O que é melasma? Quais as causas comuns? Entenda

O que é melasma? Refere-se a todas as manchas marrons que se desenvolvem principalmente em mulheres grávidas. Estão sujeitos ao efeito de vários fatores, em particular hormonais. Essas manchas marrons, ou manchas hiperpigmentadas, afetam principalmente o rosto e dão um aspecto desagradável à pele. O melasma pode desaparecer após o parto, mas às vezes tende a persistir e, assim, altera a autoimagem. Melasma é muito comum. No entanto, isso não é uma fatalidade. Existem soluções, tanto para prevenir o aparecimento do melasma como para promover o seu desaparecimento.

O que é o melasma?

Melasma em sentido amplo refere-se a toda hiperpigmentação devido ao sol e/ou hormônios. Afeta principalmente as mulheres, de forma geral as grávidas, o que explica por que o melasma é frequentemente chamado de “máscara da gravidez”. O melasma é marcado pelo aparecimento de hiperpigmentação, ou manchas acastanhadas, principalmente durante a gravidez.

O melasma é uma condição cutânea benigna e não contagiosa, mas que pode ter um impacto significativo na moral da futura mãe. De fato, as manchas marrons afetam principalmente o rosto e, portanto, são difíceis de esconder. O melasma pode aparecer a qualquer momento durante a gravidez, mas geralmente se desenvolve no início do 2º trimestre.

Em caso de mancha isolada e suspeita, consulte rapidamente para eliminar qualquer risco de câncer de pele e, principalmente, de melanoma.

Veja também: Acne ou rosácea? Saiba qual é o adversário oculto da defesa brasileira na Copa do Mundo

Quais são os sintomas do melasma?

O que é melasma
O que é melasma – Imagem: Canva Pro

 

O problema resulta no aparecimento de manchas marrons na face. Em particular, diz respeito à testa, às bochechas e ao nariz, o que dá a impressão de ser uma máscara. Também pode ser acompanhada de manchas marrons na parte inferior do rosto, por exemplo, ao redor da boca, queixo ou pescoço.

Ao mesmo tempo, a hiperpigmentação às vezes ocorre no resto do corpo, em particular na barriga da gestante: essa linha mais escura é chamada de “linea nigra”. Sua evolução é variável de acordo com as mulheres. Em geral, não desaparece completamente após o parto e, portanto, representa um problema estético.

O que causa o melasma?

É uma condição multifatorial da pele, como a maioria das outras formas de hiperpigmentação. A melanina é o pigmento biológico responsável pela coloração da pele, olhos e cabelos. Sua produção é influenciada por muitos fatores internos e externos. As principais causas do melasma são:

  • hormônios sexuais femininos e, em particular, o estrogênio, o que explica sua forte presença em mulheres grávidas. As mulheres em tratamento hormonal, e em particular na pílula anticoncepcional , também estão em risco;
  • exposição solar: o sol estimula a produção de melanina e é assim que se bronzeia. Durante as manchas, é um pouco como se o bronzeado não fosse uniforme,
  • o que causa não queimaduras solares , mas manchas marrons;
  • a pele fosca ou escura corre mais risco.

O estilo de vida também influencia no aparecimento de manchas escuras. Durante e fora da gravidez, limite a exposição ao tabaco e à poluição, adote um estilo de vida saudável.

Veja também: Melasma: entenda as causas e saiba como tratar as manchas no verão

O gengibre ganhou fama de superalimento nos últimos tempos, mas isso não foi à toa! Afinal, vários estudos já mostram seus benefícios para a saúde. Então, neste vídeo, você vai conhecer 6 benefícios incríveis do gengibre e também como usar na culinária.

Compartilhe seu amor
Elizandra Civalsci Costa
Elizandra Civalsci Costa

Farmacêutica (CRF MT n° 3490) pela Universidade Estadual de Londrina e Especialista em Farmácia Hospitalar e Oncologia pelo Hospital Erasto Gaertner. - Curitiba PR. Possui curso em Revisão de Conteúdo para Web pela Rock Content University e Fact Checker pela poynter.org. Contato (65) 99813-4203

Artigos: 997