Varíola de macaco chega ao Rio Grande do Sul e preocupa autoridades

A secretaria estadual de saúde (SES) do Rio Grande do Sul confirmou em 13 de junho, o primeiro caso de varíola de macaco no estado. Entenda mais sobre este problema de saúde mundial que começa a ter os primeiros casos aqui em território brasileiro.  

Portanto, continue lendo abaixo para saber mais sobre o caso gaúcho, bem como sobre a varíola de macaco. 

varíola de macaco
Esta doença já tem começado a se disseminar pelo Brasil – Fonte da imagem: Canva Pro

O caso gaúcho

Em primeiro lugar, estamos falando de um homem de cerca de 50 anos, que viajou a Portugal no mês passado. Além disso, ele estava sob observação desde o fim de maio, mais precisamente, o dia 27. Assim, o paciente continua isolado em casa, tendo acompanhamento e monitoramento de saúde constantes da SES. 

De acordo com o Ministério da Saúde, já são 3 casos confirmados. Além do paciente no Rio Grande do Sul, mais 2 em São Paulo. Segundo as secretarias de saúde dos respectivos estados, tudo está sendo feito para rastrear contatos, de modo a conter a transmissão.

A varíola de macaco

Por fim, devemos esclarecer o que é a varíola de macaco. Esta doença é semelhante à varíola humana, no entanto não possui a mesma letalidade, isto é, mata menos, bem como tem menor transmissão. 

Isso significa que o seu efeito nos humanos é menos devastador. Contudo, da mesma forma, embora os macacos sejam hospedeiros do vírus, a varíola de macaco pode ocasionar problemas que precisam ser monitorados pela equipe de saúde.

Caso tenha suspeita, procure logo o departamento médico da sua cidade e informe as suas últimas movimentações. Vale lembrar que a varíola de macaco teve os primeiros relatos de contaminação na Europa e também nos Estados Unidos da América. 

Além disso, as autoridades reforçam que não se pode descuidar também com o coronavírus e para evitar agravos ainda maiores do contágio dessa doença,  começa a vacinação contra covid no RS entre 50 e 59 anos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação