Ajudar ao próximo reduz o estresse? Pesquisa aponta os benefícios da caridade

A pandemia que atingiu o mundo desde 2020 trouxe muitos prejuízos para a saúde mental das pessoas. De fato, os índices de homens e mulheres com transtornos de ansiedade, depressão e estresse aumentaram muito nos últimos 2 anos. Todavia, conforme o SaúdeLab irá mostrar hoje, existe uma forma humanitária que ajuda a lidar com esses problemas: a caridade.

Nesse sentido, alguns estudos científicos apontam para a forma como alguns transtornos psicológicos tendem a diminuir quando ajudamos o próximo. Assim, veja agora os efeitos positivos que o ato de fazer caridade pode proporcionar à sua saúde física e mental.

Ajudar o próximo é ajudar a si: entenda os benefícios que a caridade proporciona à saúde

O ato de ajudar o próximo já é, por si só, algo que não necessita de recompensa. Na verdade, o ideal seria que todos pudessem ajudar aqueles que necessitam sem esperar algo em troca. Mesmo assim, estender a mão ao outro automaticamente também pode nos beneficiar. Para além da evolução humanística, existem ganhos importantes para a saúde.

É o que mostram pesquisas importantes das Universidades de Londres e de Michigan. Nesse sentido, o estudo do laboratório inglês analisou a vida de pessoas com mais de 55 anos que exerciam algum tipo de caridade.

Ao final da pesquisa, provou-se que estas obtinham 44% de probabilidade de viverem mais do que aquelas que não faziam o mesmo, independente de fatores como idade, condição física, saúde geral e hábitos negativos, como fumar.

Já a universidade norte-americana encontrou números semelhantes em idosos que ajudavam outras pessoas, amigos, parentes ou vizinhos, em comparação com aquelas que não ajudavam. Dessa forma, entenda agora como o processo de fazer caridade atua beneficiando a nossa saúde.

caridade
Veja como fazer caridade pode ajudar a sua saúde. Fonte: Canva.

Os benefícios da caridade para a saúde

Em primeiro lugar, o ato de ajudar pessoas ou animais ativa uma região em nosso cérebro responsável pelo prazer. Esse é o motivo principal da alegria que geralmente se sente quando você passa por uma experiência de voluntariado, por exemplo.

Além disso, a conexão com outros gera confiança e entusiasmo, o que, por sua vez, faz com que nosso corpo libere substâncias a partir de nosso cérebro, como a serotonina, hormônio responsável pelo humor, e dopamina e a ocitocina, as quais geram bem-estar e senso de recompensa.

Assim, a longo prazo, fazer caridade acaba se tornando um ótimo caminho para aliviar os sintomas de doenças como transtorno de ansiedade, depressão, estresse, entre outras.

Algumas maneiras de ajudar o próximo

Para finalizar, sugerimos algumas formas pelas quais você pode ajudar o próximo. A primeira é por fazer doações a instituições de caridade. Além disso, você também pode se tornar um doador de sangue ou fazer parte de projetos de voluntariado na sua cidade. Desse modo, uma dica é atuar como ajudante voluntário em casas de idosos, Ong’s locais ou abrigos de animais abandonados.

Você também pode contribuir doando roupas, objetos e alimentos ou mesmo fazendo o chamado aniversário solidário. Assim, ao invés de pedir presentes para você, peça auxílio financeiro ou doações de alimentos para instituições de caridade. Ademais, outra ação que pode fazer a diferença é visitar lares que precisam de apoio.

Compartilhe seu amor
Mayan Rodrigues Melo Braga
Mayan Rodrigues Melo Braga

Carioca da gema. Historiadora, professora, redatora e revisora de conteúdo. Amante da natureza e do mundo da beleza e auto-cuidado. Dúvidas, sugestões de pauta, críticas ou elogios podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]

Artigos: 60