Como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico – Segundo dados do Ministério da Cidadania, mais de 13,5 milhões de famílias de baixa renda participam do Bolsa Família. O programa, desse modo, facilita o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica aos serviços púbicos, como saúde e educação.
E uma das formas de acesso ao recurso, é pelo saque no caixa eletrônico. Na matéria desta quarta-feira, 23 de setembro, veja, portanto, o passo a passo para se ter acesso às mensalidades do programa utilizando esse meio.

Leia também: O Renda Brasil foi cancelado definitivamente? Entenda mais sobre o assunto
Saiba como sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico
As formas de ter acesso aos valores do Bolsa Família são bem simples, pensadas para otimizar o tempo e facilitar o saque.
Tendo isso em vista, é possível sacar o recurso no caixa eletrônico, desde que o benefício tenha sido aprovado e o saque esteja disponível para retirada.
Basta ir, portanto, até uma agência da Caixa Econômica Federal, em posse do cartão do programa e a sua respectiva senha, que é intransferível. No autoatendimento, basta seguir as instruções intuitivas do caixa.
No entanto, é preciso atentar para o NIS (Número de Identificação Social) facilmente encontrado no cartão do benefício, formado por um conjunto de 11 dígitos. O dígito final, que pode ser qualquer número entre 0 e 9 determinará as datas de pagamento.
Esses pagamentos, por sua vez, acontecem de forma escalonada, nos dez últimos dias úteis de cada mês, de acordo com o calendário regular do programa divulgado anualmente.
Portanto, sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico é uma opção que os beneficiários têm. Podendo evitar filas, aglomerações e horários com maior fluxo de pessoas. Contudo, caso o ação não seja possível, é preciso buscar orientações dos atendentes ou se dirigir à casa Lotérica mais próxima.
Como ter acesso ao valor do benefício sem o cartão
Para sacar o Bolsa Família no caixa eletrônico, necessariamente deve-se usar o cartão do programa ou o Cartão do Cidadão, mas somente se o benefício estiver disponível para o saque.
Caso alguma eventualidade aconteça e não seja possível estar com o cartão (numa situação de perda, por exemplo, ou mesmo em casos do benefício ser aprovado e o beneficiário ainda não possua o cartão), a possibilidade do caixa eletrônico, claro, deixa de ser uma opção.
Em sendo assim, é preciso que o beneficiário se dirija ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do seu município ou o mesmo lugar em que realizou o cadastro para participar do programa.
No local adequado, portanto, será fornecida uma folha que comprovará a participação do beneficiário no programa e o pagamento será feito normalmente, seja na CEF ou na Lotérica.
Veja ainda: O que é auxílio residual e a quem ele se destina? Entenda agora mesmo