Por que ficamos com os cabelos brancos? Saiba os fatores que influenciam

Certas pessoas costumam a apresentar fios brancos muito mais cedo ou mais tarde do que outras. Entenda!

A princípio, na medida em que vamos envelhecendo, é normal que os fios dos nossos cabelos comecem a ficar brancos. Eventualmente eles surgem, podendo variar na quantidade de fios brancos e a clareza deles. Contudo, não é todo mundo que sabe o porquê de isso ocorrer. Portanto, venha com o SaúdeLab, entenda por que ficamos com os cabelos brancos, e o que influencia nisso.

Por que ficamos com os cabelos brancos?

A cor esbranquiçada e a quantidade dos fios brancos é algo que pode ser diferente de uma pessoa para outra. Entretanto, o que também pode variar é o momento em que eles começam a aparecer. Certas pessoas costumam a apresentar fios brancos muito mais cedo ou mais tarde do que outras. Esse fenômeno possui suas influências, sendo importante conhecê-las para tentar impedir que avance.

Primeiramente, antes de falar sobre o que influência no aparecimento dos cabelos brancos, é necessário compreender por que esse fenômeno ocorre de fato.

Radicais livres

No caso, o fator biológico que leva ao surgimento dos fios brancos está ligado com a produção de energia no nosso organismo. Durante essa produção, são gerados radicais livres, que são tóxicos para nosso corpo. Portanto, eles precisam ser eliminados de alguma forma.

A eficiência dessa eliminação decai com o tempo, de forma que quando estamos mais velhos, eles começam a se depositar. Com isso, a melanina responsável pela pigmentação do nosso cabelo, sofrem um processo de oxidação. Consequentemente, a coloração dos fios se altera, ficando mais claros.

Genética interfere nos cabelos brancos

Contudo, existe também influência da genética hereditária. A história se repete nas gerações e precisa ser investigada em cada pessoa que tem os fios brancos ainda jovens, por exemplo.

Melanócitos em baixa

Por último, os melanócitos que são as células que pigmentam os fios no bulbo capilar, podem perder a condição de produzir melanina. Esse evento pode ter início em torno dos 30 anos.

Leia mais: 5 benefícios do alecrim para o cabelo e como usar

Por que ficamos com os cabelos brancos
Por que ficamos com os cabelos brancos? Foto: Canva PRO

Tabagismo e estresse favorecem o surgimento de cabelos brancos

Por outro lado, a alimentação, tabagismo e estresse também podem levar ao aparecimento dos cabelos brancos. Isso ocorre, pois, esses fatores possuem influência direta na nossa nutrição, produção de hormônios e outros elementos, e saúde no geral.

Doenças autoimunes

As doenças autoimunes também são causas de cabelos brancos. Nesse caso, o excesso de cortisol causa inflamações no corpo e atingem também o couro cabeludo.

Branqueamento dos fios em crianças

Ao contrário do que muitos pensam, os cabelos brancos não são uma característica exclusiva de pessoas mais velhas. Adultos jovens e adolescentes também podem ser afetados por esse fenômeno, por consequência de fatores diversos. Afinal, o fio branco não é só uma consequência da perda da melanina, mas também de sua estrutura, aspecto e saúde como um todo.

De antemão, a genética exerce uma grande influência nesse fenômeno, de forma que as pessoas com predisposição precisam ser mais atentas e cuidadosas que o normal.

Como combater o aparecimento dos fios brancos?

Tendo em mente que o estresse, alimentação e tabagismo podem levar ao branqueamento dos fios, o primeiro passo é manter uma dieta balanceada, aprender a manejar e reduzir o estresse diário, e parar com o hábito de fumar.

Por outro lado, evite corrigir o problema com tinturas comuns, visto que os produtos químicos que são utilizados nesse processo podem, na verdade, agravar o branqueamento e saúde dos fios com o tempo.

Sob o mesmo ponto de vista da alimentação, existem alguns nutrientes que precisam ser garantidos para o organismo. Estes são as vitaminas B12 e o ácido fólico, que podem ser consumidos através de alimentos ou suplementação com acompanhamento médico.

Ademais, alinhado à alimentação, é preciso manter uma boa circulação sanguínea no couro cabeludo. Para isso, faça massagens, escove os cabelos diariamente e use produtos naturais.

Leia mais: Cabelos quebradiços? 05 hábitos diários que destroem os fios para ficar alerta

RECEITAS CASEIRAS e BARATAS para HIDRATAR o seu CABELO

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação