Toxoplasmose na gravidez: quais os riscos e como prevenir

A toxoplasmose na gravidez pode trazer graves consequências ao feto

179
toxoplasmose na gravidez
Toxoplasmose na gravidez: quais os riscos e como prevenir (foto: Pixabay)

A toxoplasmose na gravidez é um assunto que gera apreensão tanto para a futura mamãe quanto aos profissionais da saúde. Isso ocorre devido aos riscos que a doença traz ao feto. O risco de contaminação é alto, pois a doença está amplamente distribuído na natureza

Desta forma, logo que descoberta uma gravidez, dentre os primeiros exames a serem realizados está justamente o da detecção da toxoplasmose. Por isso, um acompanhamento pré-natal bem feito é fundamental para que o bebê nasça saudável.

toxoplasmose na gravidez
Toxoplasmose na gravidez: quais os riscos e como prevenir (foto: Pixabay)

Frequentemente, a toxoplasmose é uma doença que preocupa pessoas que estão passando pelo período gestacional. Mas, o que é e quais são os perigos da toxoplasmose na gravidez?

Leia mais: Refluxo na gravidez é perigoso? Como tratar?

Toxoplasmose: o que é

De acordo com profissionais de saúde, a toxoplasmose é uma doença infecciosa que é causada pelo toxoplasma gondii, um protozoário que pode ser encontrado nas fezes de animais como gato, porco e vacas ou bois.

Além disso, a toxoplasmose pode ser causada pelo consumo de carnes cruas ou frutas e legumes que não foram bem lavados. Nesse sentido, há diversas causas que precisam ser analisadas em um caso positivo da doença.

Toxoplasmose na gravidez, quais os riscos

 Em suma, pacientes que estão passando pelo período gestacional e que são casos positivos para a doença, podem correr mais riscos do que pessoas não gestantes. Assim como em todos os casos, a toxoplasmose tem cura, porém, pode causar consequências graves.

Nesse sentido, os riscos para pacientes gestantes que testam positivo para a doença refletem diretamente no bebê.

Por exemplo, problemas como microcefalia, macrocefalia, surdez, alterações motoras e retardo mental já foram relatados em casos da doença na mãe.

Sintomas e tratamento da toxoplasmose na gravidez

À primeira vista, a toxoplasmose na gravidez tem os sintomas idênticos aos de uma gripe comum. Além disso, também existem casos de pacientes assintomáticos.

Assim como dores musculares, podem ser notadas dores de cabeça, febre e, em casos mais graves, confusão mental e até convulsões. Porém, os sintomas mais graves estão ligados a pacientes com a imunidade muito baixa.

O tratamento da toxoplasmose na gravidez é feito através de antibióticos que agem diretamente no crescimento do toxoplasma gondii, interrompendo-o. 

Além disso, é importante que haja o monitoramento constante durante o pré-natal, para que seja observado se o útero foi ou não contaminado pela doença. 

Como evitar a doença durante a gestação

Anteriormente citado, o toxoplasma gondii é encontrado nas fezes de alguns animais, na carne crua e nos legumes e frutas mal lavados. Portanto, para evitar a doença, deve-se evitar situações que envolvam esses casos.

Deve-se lavar de forma adequada todos os alimentos naturais antes de consumi-los. Além disso, é importante que gestantes evitem todo e qualquer consumo de carnes cruas. 

Embora qualquer carne crua seja um risco, essa medida deve ser tomada principalmente para carnes terrestres. Ou seja, o consumo de peixe não apresenta riscos para a toxoplasmose na gravidez.

Em contrapartida, ter um gato como animal de estimação não apresenta riscos à saúde de uma gestante. Infelizmente, casos de abandono desses animais após a confirmação da gravidez são comuns.

Nesse sentido, basta evitar contato direto com as fezes do animal, mantendo seu ambiente higienizado com frequência.

Leia mais: Cólica na gravidez é perigosa? Quais são as causas? Entenda

Gostou desta matéria? Acompanhe nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.

Referência: Toxoplasmose na Gravidez: revisão bibliográfica

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here