Saúde bucal na terceira idade: como cuidar dos dentes nessa fase?

281
saúde bucal na terceira idade
Saúde bucal na terceira idade: Como cuidar dos dentes nessa fase? (Foto: Freepik)

De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pelo IBGE, cerca de 42% da população no Brasil não cuida de sua saúde bucal na terceira idade e já perderam todos os dentes. Mas, é possível ter os dentes e a boca saudáveis após os 60 anos? Confira mais na matéria.

saúde bucal na terceira idade
Saúde bucal na terceira idade: Como cuidar dos dentes nessa fase? (Foto: Freepik)

Leia mais: Sabia que tipos de osteoporose também atinge os mais jovens? Entenda

É possível ter saúde bucal na terceira idade

Atualmente, os cuidados com a saúde bucal são considerados irrelevantes para a maioria dos idosos brasileiros, por acharem que a queda dos dentes e outras complicações bucais são consequências naturais da idade avançada. 

Porém, é possível ter uma saúde bucal na terceira idade, sem a corriqueira queda dos dentes que acontece com grande parte da população, além de outras condições como o enfraquecimento da gengiva ou a diminuição de saliva.

O que acontece na boca com o avanço da idade

Como resultado do tempo, é comum que o corpo tenha uma perda considerável de cálcio e, com isso, o enfraquecimento dos dentes. O que muitos não sabem, é que é possível tratar essa deficiência.

Além disso, outras condições que surgem com o passar dos anos são a gengivite, possíveis lesões em restaurações antigas, boca seca (xerostomia), cárie na raiz e outras.

Como manter uma saúde bucal na terceira idade

De acordo com profissionais de odontologia, é possível manter uma saúde bucal adequada mesmo na terceira idade. Abaixo, foram listadas algumas dicas de como cuidar dos dentes e da boca.

Hidratação e alimentação são importantes

Primeiramente, o principal passo para ter uma saúde bucal ideal, é beber água e ter uma alimentação saudável.  O consumo ideal de líquidos fornece ao corpo uma maior produção de saliva e hidratação, garantindo a saúde da boca e a liberação maior de cálcio.

Além disso, a alimentação promove uma maior suplementação de fibras, vitaminas e minerais que agem diretamente na deficiência desses nutrientes no corpo. Com isso, seu corpo estará recebendo suplementação constantemente. Também é importante que alimentos com excesso de açúcar sejam evitados.

Atenção no momento de escovar os dentes

É importante que, ao escovar os dentes, a atenção seja redobrada. Primeiramente, a escova de dentes precisa ser macia e a escovação precisa ser delicada e adequada, para que não ocorram lesões. 

Mas, se ao decorrer da vida, a escovação foi inadequada, é possível que o indivíduo tenha uma maior sensibilidade na gengiva. Como resultado, a atenção à saúde bucal na terceira idade se torna ainda mais necessária.

Visitas constantes ao dentista

Juntamente com uma escovação adequada e uma alimentação saudável, a visita ao profissional é sempre importante. Nela, será possível observar alterações anormais nos dentes ou na boca e o tratamento correto será prescrito pelo dentista.

Leia mais: Pesquisas alertam: qual a relação entre sedentarismo e envelhecimento? Confira

Gostou desta matéria? Acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here