Tratamento de diabetes no SUS: novas terapias devem ser anunciadas em breve

A medida deve beneficiar milhares de portadores de diabetes

202
tratamento de diabetes no SUS
Tratamento de diabetes no SUS deve receber mais terapias (Imagem: Guia da Farmácia)

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC), órgão responsável pela avaliação de novos medicamentos na saúde pública, anunciou que está em estudo a complementação do tratamento de diabetes no SUS.

Para tanto, o órgão anunciou que são estudadas novas terapias. Dessa maneira, os brasileiros que sofrem com essa doença teriam novas alternativas de tratamento. Assim, seria possível auxiliar cada vez mais pacientes afetados pela diabetes.

Portanto, continue lendo abaixo para conferir mais sobre as novas terapias que poderão ser implementadas pelo Sistema Único de Saúde em relação ao diabetes.

tratamento de diabetes no SUS
O diabetes é uma doença silenciosa que atualmente atinge cerca de 13 milhões de brasileiros e que deve ganhar novos tratamentos. (Imagem: Clínica & SPA Vida Natural)

Também leia: OMS alerta para ‘fadiga da pandemia’: como combater? Entenda agora

Tratamento de diabetes no SUS poderá ser reforçado com adição de novos tratamentos

O CONITEC é o órgão brasileiro responsável por avaliar a possibilidade de incorporar novos medicamentos e tratamentos no sistema público de saúde. As decisões são tomadas, então, em reuniões da comissão que o compõe e que se reúne periodicamente.

Dessa maneira, ele constantemente está realizando pesquisas sobre novas terapias. Ao mesmo tempo, realiza algumas pesquisas públicas direcionadas à população. Seu objetivo, portanto, é aumentar a efetividade do SUS para as doenças que afetam os brasileiros.

Diante disso o órgão recentemente anunciou que estão em curso estudos para melhorar o tratamento de diabetes no SUS. Assim, seriam disponibilizados novos medicamentos e terapias. Isso é importante, principalmente pelo fato de que pacientes reagem diferentemente à doença e aos tratamentos.

Dessa maneira, a escolha do tratamento ganharia novas opções e poderia ser mais acertada de acordo com as características do próprio paciente.

Diabetes no Brasil

O diabetes é uma doença que já é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como epidêmica. Só no Brasil, aliás, existem pelo menos 13 milhões de pessoas diagnosticadas com a enfermidade, o que corresponde a 6,9% da população brasileira.

Dessa maneira, a incorporação de novo tratamento para diabetes no SUS pode auxiliar milhões de pessoas. Atualmente 7,2 milhões de brasileiros recebem medicação diretamente do sistema público de saúde e poderão ter novas alternativas terapêuticas.

O diabetes do tipo 2 é o que mais apresenta crescimento mundial. Afinal, ele é relacionado ao envelhecimento populacional e aos maus hábitos alimentares sedentarismo. Contudo, a doença possui tratamento e quanto antes for o diagnóstico menores as chances de sequelas e consequências graves.

Dessa maneira, não deixe de realizar os exames periódicos que podem salvar vidas junto ao tratamento de diabetes no SUS.

Confira agora: Câncer de pele e dermatologia: dificuldade no diagnóstico está relacionada com o preconceito de que a especialidade é só para estética

Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here