Venvanse: consumo do remédio entre jovens saudáveis preocupa médicos

Venvanse, uma anfetamina indicada para quem tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), e transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP),  estão sumindo das farmácias. O consumo do remédio entre jovens saudáveis, sem qualquer tipo de prescrição, está aumentando exponencialmente.

Estudantes e profissionais recém formados tomam Venvanse para aumentar a capacidade de concentração e aumentar a produtividade. A preocupação dos médicos, entretanto, é com os inúmeros efeitos colaterais. “Estamos falando de um estimulador de noradrenalina, como a cocaína”, explica a médica de neurologia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cristiana Góes. “Porém, as pessoas estão tomando o medicamento para ter energia, ficar acordado a noite estudando”, lamenta a neurologista.

Os efeitos colaterais de Vervanse

Os efeitos colaterais leves de Vervanse que foram relatados incluem ansiedade, dor de barriga, constipação, tontura, boca seca, sentir-se tenso, nervoso ou incapaz de relaxar, dor de cabeça. Além disso, queixas de insônia, dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo, agitação, bem como colapso emocional, incapacidade de controlar emoções, irritabilidade. Finalmente, a perda ou diminuição do apetite, náusea, diarreia e vômito também são comuns.

Um paciente com tendência a esquizofrenia ou transtorno bipolar, por exemplo, pode ter um surto maníaco e psicótico, segundo a médica. “O uso prolongado de Vervanse pode levar à depressão, pois você está estimulando um neurotransmissor a te dar energia, e quando há essa interrupção abrupta dá um reboot”, alerta Góes.

Dentre os efeitos menos comuns, estão os problemas cardíacos, pressão alta, aumento da frequência cardíaca, ataque cardíaco, derrame, morte súbita cardíaca. Assim como desordem mental , períodos de extrema excitação e energia ou psicose, que pode levar a pensamentos ou comportamentos suicidas.

O uso de Venvanse em TDAH ou distúrbios alimentares

O Vervanse é um psicoestimulante. Quando usado no tratamento do TDAH, aumenta a capacidade de concentração, de sustentar o esforço mental, bloquear as distrações, reduzir a agitação mental e a hiperatividade, tanto física quanto mental.

Além de ser uma droga mais potente que a Ritalina e o Concerta, por exemplo, o Venvanse também é vendido em doses mais elevadas. Portanto, é importante reiterar que todo tipo de anfetamina pode causar alterações psiquiátricas, comportamentais e de personalidade, induzindo uma crise psicótica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação