Book Appointment Now
Urgente! Máscara facial em Belo Horizonte é obrigatória a partir de hoje (18/11)
A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte anunciou medidas urgentes diante da alta de COVID-19 na cidade. O alerta geral para toda a população foi anunciado no fim da quinta-feira (17). Agora está oficializado o retorno da máscara facial em Belo Horizonte até 2 de dezembro. Entenda, aqui no SaúdeLAB, a gravidade e como serão aplicadas as novas orientações da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte).
Máscara facial volta a ser obrigatória em Belo Horizonte
Com o aumento dos casos de COVID-19, agora com mais tipos de vírus circulando pela Tripledemia, o uso da máscara facial e outras medidas de controle serão exigidas em vários lugares da capital mineira.
Cláudia Navarro, atual Secretária de Saúde em Minas Gerais, falou claramente sobre a situação. Confira como foi anunciado o uso de máscara facial em Belo Horizonte:
“Nas últimas três semanas, a Secretaria Municipal de Saúde observou um aumento de 3% para 15% da positividade dos testes para detecção de Covid-19 realizados nas unidades próprias do município. Nesse período, não tivemos, no entanto, aumento do número de óbitos ou de internações em UTIs causados pela doença. Para que Belo Horizonte não volte a registrar esse quadro, estamos anunciando a volta do uso obrigatório das máscaras”.
Locais obrigatórios
Essas medidas serão implementadas em vários lugares. Logo, ambientes fechados, transporte público (ônibus, metro, e em carros de aplicativos), bem como em todos os serviços de saúde. Várias escolas já estão adotando as orientações.
Ademais, grupos de riscos dos quais idosos, imunossuprimidos e gestantes, por exemplo, devem seguir à risca o uso da máscara e todos as medidas de precaução contra COVID-19.
Outro alerta é que as testagens devem ser feitas quando uma pessoa apresentar sintomas (febre, tosse, dores de garganta, secreções nasais). Não obstante, a vacinação está disponível na Unidades Básicas de Saúde para aqueles que precisarem colocar seu calendário vacinal.
Três vírus ameaçam a saúde tanto no Brasil quanto em vários outros países, sendo eles: O Sars-Cov-2, o da Influenza e VRS (Vírus sincicial respiratório).
Leia mais: Máscara facial volta a ser obrigatória com aumento de COVID-19; confira data e locais