequada, uso de pasta com flúor, hábitos bucais e muito mais. Essa consulta é importantíssima para direcionar os pais, para que essa criança cresça e tenha uma saúde bucal adequada, com qualidade de vida, autoestima e zero cárie”, orienta a Dra. Nadia Salem.

Entre os principais procedimentos odontológicos realizados na Associação Israelista Fortunée de Picciotto estão as restaurações, limpezas e técnicas de escovação. As restaurações, de pequenas a mais profundas, são destaque nos atendimentos, desde o início do ano já foram realizadas mais de 2.400 e mais de 3.000 limpezas profissionais.

Balanço de atendimentos 

Desde o início do projeto, em 2014, mais de 80 mil atendimentos foram realizados com crianças e adolescentes entre dois e 17 anos. Por mês, são realizados cerca de 1250 atendimentos, em média, por uma equipe de dentistas especialistas, técnicas e auxiliares. A meta para 2022 é chegar aos 15 mil atendimentos. A triagem é feita por diversas entidades sociais reconhecidas, como Gerando Falcões, Fundação Abrinq, UNIBES e outras, que selecionam as famílias que precisam do tratamento odontológico, e direcionam para a instituição.

Sr. Vivian de Picciotto, fundador da Associação Israelita Fortunée de Picciotto, explica mais sobre o trabalho que fazem e como ele impacta na vida das famílias.

“Um dos nossos princípios é sempre oferecer um atendimento com excelência, por isso nossa estrutura conta com equipamentos de ponta e produtos de primeira qualidade para nossa equipe e pacientes. Além disso, escolhemos os melhores profissionais para integrar nossa equipe e só trabalhamos com especialistas. Nosso objetivo é resolver cada problema de forma integral e realizar as orientações e o acompanhamento preventivo”, explica o Sr. Vivian de Picciotto.

Leia mais: Síndrome da boca ardente: doença intriga médicos e não tem cura

Colaboração:

Sobre a Associação Israelita Fortunée de Picciotto

A Associação Israelita Fortunée de Picciotto é uma obra social, sem fins lucrativos, de iniciativa privada, fundada em 2014 pelo Sr. Vivian de Picciotto. Ele transformou o sonho de criança, que começou nos anos 1950, no Líbano, em realidade. Inspirado pela filantropia praticada por sua mãe durante toda a vida, o empresário viu no Brasil, país que o acolheu, a oportunidade de oferecer um sorriso saudável para crianças em situação de vulnerabilidade social. Hoje já são mais de 80 mil atendimentos realizados pela instituição.

Sobre o Sr. Vivian de Picciotto

Fundador e Presidente da Associação Israelita Fortunée de Picciotto, o Sr. Vivian de Picciotto, conseguiu concretizar um sonho que começou nos anos 1950, no Líbano, quando ainda era criança. Depois de se tornar um empresário de sucesso no Brasil, usou um dos galpões da família para criar a tão sonhada obra social de atendimento odontopediátrico, em 2014. Com mais de 80 mil atendimentos nos últimos oito anos, a Associação quer ampliar a prestação de serviço para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a Dra. Nadia Salem Abdel Jabbar

Dra. Nadia Salem Abdel Jabbar é a responsável técnica, diretora e gestora da Associação Israelita Fortunée de Picciotto desde 2017. Formada pela Universidade Cidade de São Paulo em 2006,

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação