São Paulo quer ser exemplo na vacinação contra a raiva

Estado está há um quarto de século sem registrar casos de raiva, por isso manter a marca histórica é um orgulho para os paulistas

A raiva humana é um problema de saúde facilmente evitável, por conta da vacinação. Até por conta disso, o estado de São Paulo planeja manter os 25 anos de imunização completa contra a raiva decorrente de cães. 

Portanto, siga a leitura abaixo para saber mais sobre a raiva e também sobre as formas de vacinação disponíveis em todo o estado. 

Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022

cão com raiva
Evite a transmissão da raiva graças à vacina antirrábica – Fonte da imagem Canva Pro

Raiva

Em primeiro lugar, São Paulo (SP) possui o  Programa Estadual de Vigilância e Controle da Raiva. Nele, animais domésticos devem tomar a vacina contra antirrábica. Estamos falando, portanto, de gatos e de cães. Sim, os seus pets!

Ora, qual a importância de dar a vacina contra a raiva nos seus animais de estimação? Bem, a raiva não tem cura, levando à morte. Até por conta disso, a vacinação contra a raiva é o caminho mais fácil de evitar que isso aconteça e ela está disponível durante todo o ano nos postos de saúde da sua cidade.

Morcegos: sinal de alerta

Mas um outro alerta deve ser feito e trata-se dos cuidados com morcegos. Até por conta disso, a circulação via morcegos é ainda maior do que entre animais. Como há imunização em gatos e cachorros existe bastante cobertura vacinal que impede a transmissão da doença nos pets por eles.

Por outro lado, com morcegos, o melhor é evitar contato, sempre que possível. Vale lembrar que eles são animais silvestres, portanto, protegidos por lei. A sua presença na natureza é vital para o ecossistema, seja no controle de insetos, seja na própria polinização. E caso perceba a presença desses animais em ambientes urbanos o serviço de Zoonose deve ser acionado via prefeitura.

Assim, o caminho mais fácil de evitar problemas é fazer a vacinação antirrábica no seu animal de estimação, pois caso, por algum motivo, haja contato com morcegos, ele estará imunizado. No entanto, sempre leve o pet para um exame veterinário se isso acontecer. Proteção e manter a saúde em dia é importante para que tudo corra bem.

Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação