Book Appointment Now
Segundo estudo, teste de saliva pode detectar o vírus Sars-CoV-2
Quem já fez o teste para saber se tem Sars-CoV-2 pode ter sofrido com aquele palitinho no fundo da garganta. Pois bem, um novo estudo indica que apenas a saliva pode ser suficiente para ter a confirmação deste grave problema de saúde. Enfim, o teste de saliva nesse modalidade pode facilitar a vida das pessoas.
Portanto, siga a leitura abaixo para verificar de que forma a nova investigação científica pode contribuir para este tópico. Afinal, a pandemia ainda não acabou e manter a proteção e a segurança é vital, não é mesmo?
Leia mais: Entenda o que é a varíola dos macacos, doença que ressurge agora em 2022
Teste de saliva
Em primeiro lugar, vale dizer que esse teste de coleta na garganta recebe o nome de swab. Assim, ele foi comparado com o teste para o vírus Sars-CoV-2 tanto de saliva quanto da bochecha.
Além disso, a ideia de realizar o teste de saliva para o Sars-CoV-2 veio da demanda pelo próprio paciente ser capaz de poder realizar o procedimento. Para o swab, por outro lado, é preciso ser um profissional, além de ter o equipamento adequado. Com a saliva, o processo é mais simples.
Por isso, os pesquisadores do Departamento de Genética da UFPR (Universidade Federal do Paraná) conseguiram trabalhar nisso. Assim, mais de 40 mil pacientes já foram testados.
De forma que o teste de saliva é indolor, sem apresentar problemas aos pacientes. Isso significa menos stress e ansiedade, além de facilitar até os exames em crianças e adolescentes. Portanto, todos saem ganhando.
Vírus Sars-CoV-2
Por fim, esta sigla parece difícil de entender. Mas não precisa ficar preocupado. Vamos explicar o que é afinal o Sars-CoV-2. Isso significa o conhecido coronavírus, ou seja, este é o nome do vírus que causa a doença que assola o mundo desde 2020.
Aproveite e leia sobre o Dia do glaucoma: solução pode ser colírio à base de Cannabis