
Quem faz dieta ou tem restrições alimentares sabe o quanto é difícil encontrar ingredientes alternativos que caiam bem para uma receita sem glúten, por exemplo. Nesse sentido, a farinha de grão de bico é uma ótima opção para ser utilizada nos preparos de pratos diferentes.
Além de conter uma grande quantidade de vitaminas, bem como fibras e minerais, o grão de bico funciona também como fonte proteica, alternativa ao consumo da carne. Legal, não? Para que você pode abusar da criatividade montando cardápios diversificados, o SaúdeLab preparou algumas dicas para você fazer sua farinha em casa e não ter mais problemas com ingredientes do tipo. Veja só!
Leia mais: Alimentação intuitiva: saiba como se livrar de vez das dietas
Como fazer a farinha de grão de bico em casa

Preparar a farinha é algo simples, afinal, são necessários poucos processos, com grau de dificuldade zero. Siga o passo a passo para entender melhor o processo:
1.O grão de bico deve ficar de molho
Para fazer a farinha de grão de bico, primeiramente deixe-o dentro de uma bacia cheia d’água por aproximadamente 8 horas. Não pule essa etapa, pois o molho eliminará os antinutrientes, tal como os ácidos fíticos, prejudiciais para nosso organismo.
2.A água é escorrida e os grãos secos
Após o tempo do molho, escoe a água toda e, então, use um pano limpo para secar os grãos levemente. Dessa forma, você removerá o excesso d’água e agilizará as próximas etapas.
3.Asse a leguminosa no forno
Coloque as leguminosas em um refratário, uma vez que deve ser levado para assar em forno pré-aquecido em uma temperatura de 180° C por aproximadamente 45 minutos.
4.A farinha de grão de bico será processada ou liquidificada
Quando os grãos estiverem secos e torrados, coloque-os em um processador ou liquidificador, aos poucos, até virar uma farinha mais fina. Em seguida, basta guardar em um recipiente hermeticamente fechado e utilizar na receita sem glúten que desejar.
Confira também: Chá de hibisco: conheça os benefícios incríveis dessa bebida que te mantém hidratado neste calor
Sugestões de receita sem glúten com farinha de grão de bico

Como você aprendeu a fazer sua própria farinha, que tal preparar alguns pratos deliciosos que darão um toque especial nas suas refeições? É possível fazer tortas, quiches recheadas de palmito ou frango, mas até mesmo receitinhas alternativas deliciosas de pães, panquecas, bolinhos e broas.
A melhor coisa de usar a farinha de grão de bico é seu alto conteúdo de fósforo, cálcio, vitaminas, bem como fibras e proteínas. Ela permite que você se delicie com sua receita sem glúten, dando ainda aquela vantagem nutricional. Experimente!
Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.