Tem como investir 100 reais na Bolsa e ter retorno? Entenda

É possível investir em ações com pouco dinheiro e ver sua rentabilidade a longo prazo

303
Como investir 100 reais na bolsa; saiba mais Foto - Pixabay

Tem como investir 100 reais na bolsa? – Quem não está imerso no mundo dos investimentos, pensa que é preciso ter muito dinheiro para começar a investir. A verdade é que não é bem assim. Embora tendo pouco dinheiro, é totalmente possível investir em ações e ver sua rentabilidade a longo prazo.

Qualquer pessoa que deseje, pode começar a investir. Não existe nenhum impeditivo para tal. E a dica dos investidores é a seguinte: melhor começar pequeno e ter um valor aplicado, do que não começar e não ter nada. Portanto, entenda um pouco mais sobre o assunto investimentos aqui no SaúdeLab.

Leia também: Que horas cai dinheiro no Caixa Tem? Saiba aqui em detalhes

Investir 100 reais na bolsa é possível?

investir na bolsa
Como investir 100 reais na bolsa; saiba mais Foto- Pixabay

Para investir na bolsa de valores do Brasil, um dos primeiros passos é estudar os principais aspectos, como seus pontos fortes e fracos como investidor (veja mais abaixo a lista de perfis) para, assim, decidir pelo lançamento de um investimento.

Ou seja, hoje já existem diversos materiais disponíveis na internet, que ensinam bem quem quer começar a investir. O primeiro passo, portanto, é escolher uma corretora (XP Investimentos, Modal Mais, Clear entre outras) para transferir o valor que está disposto a liberar.

Posteriormente, é preciso escolher as empresas em que deseja fazer a aplicação. Para isso, especialistas recomendam estudar cada uma delas.

Quanto à pergunta do título, é sim possível começar com 100 reais investindo na Bolsa. Mas especialistas recomendam juntar um valor a mais para, então, começar o investimento; pois é importante lembrar que existem taxas que costumam ser cobradas pelas corretoras de investimento.

Quais os tipos de investidores?

Os investidores podem ser classificados em um dos cinco tipos de perfis. Compare cada um e descubra qual deles é mais próximo ao seu:

  • Conservadores: Tendem a colocar a segurança dos investimentos em primeiro lugar e preferem investir no longo prazo; aplicam em instrumentos e ativos que proporcionem uma rentabilidade estável, porém menor.
  • Moderado: Procuram garantir o seu investimento, aplicando os seus recursos em instrumentos e ativos que proporcionem um retorno estável. Além de investir um valor menor em instrumentos que proporcionam maior rentabilidade.
  • Equilibrado:  São investidores com um perfil de risco equilibrado, baseado em um equilíbrio entre cautela e risco, como o investimento em instrumentos de dívida e instrumentos de capitalização.
  • Crescimento:  São o tipo de investidor cujo perfil de risco se reflete na busca de crescimento ou rentabilidade, embora com certa cautela; investem em instrumentos de dívida e instrumentos de capitalização.
  • Agressivo: É o tipo de investidor mais arrojado do mercado e, ao mesmo tempo, busca compensar o alto nível de risco com maiores níveis de rentabilidade no longo prazo.

Confira também: Dinheiro retido no Mercado Pago? Veja como resolver esse problema

Dicas para investir na bolsa com pouco dinheiro

investir na bolsa
Como investir 100 reais na bolsa; saiba mais Foto – Pixabay

Por isso, para investir com cautela em ações e com pouco dinheiro, confira algumas dicas práticas:

  • Determine quais são as melhores corretoras e entre elas escolha aquele com a menor comissão. Isso vai economizar algum dinheiro;
  • Não invista em ações só porque têm baixo custo; avalie se realmente é uma empresa que vai reportar rentabilidade no médio ou longo prazo;
  • Se você quiser começar a investir no mercado de ações, economize uma quantia para usar com essa finalidade. Caso comece a economizar cerca de 10% do seu salário especificamente com o objetivo de investir, em um ano pode ter um bom capital inicial. Nesse momento, aprenda o máximo que puder sobre o mercado de ações e os mercados financeiros, para que você use muito bem o seu dinheiro ao terminar as economias e começar a investir. Lembre-se de que começar neste mundo não é apenas um investimento de dinheiro, mas também de tempo para aprender.

Conforme especialistas afirmam, é necessário poupar e conseguir o máximo de rendimento com suas aplicações de maneira inteligente.

Leia agora: Bom score de crédito no SPC/Serasa e juros do empréstimo seguem altos? Entenda

Portanto, é importante diversificar as aplicações. Lembrando que todo investimento tem seus custos e riscos.

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, InstagramTwitter Pinterest.

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here