Usar protetor solar vencido faz mal para a pele? Entenda as consequências

O protetor solar exerce uma função importante na pele, mas e se ele estiver vencido?

A grande maioria das pessoas não dá a devida importância para o protetor solar. Com isso, elas acabam usando ele de forma errada, ou nem chegam a de fato usar. Inclusive o desuso as vezes é tão grande que as pessoas acabam usando o protetor solar já vencido. Para esses casos, o SaúdeLab vai ensinar se usar protetor solar vencido faz mal para a pele, e quais as consequências.

De maneira geral, a data de validade de qualquer produto é importante para determinar por quanto tempo ele consegue manter a sua integridade. No caso dos alimentos, quando eles passam de sua validade e nós consumimos, corremos o risco de contaminação ou de mal estar. O mesmo pode ser aplicado aos produtos de beleza, que podem comprometer com a nossa saúde quando vencidos.

A importância do protetor solar para a pele

Um dos motivos pelos quais as pessoas não ligam muito para o uso do protetor solar é que elas subestimam os danos que os raios solares podem causar na nossa pele. Eles podem acelerar o envelhecimento dela, e causar queimaduras e doenças, como o câncer de pele. Mas com o uso do protetor solar, é possível aproveitar apenas os benefícios da luz solar, que é a produção de vitamina D e bronzeamento, para quem deseja.

Sob o mesmo ponto de vista, o protetor solar também é subestimado porque muitos acreditam que ele serve apenas para proteger a pele do Sol. Na realidade, além da proteção se estender para outros agentes, como poluentes e elementos oxidativos, o produto também serve para combater o envelhecimento, manter a pele hidratada, e prevenir outros problemas e doenças de pele.

Leia mais: Como escolher o protetor solar ideal? Entenda as siglas e proteja sua pele

Usar o protetor solar vencido faz mal? 

Conforme fora dito, a validade de um produto serve para medir por quanto tempo a integridade pode ser mantida. No caso do protetor solar, depois que ele passa de sua validade, algumas de suas substâncias começam a oxidar. Com isso, ao entrar em contato com a pele, ele pode levar à irritações e alergias, o que é especialmente problemático para quem já sofre de algum problema de pele. Portanto o protetor solar vencido faz mal nesses casos.

Outro problema do protetor solar vencido é que, com a perda de suas propriedades, ele se torna um produto perfeito para promover a reprodução de microrganismos, os quais por sua vez podem causar doenças de pele. Ademais, essa perda também resulta em uma menor eficácia do seu efeito de proteção contra os raios solares. Sendo assim, o protetor solar vencido faz mal também para quem tem pele saudável.

Portanto, não se deve usar protetor solar vencido, pois ele pode fazer muito mal para sua pele.

Principais cuidados com o uso do protetor solar

Sabendo que o protetor solar vencido faz mal, fica claro que é necessário usar ele dentro da validade. Mas esse está longe de ser o único cuidado que ele necessita durante o uso. Por exemplo, diferente do que a maioria das pessoas fazem, ele precisa ser usado diariamente. Durante ou verão ou quando vamos em lugares ensolarados, o uso precisa ser reforçado. Também é necessário se atentar ao tipo de protetor solar, visto que alguns podem ser mais ou menos apropriados para o seu tipo de pele. Portanto, procure por orientações de um dermatologista.

Leia mais: Tipos de micose no pé: conheça as principais infecções fúngicas e como tratá-las

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informação