Trump promete tratamento grátis pra Covid-19 aos americanos; entenda

135
Trump promete tratamento grátis pra Covid a todos os americanos; entenda / Foto: DW
Trump promete tratamento grátis pra Covid a todos os americanos; entenda / Foto: DW / Foto: DW

O presidente norte-americano Donald Trump prometeu distribuir tratamento contra o novo Coronavírus de graça, para todos os cidadãos americanos. A princípio, o custo efetivo varia entre U$D 15 mil e U$D 20 mil.

Segundo vídeo, gravado por Trump, na Casa Branca, ele quer distribuir gratuitamente o coquetel que tomou, enquanto estava internado por Covid-19. Mas, de maneira acessível, já que nem todos nos EUA conseguem ter condições parar pagar por medicamentos de alto custo, planos de saúde, etc.

Todavia, Trump que tem 74 anos de idade e foi diagnosticado com o vírus na semana passada, chegou a ficar internado e já recebeu alta na última segunda (05.10). Ele se mostra otimista com relação ao mix de remédios, que inclusive chamou de “cura”.

Leia também: Teste rápido mais barato da COVID-19 tem patente apresentada pela UFMG

Kit antiviral / Foto: IstoÉ
Kit antiviral / Foto: IstoÉ

“Foi inacreditável, me senti tão bem três dias atrás como me sinto agora. Eu chamo isso de cura. Se você estiver no hospital, e não estiver se sentindo bem, vamos trabalhar para que você receba [o medicamento], e receba de graça”, afirmou Trump em um post do Twitter.

O Coquetel que Trump tomou

Por outro lado, durante sua internação, Trump fez uso de medicamentos como Remdesivir, Dexametasona, Zinco, Vitamina D, Famotidina, Melatonina e Aspirina. Além do coquetel antiviral chamado REGN-Cov2, produzido pela farmacêutica Regeneron.

No entanto, este pacote continha os chamados anticorpos monoclonais, que são cópias sintéticas de anticorpos humanos que agem contra o vírus. Eles estão sendo estudados para tratar pessoas em estágio inicial da Covid-19.

Além disso, o medicamento ainda está sendo usado de forma experimental, mas já é considerado o tratamento mais promissor para a doença, já que antivirais tradicionais obtiveram pouca ou nenhuma adesão junto aos pacientes.

Apesar disso, o presidente disse também que tudo estava pronto para ser dada uma autorização de emergência ao uso do medicamento, embora os técnicos da agência reguladora nacional (Food and Drug Administration – FDA) devam tomar decisões independentes sobre as aprovações de medicamentos.

Leia também: Diretor-geral da OMS diz que “ainda há esperança” de uma vacina contra o Coronavírus

Em outras palavras, a empresa disse que, a princípio, o acesso ao tratamento seria extremamente limitado, com apenas doses suficientes para 50 mil pacientes – bem inferior às ‘centenas de milhares’ prometidos pelo presidente, que segue pleiteando a reeleição.

Medicamentos / Foto: Pixabay
Trump promete tratamento grátis pra Covid-19 aos americanos; entenda / Foto: Pixabay

A tal “cura”

Desse modo, logo que Trump anunciou o medicamento como uma ‘cura’ para o vírus e prometeu distribuí-lo gratuitamente, as ações da farmacêutica deram um salto. O que gerou suposições acerca de uma possível parceria entre o presidente e o CEO da empresa.

Há rumores que afirmam que os dois se conhecem, do clube de golfe de Trump, do qual ambos eram membros. Além da empresa ter financiado movimentos do atual chefe de governo, com US$ 450 milhões, para serem utilizados no desenvolvimento de possível vacina.

Fonte: ICTQ e CNN

Gostou desta matéria? Deixa seus comentários e compartilha com seus contatos.

Acompanhe as nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Pinterest.

   
Deixe seu comentário

Grupos do SaúdeLab

SaúdeLab no WHATSAPP
SaúdeLab no TELEGRAM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here