Você não leu errado. Nos Alpes da Áustria e no Tirol do Sul da Itália, a tradição afirma que não há nada mais terapêutico do que um banho de feno. De fato, fazendeiros garantem que há 300 anos, famílias inteiras curam suas dores e o estresse desta maneira: deitando na grama.
Com efeito, turistas do mundo todo pagam até € 30, aproximadamente R$ 180, por um banho de feno de 20 minutos.

O feno
Não é uma grama qualquer, ela é cultivada nas montanhas, cuidada de tal forma que a poda aconteça na hora certa, misturando folhas, caules e flores silvestres. O corte é feito no início do verão, no período da floração.
Todo o processo é misterioso e secreto, o transporte é feito de acordo com a tradição de muitas gerações. Logo depois armazenado com cuidado para preservar o seu aroma, em celeiros de madeira centenários.
Spa locais e hotéis destacam que o feno é rico em óleos essenciais e ao mesmo tempo, 50 tipos de ervas medicinais. Entre elas, lavanda, manto de senhora, tomilho, genciana e arnica. Todos muito usados na medicina e homeopatia.
Aliás, profissionais de saúde e terapeutas indicam o banho de feno como preventivo a dores e afirmam que melhora a circulação, aumenta o bem-estar geral, estimula o metabolismo e revitaliza, desintoxica e purifica.
O banho de feno
No Wellnesshotel Schönruh, hotel 4 estrelas, o banho de feno é oferecido como essencial para melhorar a circulação, purificar e relaxar os músculos. A duração do banho é de 40 minutos. No Hotel Diana, a duração é de 20 minutos, indicado para dor ciática, reumatismo, artrose, distúrbios do sono e digestivos, exaustão mental e física.
Para melhores resultados, recomenda-se uma semana de tratamentos diários.
Para o banho, os hóspedes se despem e são embrulhados em diversas camadas de grama pré-fervida da montanha. O ambiente silencioso e perfumado convida para uma experiência meditativa e relaxante. Com o calor, os poros se abrem e o efeito acontece.
Tudo é feito em equilíbrio com a natureza, informam. Depois do banho, o feno se transforma em adubo. A grama plantada será colhida repetidamente para a próxima geração.

A história
Segundo o folclore local, o banho de feno começou acidentalmente há 300 anos, quando os fazendeiros locais passaram uma noite em Seiser Alm, o maior prado alpino de alta altitude da Europa.
Logo que o sol nasceu, e acordaram no meio do pasto, perceberam que suas dores e dores desapareceram. Para eles, a grama parecia um abraço e assim o costume de banhos de feno começou.
Desta forma, o tratamento acabou se tornando uma tradição. Ademais, só de conhecer este lugar, já deve fazer muito bem à saúde.
Se quiser mais matérias como essa, só acessar nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.