Chá de Tília combate a ansiedade e mais; conheça benefícios e saiba preparar

Fique por dentro das principais propriedades do chá de tília e da tintura de tília

A princípio, como existem diversos tipos de chás, é importante saber as propriedades de cada um para poder aproveitá-los com segurança. O chá de tília, por exemplo, pode ser extremamente benéfico para a saúde, mas existem casos em que ele não deve ser utilizado.

Portanto, se você saber mais sobre o chá de tília, venha com o SaúdeLAB e conheça seus benefícios, malefícios, preparo e utilidades da tintura.

De maneira geral, o chá de tília é feito a partir das folhas de tília, nome dado a diferentes espécies de árvores. O chá por si só é muito proveitoso para a saúde do organismo.

Entretanto, as propriedades da planta também podem ser aproveitadas através da tintura de tília. Esta por sua vez pode ser comprada lojas especializadas em medicamentos naturais, e também precisa ser consumida com muito cuidado.

Principais benefícios do chá de tília

Melhora a imunidade: alguns compostos bioativos presentes no chá exercem ação anti-inflamatória e antioxidante. Com isso, as células que compõem o sistema imunológico são fortalecidas, aumentando a defesa do organismo contra bactérias, vírus e fungos.

Reduz febres: a quercetina e canferol, presentes no chá, são compostos que favorecem a produção de suor. A partir desse efeito, é possível combater a febre causada por gripes, resfriados e outros.

Alivia a ansiedade e estresse: essa é uma das principais propriedades do chá de tília. Também através da quecetina, e juntamente com kaempferol, a bebida consegue exercer um ótimo efeito calmante, que promove o relaxamento do sistema nervoso.

Combate a retenção líquida: por promover a produção de urina, é possível usar o chá para reduzir a retenção de líquidos no organismo, o que contribui para a perda de peso e melhoria na saúde renal.

Regula a pressão arterial e a glicose: por incrível que pareça, tanto hipertensos quanto diabéticos podem se beneficiar desse chá. Isso se dá pelo fato de que ele melhora a circulação sanguínea, reduzindo a pressão arterial, e possui compostos que regulam a glicose no sangue.

Leia também: Cuidados Essenciais com Chás Medicinais: da compra até o consumo

O chá pode apresentar algum tipo de malefício?

De antemão, são poucos os casos em que o chá de tília pode representar um problema real para a saúde. Por exemplo, seu consumo é contraindicado para mulheres grávidas e crianças com menos de 4 anos, visto que não se há uma garantia de segurança para essas pessoas.

Ademais, a bebida também pode intoxicar o músculo do coração, fazendo com que ela precise ser evitada por pessoas com algum problema cardíaco. Dadas as exceções, o chá pode ser consumido com moderação por qualquer pessoas não alérgica.

Como preparar o chá de tília corretamente?

O preparo do chá de tília não se difere muito de outros tipos de chás. Basta  acrescentar um pouco da erva em água fervente, deixar reagindo com o fogo apagado por 15 minutos, coar a mistura e bebê-la.

A única atenção que você deve ter no preparo é a proporção de água e tília. No caso, para cada 200ml de água, utilize 1/2 colher de chá de tília, ou 1g para cada 150ml de água quando o chá for para crianças.

E para que serve a tintura de tília?

Por fim, tendo em mente as propriedades e o modo de preparo do chá de tília, resta apenas conhecer a tintura de tília. Em termos gerais, essa tintura é considerada um medicamento natural, constituído basicamente por um extrato líquido da tília.

Ela é empregada principalmente para casos de ansiedade, dores de cabeça, tensões e cansaços. Entretanto, ela possui as mesmas contraindicações do chá, e não deve ser consumida sem orientação médica.

Leia mais: Chá de caroço de abacate: para que ele serve? Saiba como fazer corretamente

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação