Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Saiba os 10 benefícios das caminhadas para a saúde e comece hoje mesmo

Lembre quais são os benefícios da caminhada

Caminhar pelo menos 30 minutos por dia é uma verdadeira cura para a saúde. Principalmente se você não for muito treinado, é melhor preferir caminhar a correr. Caminhar não requer esforço físico excessivo e permite que você se mova constantemente, todos os dias, sem ficar muito cansado e sem ficar entediado. Então veja hoje (09/11) aqui no SaudeLab, 10 benefícios das caminhadas para a saúde.

Assim, leia mais: Rachadura Nos Pés: Confira Os Melhores Tratamentos

Saiba quais são os benefícios das caminhadas para a saúde

benefícios das caminhadas
10 benefícios das caminhadas para a saúde; entenda as vantagens Foto – Pixabay

1. Trava os genes da obesidade

Primeiramente, caminhar é uma espécie de freio aos quilos extras, no sentido de que neutraliza os efeitos das vias genéticas que promovem o ganho de peso.

Pesquisadores americanos da Universidade de Harvard examinaram 32 genes em mais de 12.000 pessoas para determinar o quanto eles contribuíram para a obesidade e encontraram uma descoberta: a ação dessas características do DNA foi reduzida pela metade nos participantes do estudo que caminharam rapidamente por cerca de uma hora por dia. Logo, os genes se expressavam menos e com seu silêncio não favoreciam o acúmulo de quilos.

2. Abaixa o apetite por doces

Duas investigações da Universidade de Exeter, na Inglaterra, haviam descoberto que uma caminhada de 15 minutos pode conter o desejo por comida reconfortante e até mesmo reduzir a quantidade de chocolate que você ingere em situações estressantes.

Ainda, as pesquisas mais recentes confirmam que dar uma caminhada rápida pode diminuir o apetite e o desejo por doces e salgadinhos.

3. Prevenção da diabetes

Caminhar todos os dias previne o diabetes. Nesse sentido, os estudos recentes confirmam que uma caminhada diária em ritmo acelerado reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, pois triplica o aumento da sensibilidade à insulina, mesmo em indivíduos geneticamente predispostos.

4. Melhorar a vida sexual

Um experimento realizado em uma amostra de mulheres entre 45 e 55 anos mostrou que a atividade física regular não só aumenta o desejo, mas também melhora a sensação de realização sexual após cada relação sexual (com grande benefício para a harmonia do casal).

5. Substituição da academia

Caminhar todos os dias faz bem para o corpo, a mente… e os bolsos! Sim, porque além de economizar o dinheiro da gasolina, uma boa caminhada ao ar livre pode facilmente substituir uma hora de exercícios na academia.

6. Reduz a necessidade de medicamentos

‘Uma caminhada por dia mantém o médico longe’. Novamente, um estudo britânico confirma que quanto mais longas e regulares as caminhadas semanais, menores são as chances de ter que recorrer a medicamentos de uso comum ou consultas médicas.

7. Contra dores nas costas

Adeus dores nas costas. Contudo, você acha que apenas longas sessões de fisioterapia ou massagens muito caras são eficazes no combate às dores nas costas e musculares?

Mesmo a fibromialgia (condição dolorosa crônica que afeta 4% da população mundial e envolve dores reumáticas nas costas, tensão muscular e até depressão) pode ser combatida com uma caminhada de 1 hora, três vezes por semana.

8. Previne o câncer de mama

Caminhar todos os dias é bom para todos, principalmente para as mulheres. Isto foi afirmado por um grupo de pesquisadores de Yale que estudou os efeitos da caminhada diária na saúde de uma amostra de mulheres afetadas pelo câncer de mama. Dessa forma, o resultado é que a atividade física aumenta em 45% as chances de sobrevivência.

9. Antiestresse

Além de econômica e saudável, a arte de ‘caminhar’ faz bem para o humor, é um antiestresse muito eficaz, restaura os valores da pressão arterial e do colesterol, harmoniza os batimentos cardíacos.

10. Mantém a mente jovem

Passear mantém o corpo e a mente jovens. Desta vez, o estudo é de alguns pesquisadores italianos que, após 4 anos de pesquisas realizadas com 749 pessoas com problemas de memória, descobriram que aqueles que faziam caminhadas regulares ao ar livre corriam um risco muito menor de desenvolver regressão na demência senil.

Por fim, leia mais: Sucos Naturais: Tudo Que Há Para Saber Sobre Eles

GENGIBRE: Conheça todos os BENEFÍCIOS e saiba como usar nas RECEITAS

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.