Saúde da mulher: Candidíase, corrimento e infecção urinária; Veja causas e tratamentos

246
Saúde da mulher
Saúde da mulher: Candidíase, corrimento e infecção urinária; Veja causas e tratamentos

Em razão das diferenças físicas e biológicas existem alguns cuidados que se diferem quando estamos falando de saúde da mulher ou do homem. No caso das mulheres existem algumas doenças e condições que, infelizmente, podem se manifestar com maior frequência.

Dentre elas estão a Candidíase, o Corrimento e a Infecção Urinária que afetam diretamente a saúde feminina. Embora possam causar muito desconforto e dúvidas, a boa notícia é que as causas são comuns e que os tratamentos são eficazes.

Assim, continue lendo abaixo para entender o que cada uma dessas condições causa à saúde das mulheres. Também, quais são as origens, tratamentos e como evitá-las!

Também leia: Violência contra a mulher: Adolescente de 16 anos é agredida pelo esposo e situação levanta debates

saúde da mulher
Você conhece as principais reclamações relativas à saúde feminina? Veja aqui causas, tratamentos e como tratar as doenças mais comuns típicas do organismo da mulher. (Imagem: Mulheres Bem Resolvidas)

Saúde da mulher merece cuidados especiais

Seja em razão da grande quantidade de hormônios que mensalmente circulam pelo nosso corpo ou pelas condições especiais referentes aos órgãos reprodutores, existem algumas doenças que podem ser comuns quando o assunto é organismo feminino.

Elas costumam causar muito desconforto e até mesmo medo quanto à possibilidade de indicarem algo mais grave. Igualmente, essas condições ainda são acompanhadas de estigma, o que leva muitas mulheres a se calarem e até mesmo a deixarem de procurar tratamento.

Porém, esconder o problema ou evitar falar sobre ele não é a solução. É por isso que se faz necessária uma conversa franca sobre a saúde da mulher. Para tanto, que tal falarmos sobre as doenças mais comuns à saúde feminina? Continue lendo para se informar e garantir sempre as melhores condições para seu organismo!

Saúde da mulher: Candidíase, Corrimento e Infecção Urinária

Você provavelmente já encarou ou sabe quem passou por situações que se referem à Candidíase, Corrimento ou Infecção Urinária. Isso, pois, elas se desenvolvem com grande facilidade no organismo feminino.

Então, leia abaixo para conhecer as causas e tratamentos para cada uma delas e trate seu corpo como um templo, conhecendo-o e promovendo condições saudáveis para o seu bem estar!

Candidíase

A candidíase é uma das doenças mais comuns que afetam a saúde da mulher. Ela é caracterizada pela coceira e ardor na região genital e sua causa está atrelada à proliferação de fungos.

Seu surgimento, portanto, tem correlação à queda da imunidade do organismo. Também, aos tratamentos com uso de antibióticos, diabetes, relações sexuais sem uso de preservativo. Outros pontos se referem ao uso de roupas apertadas e a ficar vestindo por muito tempo roupas de banho úmidas.

A boa notícia para a saúde da mulher é que a candidíase tem tratamento. Ele geralmente ocorre com o uso de pomadas e comprimidos antifúngicos. Contudo, somente um médico pode indicar o melhor tratamento.

Para evitá-la os especialistas indicam a preferência para roupas íntimas de algodão e de cor clara, evitar-se peças de roupas apertadas e realizar a higienização correta da genitália com sabonete de pH neutro. Por fim, também não se deve deixar de usar preservativo em relações íntimas.

Corrimento

Outro dos problemas comuns que afetam a saúde da mulher são os corrimentos ou secreções vaginais. Quanto à eles, é importante dizer que podem tanto ser condições naturais dos órgãos sexuais femininos quanto indicar algum tipo de infecção ou doença.

Para tanto, é necessário consultar um médico ginecologista que será capaz de realizar análise da cor, cheiro e textura do corrimento, indicar sua causa e tratamento, bem como indicar exames complementares para confirmação do diagnóstico.

Além disso, como suas causas são variadas, sua prevenção também o é. Deve-se, por exemplo, manter a higienização íntima correta, bem como o uso de preservativos em relações sexuais; fazer consultas ginecológicas periódicas e também avaliar a saúde do parceiro.

Infecção urinária

Diferentemente das condições que afetam a saúde da mulher e que listamos acima, a infecção urinária não atinge os órgãos reprodutivos femininos, mas o sistema urinário, daí surge a famosa ITU, ou seja Infecção do Trato Urinário.

Ela é caracterizada pela necessidade constante e urgente de urinar, e micções em pequena quantidade, mesmo que a bexiga esteja vazia. Pode vir com cor avermelhada (com sangue), além de fortes dores e ardência.

Suas causas estão relacionadas ao crescimento de bactérias do próprio organismo, que normalmente proliferação por motivos como: ingestão inadequada de líquidos, uso de roupas apertadas, baixa da imunidade e aquele péssimo hábito de “segurar o xixi”, ou seja, adiar a ida ao banheiro mesmo quando se está com vontade.

Outro fator que contribui para ITU é o intestino preso. As bactérias vão se acumulando e podem migrar do intestino para o trato urinário com facilidade.

Nesse caso que afeta a saúde da mulher também será necessário consultar um médico, de preferência nefrologista, pois o tratamento é feito com o auxílio de antibióticos e exames podem ser necessários.

Confira também: Shampoo em barra caseiro com babosa é solução para higiene dos fios; saiba agora como fazer

Gostou da matéria? Deixe seu comentário.

Compartilha com seus contatos e curte nossas redes sociais.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here