SUS oferecerá remédio à base de Cannabis e poderá beneficiar milhares de tratamentos; confira

Na última quinta-feira, 10 de setembro, o Ministro interno da Saúde anunciou que após a regulamentação dos medicamentos o SUS oferecerá remédio à base de Cannabis.

A planta que é conhecida popularmente como maconha possui elementos como o canabidiol, que estão sendo cada vez mais utilizados para tratamentos de doenças diversas. Aliás, desde 2015 o Brasil permite importações de medicamento que tenham em sua composição substância da Cannabis.

Essa declaração do Ministro interino da Saúde é muito importante, pois traz possibilidades de tratamentos diversos que podem mudar a vida de muitas pessoas. Continue lendo para ver mais informações sobre a legalização dos compostos da planta em medicamentos no Brasil.

Também leia: SUS e pandemia: Ex-Ministro da Saúde Mandetta participará de live no próximo dia 17/09; Confira

SUS oferecerá remédio à base de cannabis
Pazuello, Ministro interino da Saúde, declara que o Ministério da Saúde é favorável aos medicamentos à base de cannabis caso demonstrem eficácia. (Imagem: Go Outside)

SUS oferecerá remédio à base de Cannabis após regulamentação: O que isso significa?

Pazuello discursou nesta semana em um evento realizado para a prevenção do suicídio em razão do “Setembro Amarelo”. Em sua fala o ministro declarou que diversos medicamentos estão sendo estudados e em processo de regulamentação.

Dessa maneira, após o término desse processo, poderão levar o SUS a oferecer remédios feitos à base das propriedades da Cannabis.

Ainda segundo o Ministro interino da Saúde todos os medicamentos que apresentarem bons resultados serão fornecidos pelo Sistema Único de Saúde. Pazuello também ressaltou que o processo não foi iniciado recentemente e que o Ministério não se opõe à utilização desses medicamentos caso a efetividade seja comprovada.

Desse modo isso pode apontar para um avanço da saúde pública, pois, se a regulamentação for concluída de forma positiva o SUS oferecerá remédio à base de Cannabis.

Para quais tratamentos o canabidiol é geralmente utilizado?

Canabidiol é uma das substâncias importantes que são contidas na planta. Ela corresponde a cerca de 40% do extrato retirado e atua no sistema nervoso, podendo proteger neurônios.

Além disso, essa substância se mostra efetiva no tratamento de doenças mentais, epilepsia, estresse, depressão e ansiedade. Outras qualidades do canabidiol estão no combate à dor e melhora do sono.

Portanto, muitas doenças poderão ser tratadas quando o SUS ofertar remédio à base de Cannabis. Atualmente epilepsia, esclerose múltipla, mal de Alzheimer e mal de Parkinson são algumas das doenças que fazem uso deste tipo de tratamento.

Por fim, cabe ressaltar que os remédios à base de Cannabis não possuem THC, que por sua vez, é a substância alucinógena contida na planta.

Confira agora: Fisioterapia fora do rol da ANS não necessita ser custeada por plano de saúde, decide STJ

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação