Sono sem qualidade mal faz mal para o coração, veja 5 dicas de como dormir melhor

O sono de qualidade é essencial para a saúde física e mental, mas cerca de 40% da população dorme mal

O sono é uma função essencial humana, que permite que seu corpo e mente se recarreguem, deixando a pessoa revigorada e alerta ao acordar. Dormir bem e profundamente também ajuda o corpo a evitar doenças. Sem sono suficiente, o cérebro pode não funcionar corretamente, bem como ter suas habilidades de concentração, pensamento com clareza e processar memórias debilitado.

A maioria dos adultos requer entre sete e nove horas do sono noturno. Crianças e adolescentes precisam dormir substancialmente mais, principalmente se tiverem menos de cinco anos de idade.  Entretanto, horários de trabalho, estressores do dia-a-dia, um ambiente de quarto perturbador e condições médicas podem nos impedir de dormir o suficiente.

Contudo, uma dieta saudável e hábitos de vida positivos podem ajudar a garantir uma quantidade adequada de sono todas as noites, mas para alguns, a falta crônica de sono pode ser o primeiro sinal de um distúrbio do sono.

Coração e qualidade do sono

A qualidade do sono é tão importante que, recentemente, ele foi incluído na lista de condições que avaliam a saúde do coração e do cérebro. A Associação Americana do Coração (AHA) incluiu a diretriz médica sobre fatores de risco cardiovascular como resultado da má qualidade do sono. A cardiopatia foi, igualmente, associada a outros sete fatores: tabagismo, alimentação, atividade física, nível de colesterol, glicose no sangue, índice de massa corpórea e pressão arterial.

Por outro lado, dormir bem promove inúmeros benefícios, como a melhora da função cerebral, resultando em um dia mais produtivo, com criatividade e energia Além disso, enquanto dormimos o organismo produz hormônios que possibilitam o controle do apetite, o desenvolvimento de um sistema imunológico mais forte, a redução do estresse e a melhora do humor, bem como a renovação dos tecidos e o crescimento muscular.

Entretanto, noites mal dormidas provocam exaustão e disfunções do organismo, por exemplo, pressão alta, colesterol elevado, declínio cognitivo, aumento de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC, depressão e diabetes, entre outros fatores.

Interferências no sono

O sono de qualidade é essencial para a saúde física e mental, mas 40% da população apresenta determinada dificuldade para dormir, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, estresse, transtornos neurológicos ou hormonais prejudicam o descanso. De maneira idêntica, problemas respiratórios, hábitos que comprometem a saúde, dores crônicas, uso de medicamentos, etc.

Além disso, há a queda da produção de melatonina, conhecida como “hormônio do sono”, que regula o o ritmo circadiano do organismo.  “A queda de melatonina contribui para que as pessoas apresentem dificuldades para dormir”, explica Lucila Santinon, nutricionista da Vitafor, marca de suplementos nutricionais.

“A boa notícia é que é possível manter os níveis desejáveis de melatonina, fazendo a suplementação diária. Existem suplementos sublinguais que otimizam a absorção, induzindo o sono naturalmente”, orienta a nutricionista.

A produção natural de melatonina acontece principalmente à noite, indicando o horário de dormir. Por isso, é recomendada a higiene do sono, com a diminuição gradativa dos estímulos luminosos e sonoros, como televisão, celulares e músicas agitadas. Afinal, estímulos despertam o corpo diminuindo a produção de melatonina.

 

A nutricionista dá algumas dicas para regular o sono e dormir bem:

  1. Defina uma rotina, respeite seu horário de dormir e crie um ambiente propício, escuro, confortável e em silêncio;
  2.  Tente parar de trabalhar e usar redes sociais duas horas antes de deitar-se;
  3.  Evite café, canela e excesso de açúcar, além de cigarros e bebidas alcoólicas;
  4.  Não faça exercícios intensos muito próximo ao horário de dormir;
  5. Em casos persistentes, procure um especialista em qualidade do sono.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação