SUS oferta 29 Práticas Integrativas e complementares: yoga e acupuntura estão na lista

Conheça as abordagens de tratamento oferecidas de graça pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) é ofertado à população brasileira e tem portas abertas para quem precisar de atendimentos em saúde. Ele avança e agora integra 29 modalidades de Práticas Integrativas e Complementares visando cuidar da pessoa de forma holística, ou seja, considerando o que está além da doença. Entenda aqui no SaúdeLAB como funcionam algumas delas, para que servem e como ter acesso ao serviço público.

29 Práticas Integrativas e Complementares à sua disposição

Até pouco tempo, as doenças eram tratadas de forma desvinculada das terapias alternativas, ou melhor, das Práticas Integrativas e Complementares. Na Medicina Tradicional, o médico tem como protocolo avaliar o paciente e suas queixas, indicar medicações, exames e assim, repetia o ciclo sempre que necessário.

Felizmente, a ciência tem avançado e validado o que desde tempos remotos culturas milenares diversas aplicam na prevenção e cura de doenças. As situações que antes eram focadas apenas na doença ganharam outra abordagem, a das Práticas Integrativas e Complementares, chamadas também de PICs, sua sigla.

Nesse sentido, a Política Nacional de Práticas Integrativas (PNPIC) no SUS recomenda 29 modalidades para cuidar da saúde e bem-estar da população. Todas estão em processo de implementação, embora várias já disponíveis na rede de Atenção em Saúde.

Mas será que são mesmo confiáveis? Como funcionam?

As terapias são indicadas de acordo com a necessidade do paciente e disponibilidade dos profissionais na área de abrangência do SUS.

Vale ressaltar que as estatísticas do Ministério da Saúde, no período de 2019 a abril de 2022, mais de 7 milhões de procedimentos foram registrados utilizando as PICS. Esse projeto já abrange muitos municípios e unidades de atenção básica.

acupuntura
Aliás, dentre as Práticas Integrativas e Complementares está a acupuntura. Fonte: Canva PRO

Veja a lista de algumas já implantadas:

Yoga

A técnica de yoga é ofertada na rede SUS e ela propõe trabalhar a respiração e fortalecer o equilíbrio da mente e do corpo usando a meditação.

Aromaterapia

Utiliza óleos essenciais feitos à base de vegetais e plantas medicinais para equilíbrio do corpo e mente.

Arteterapia

Trabalhos realizados individualmente ou em grupo. A terapia visa analisar o consciente e inconsciente fazendo conexão da pessoa com o mundo real. Os meios para isso são a pintura, desenhos, bordados, danças musicalidade etc.

Ayuveda

Técnicas trazidas pelos indianos que ofertam na massagem, nutrição, aromas dentre outras opções, possibilidades de reequilíbrio da homeostase do corpo, mente e alma. Prevenção, cura e sobretudo, o diagnóstico são pontos fortes dessas Práticas Integrativas e Complementares.

Biodança

A biodança atua dentro das Práticas Integrativas e Completares como um elo de integração através da dança e cantorias. As atividades buscam fazer a integração em atividades grupais para reestruturar o físico e emocional.

Análise bioenergética

A fala é um dos pilares dentro das Práticas Integrativas e Complementares da Análise bioenergética. Em conjunto, a respiração e a educação postural se unem a fim de reduzir estresse e tensões com exercícios específicos.

Constelação familiar

Esse é um método que trabalha a raiz dos problemas vivenciados na família. Nele se busca externar os problemas familiares e dinâmicas que geraram traumas na pessoa. A partir das descobertas nas relações o terapeuta aponta condições favoráveis para cura e crescimento dos envolvidos na teria.

Cromoterapia

A cromoterapia está incluída nas Práticas Integrativas e Complementares e usa as cores (laranja, vermelho, verde, azul, amarelo anil e violeta). Seu objetivo é ajustar o equilíbrio energético no corpo humano.

Acupuntura

Ter a acupuntura é apenas um braço dentro da Medicina Tradicional Chinesa. Os tratamentos alcançados com ela alcançam muto sucesso na cura e prevenção de doenças. Além da acupuntura, aplica-se ventosaterapia, moxabustão, uso de plantas medicinais e práticas corporais, como o Lian Gong.

Como ter acesso as Práticas Integrativas e Complementares

Procure o serviço de saúde público da sua cidade, mas precisamente, nas Unidades de Atenção Básica (UBS) do seu bairro. Após avalição clínica pelo Médico ou Enfermeiro, qualquer pessoa que ´precisa desse atendimento pode pleitear as terapias adequadas à sua necessidade.

Leia mais: A meditação é uma ferramenta incrível no combate ao estresse

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação